“Se você tem o sonho de ser aprovado no Exame de Suficiência, acredite que você é capaz de conquistá-lo. Esteja cercado de pessoas que acreditam e torcem por você. Isso faz toda a diferença […]”
Confira nossa entrevista com Leiza Duarte Kovarik, aprovada no exame CFC para o ano de 2023.2:
Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Leiza Duarte Kovarik: Meu nome é Leiza Kovarik, sou natural de Petrópolis, cidade do interior do Rio de Janeiro e tenho 40 anos. Conclui minha faculdade no final de 2022.
Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Leiza: Trabalhava e estudava. Sou servidora municipal da Controladoria Geral do Município do Rio. Sempre que chegava do trabalho dedicava algumas horas ao estudo, mas sem me esquecer da atividade física, importante e indispensável na minha preparação.
Já havia tentado outras vezes?
Leiza: Sim. Tentei no Exame 2022.1. Não consegui passar por pouco. Porém, não desanimei. Sabia que se eu me dedicasse aos estudos conseguiria a aprovação.
Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Leiza: Foi uma felicidade muito grande e uma sensação incrível de dever cumprido. Poder concluir um ciclo e abrir novas oportunidades profissionais foi uma injeção de ânimo para minha vida.
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Leiza: Não acredito em radicalismo. Acredito que podemos conciliar de forma consciente as atividades da nossa vida. Como eu precisava conciliar trabalho e estudo, quando sentava para estudar, me dedicava exclusivamente aquele momento para minha preparação. Esquecia as redes sociais e as mensagens no Whatsapp.
Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Leiza: Comecei a estudar para o Exame no início de 2022. Fiz a prova 2022.1 e depois não tentei de novo os dois exames seguintes. Não me sentia confiante por não ter me dedicado tanto aos estudos durante este ano. Já em 2023 voltei a estudar em maio e só parei no dia da prova.
Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Leiza: Usei o material do Estratégia CFC. Algumas disciplinas eu sempre me identifiquei mais com as vídeo-aulas, como Contabilidade Geral e Pronunciamentos Contábeis; e nas demais disciplinas preferia a leitura do pdf. As aulas no Youtube (reta final, revisão de véspera) – valeram demais a pena, pois os professores sempre acertam várias questões que vão cair na prova.
Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leiza: Minha história de amor com o Estratégia vem de longa data. Quando comecei a estudar para concurso, no final de 2012, utilizei o material do curso até a minha aprovação, no final de 2015. O material diferenciado e os professores foram decisivos para me tornar mais competitiva e alcançar meu sonho. Depois de alguns anos de concursada, em 2020, passei a integrar a equipe das Trilhas Estratégicas. Tenho um imenso orgulho de fazer parte da equipe que mais aprova no Brasil.
Você estudou todas as matérias?
Leiza: Sim. Pelo menos uma “passada” pelo material em todas as disciplinas. Porém, na reta final me dediquei mais àquelas que tinham o maior percentual de questões na prova.
Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Como montou seu plano de estudos?
Leiza: Sempre estudei várias matérias ao mesmo tempo. Montei um ciclo de estudos que equilibrava as disciplinas com a minha carga horária disponível e a importância de cada uma delas na prova. Não sou adepta aos resumos. Fazia marcações no material dos pontos que eu sentia dificuldades ou daqueles que eu julgava importantes e depois eu relia essas marcações na revisão. As revisões eu fazia sempre no dia seguinte ao que estudei e antes de começar um novo conteúdo. Já nas duas semanas anteriores à prova, eu resolvi muitas questões específicas da Banca utilizando o Estratégia Sistema de Questões.
Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Leiza: Estudava Contabilidade Geral todos os dias. As demais disciplinas eu acrescentava no meu ciclo conforme o número de questões na prova. Por exemplo: se eu tivesse 3 horas disponíveis de segunda a sábado, pelos menos 1 hora de cada dia eu me dedicava à Contabilidade Geral.
Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leiza: Sim. Sentia muitas dificuldades em Contabilidade Geral. Muita gente acredita que ao sentir dificuldades, o melhor é não estudar aquela disciplina. Mas na verdade, esse pensamento não faz o menor sentido. Cada dia que eu estudava e aprendia um pouco mais, eu queria estudar e sentir minha evolução após responder as questões.
A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Leiza: Na semana anterior eu me desafiei a não chegar tão estressada e nervosa na prova. Mesmo gostando de estudar até o último minuto, desta vez optei por descansar na sexta-feira e não peguei no material. Guardei meu “fôlego” e meu “gás” para a revisão de véspera no sábado e para a prova no domingo. Deu certo!
Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Leiza: As questões da prova e as alternativas do Exame são sempre muito extensas. Para conseguir responder todas as questões com calma, segui os conselhos dos professores: resolver as questões mais fáceis antes e deixava as questões mais complexas para o final. Dessa forma, consegui equilibrar o tempo e sobraram alguns minutinhos para tentar responder as mais difíceis e conquistar pontos importantes.
Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Leiza: Meu erros: sentir dificuldades em um conteúdo e deixar para depois para não “perder tempo”; algumas vezes demorar tempo demais na teoria por medo de errar as questões.
Meus acertos: acreditar que só nós somos responsáveis por alcançar nossos sonhos e um deles era ver meu nome na lista dos aprovados no Exame; acreditar sempre que é possível; não desistir mesmo com as dificuldades que enfrentamos no caminho; e lembrar os motivos pelos quais eu precisava dessa aprovação.
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Leiza: Acredito que o maior erro é não estudar com antecedência suficiente para estudar a teoria, revisar e resolver questões específicas da banca. Cumprir esse ciclo é muito importante e fundamental para quem quer ser aprovado.
O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Leiza: O mais difícil inicialmente foi conciliar trabalho e estudo. Eu só resolvi esse problema quando montei meu ciclo de estudos estabelecendo carga horária para cada disciplina e o conteúdo que eu deveria estudar a cada dia. Depois que você ajusta essas questões, se programa e se organiza tudo passa a fluir de forma mais fácil e seu estudo passa a ser eficiente. Comemorar cada meta cumprida é fundamental para a jornada ficar mais leve.
Minha principal motivação é saber que a contabilidade é um mundo de possibilidades e que essa formação abriria portas para novos desafios.
Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leiza: Se você tem o sonho de ser aprovado no Exame de Suficiência, acredite que você é capaz de conquistá-lo. Esteja cercado de pessoas que acreditam e torcem por você. Isso faz toda a diferença! Estude, se dedique e saiba que todo sacrifício, todo esforço, toda a luta fará sentido quando você vir o seu nome na lista dos aprovados. E você com certeza você pensará: eu faria tudo de novo!