Aprovado em 1° lugar no concurso Polícia Científica PR para o cargo de Perito Oficial Criminal - Área 2 - Ponta Grossa
Policial (Peritos, Papiloscopistas)“[…] Mesmo com pouco tempo, se as horas dedicadas ao estudo forem bem aproveitadas a evolução é gigante. […]”
Confira nossa entrevista com Willian Ricardo Cosmo, aprovado em 1° lugar no concurso Polícia Científica PR para o cargo de Perito Oficial Criminal – Área 2 – Ponta Grossa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Willian Ricardo Cosmo: – Médico, especialista em Medicina do Trabalho;
– 33 anos;
– Cidade Natal: Prudentópolis, PR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Willian: A carreira pretendida: Perito Criminal/Médico Legista; tem como via de acesso exclusiva por concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Willian: Eu trabalho 12 horas por dia. Consegui conciliar a rotina com os estudos em alguns intervalos curtos do dia, mas, principalmente, no período da noite, estudando em média 5 horas por dia, além dos finais de semana onde estudava 8h/dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Willian: Aprovado concurso da Polícia Científica do Paraná para o Cargo de Perito Criminal área 2 (cargo para médico – antes chamado de médico legista)
– No momento atingi o objetivo. No longo prazo, pretendo avaliar algum concurso em que seja possível conciliar as atividades com o cargo atual.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Willian: No período de preparação, a vida social acabou ficando um pouco de lado. Separava alguns domingos para descansar e aproveitar com familiares e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Willian: O período de preparação foi desafiador pois tenho um filho de 2 anos, então o apoio da esposa e familiares nesse período foi fundamental para o aproveitamento do tempo escasso que eu tinha.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Willian: Estudei durante aproximadamente 4 meses na rotina acima (após a divulgação do edital). Como já almejava o cargo, 6 meses antes da divulgação do edital, com auxílio do Curso do Estratégia concursos, acabei me dedicando às matérias gerais do concurso (dedicação nos finais de semana, mas com uma carga horaria de dedicação bem mais flexível)
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Willian: A base do meu estudo foi o material em PDF do Estratégia e, principalmente, as videoaulas. O estudo direcionado por questões dos concursos anteriores também foi de relevante importância.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Willian: Indicação de colegas e pela internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Willian: Já estudei por vários outros materiais. A maior dificuldade de muitos materiais é a extensão dos conteúdos e falta de direcionamento e objetividade.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Willian: Não
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Willian: O diferencial do Estratégia e dos bons materiais é a objetividade. O fato de os materiais serem curtos, diretos e objetivos otimizou o aprendizado no tal curto espaço de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Willian: No período pré edital – estudei as matérias gerais
Após edital – divisão das matérias Gerais e específicas baseado no seu peso em pontos para a nota final. Feito isso, dediquei 1h de estudo por dia para cada bloco de disciplinas/conteúdos levantados
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Willian: Nos finais de semana fazia estudo direcionado para revisões, leitura dos resumos feitos durante a semana e realizava a pratica da redação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Willian: Na minha preparação, a resolução de questões foi fundamental para conhecer o perfil da banca e ser mais assertivo, tanto no direcionamento do estudo, quanto na realização da prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Willian: Português foi a minha maior dificuldade, e superei fazendo um estudo pré edital.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Willian: Foi baseada em revisões e resolução de questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Willian: O preparo foi baseado em muita leitura de temas gerais antes do edital. Após o Edital, foi realizando 2 redações por final de semana, associado ao direcionamento das aulas do curso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Willian: Acertos: Estudo pré edital + material suscinto e direcionado + foco e qualidade do estudo (as horas separadas para o estudo foram de foco total, sem dispersão)
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Willian: A cada dia que passava as dúvidas do sucesso aumentavam. Mas a motivação para o concurso em questão foi o combustível para manter o foco
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Willian: Deixo como conselho o foco durante os estudos. Mesmo com pouco tempo, se as horas dedicadas ao estudo forem bem aproveitadas a evolução é gigante.
O estudo e preparo pré edital vejo como crucial para a aprovação. Acredito que ele tenha sido o meu maior diferencial para atingir a 1ª colocação neste concurso.