“[…] assine agora o Estratégia Concursos e você conseguirá a sua aprovação no Exame de Suficiência sem maiores dificuldades.”
Confira nossa entrevista com Aércio Joaquim de Aragão Júnior – Aprovado no exame CFC 2023.1:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Aércio Joaquim de Aragão Júnior: Eu me chamo Aércio Júnior, tenho 34 anos, natural de Graccho Cardoso/SE e estou no último ano da graduação em Ciências Contábeis.
Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Aércio: Durante o período entre o edital e a prova, eu não estudei especificamente para o exame de suficiência, pois eu trabalho e as horas disponíveis que tinha para estudar eu estava me preparando para concursos da área fiscal. Sendo assim, aproveitei as disciplinas comuns e fui fazer a prova.
Já havia tentado outras vezes?
Aércio: Não. Esta foi a primeira vez que fiz o exame.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Aércio: Ao ver meu nome na lista dos aprovados fiquei muito feliz, pois mais uma meta havia sido alcançada, assim, além da sensação de dever cumprido veio aquele sentimento de otimismo e fé de que é possível, com esforço e dedicação, conquistar meus objetivos.
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Aércio: Nos últimos meses tenho focado bastante nos estudos e me isolei um pouco do convívio social. Saio apenas aos sábados ou domingos com a família e/ou amigos e mesmo assim, nesses dias, se sobrar um tempinho procuro revisar alguma aula.
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Aércio: Estudo aproximadamente há 1 ano e meio para área fiscal, 2 a 3 horas por dia.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Aércio: Na minha preparação utilizei cursos em PDF e videoaulas. Os PDFs foram a principal base para minha preparação, pois o material do Estratégia é excelente e consegue transmitir de formar clara e objetiva o conteúdo, porém alguns assuntos mais difíceis tive que recorrer a videoaulas. No entanto, estudando por estas eu demorava muito para avançar no assunto, dessa forma, só as assisto quando tenho dúvida que não consigo solucionar de outra forma, do contrário, gosto mais do pdf, pois avanço mais rápido pela matéria.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aércio: Conheci o Estratégia através de uma correção de um simulado no youtube no período em que eu estava estudando para o INSS (estou aprovado no cadastro reserva da gerência executiva de Aracaju – Se) e como gostei da explicação dos professores e do simulado disponibilizado gratuitamente resolvi comprar o curso.
Você estudou todas as matérias?
Aércio: Não. Porque eu tinha pouco tempo disponível, então eu fiz uma análise da prova, da quantidade de questões e da quantidade de pontos necessário para a aprovação. Dessa análise, eu decidi que não estudaria três disciplinas: perícia contábil, contabilidade aplicada ao setor público e controladoria.
Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Aércio: Iniciei fazendo o meu próprio plano de estudos, mas depois comecei seguir as Trilhas Estratégicas. Em média, tenho estudado umas 15 matérias por ciclo de estudo. Não costumo fazer resumo, embora eu tenha feito alguns, foco mais na leitura e na resolução de questões por meio da qual faço revisão.
Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Aércio: Conforme comentado no item anterior, eu segui a Trilha da área fiscal… e fui feliz.
Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Aércio: Tenho dificuldade em alguns assuntos de Contabilidade Geral e Avançada, a exemplos, da demonstração de fluxo de caixa (DFC) e operações com participações societárias. Ainda estou superando esse empecilho através de resolução de questões.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Aércio: Na reta final a gente precisa dar o restante do gás e ir com tudo para a prova. O que fiz de diferente foi aumentar a carga horária de estudo nesse período, estudando de 3h a 4h diárias.
Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Aércio: O tempo disponível para realizar a prova foi suficiente, pois apesar de não ter levado calculadora, quando terminei ainda faltava em torno de uns 45 min.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Aércio: Acredito que para esse certame não cometi erros que me chamaram atenção, mas com relação a acertos, sem dúvidas, foi ter resolvido duas provas de edições anteriores.
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Aércio: O maior erro que eu vejo e que eu também cometi por anos estudando para outros exames, é não contratar a assinatura de um cursinho que tenha um bom material e bons professores.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Aércio: O mais difícil é ter que se isolar do convívio social e familiar. Por outro lado, tenho como motivação o desejo de conseguir um emprego melhor que me proporcione uma estabilidade, atualmente sou empregado dos Correios regido pela CLT, e um melhor salário.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aércio: O conselho que eu daria seria o seguinte: assine agora o Estratégia Concursos e você conseguirá a sua aprovação no Exame de Suficiência sem maiores dificuldades.