“O Estratégia Concursos é completo, ele atende todo público, você consegue estudar da melhor forma.”
Confira nossa entrevista com Erizonete Souza Rocha, aprovada no exame CFC para o ano de 2023.1:
Estratégia: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Erizonete Souza Rocha: Meu nome é Erizonete Souza Rocha, finalizei o sétimo semestre em contabilidade em Junho de 2023, ainda sou acadêmica. Tenho 33 anos e sou de Campo Grande – MS.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Erizonete: Durante a preparação para o estudo eu trabalhava o dia todo e conciliava o estudo para o CFC junto com a faculdade. Me dedicava um pouco mais nas minhas férias do trabalho.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Erizonete: Não, foi a primeira vez que fiz a prova de suficiência.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Erizonete: Um alívio, uma conquista, é possível, papável. Mais um passo concluído.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Erizonete: Minha vida social não é muita, mas não deixei de participar das comemorações importantes. Focava no máximo no tempo que tinha disponível, que sempre era no turno da noite, que dividia com a faculdade, e nos finais de semana durante o dia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Erizonete: Estudei por um ano. Comecei a me dedicar no quinto semestre de faculdade.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram às principais vantagens e desvantagens de cada um?
Erizonete: Usei o material do Estratégia CFC, os PDF e as videosaulas, por que não tinha estudado tudo ainda na faculdade. Usei os áudios para ouvir no carro.
As principais vantagens é que um material complementa o outro. Me ajudou até na faculdade.
Usei as orientação do Estratégia, em começar pelas matérias de maior peso. Na reta final (no ultimo mês), peguei férias do trabalho, fiz um intensivão que me ajudou muito, tendo em vista que não tinha conseguido estudar todo o material devido o pouco tempo disponível para o estudo que tinha.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Erizonete: Indicação
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Erizonete: Não deu tempo.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Erizonete: Eu estudei uma matéria por vez, porém, fazia as revisões da matéria inteira após ter finalizado a cada 15 dias. Usei os resumos do Estratégia impresso e complementava com o PDF completo e os vídeos junto com os áudios. Eu começava lendo o PDF completo, assistia os vídeos e fazia as anotações na impressão do PDF resumo do Estratégia. Depois realizava as questões e refazia as que eu errava, tirando duvidadas na questões comentadas, e refazia todas novamente a cada 15 dias também.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Erizonete: Estudava uma matéria por vez, quando finalizava, eu revisava a cada 15 dias. Na reta final foquei nas matérias principais.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Erizonete: Como não tinha visto tudo na faculdade, os assuntos que achava mais difícil. Eu assistia os vídeos mais de uma vez, e fazia mais exercícios.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Erizonete: Eu dei o meu máximo, estudei todo tempo que eu tinha, fazia muito exercícios. Como não tinha estudado todas as matérias, foquei no que já havia estudado que era a média de 50 por cento do curso, as matérias principais.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Erizonete: Um tempo viável, o que achei ruim foi ter chegado uma hora antes, essa hora demorou muito passar, acho que colaborou para aumentar o cansaço.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Erizonete: Erros: a falta de atenção, errei coisas básicas por interpretação.
Acerto: ter feito muitos exercícios.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Erizonete: Achar que é fácil, não praticar exercícios.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Erizonete: Mais difícil é ter motivação, por causa do cansaço no final do dia. A mente e o corpo já estão esgotados, fica difícil manter a atenção, diminuindo o tempo mais ainda, por que muitas vezes têm que assistir à aula mais de uma vez, e com pouco tempo de estudo. A principal motivação era tirar o CRC antes de terminar a faculdade, para economizar tempo, tendo em vista que quero fazer concurso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Erizonete: É possível, mesmo com pouco tempo, começar com as matérias principais, e sempre fazer revisão com muitos exercícios. O Estratégia Concursos é completo, ele atende todo público, você consegue estudar da melhor forma.