Aprovado em 1° lugar no concurso SEMEC-Belém/PA para o cargo de Professor Licenciado Pleno - Pedagogia
Educação“Acredito que meu maior acerto foi estudar com um material muito completo em PDF e nunca deixar de lado as revisões e exercícios.”
Confira nossa entrevista com Wemison Nascimento, aprovado em 1° lugar no concurso SEMEC-Belém/PA para o cargo de Professor Licenciado Pleno – Pedagogia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wemison Nascimento: Meu nome é Wemison Nascimento, sou natural de Vigia-PA e tenho 28 anos. Sou formado em Ciências Biológicas e Pedagogia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wemison: Comecei a estudar visando à estabilidade, além de que no serviço público a remuneração é maior que na iniciativa privada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wemison: No início da minha trajetória nos estudos para concurso, começo de 2018, eu só estudava. No entanto, após esse período já obtive aprovação no meu primeiro concurso, conciliando daí em diante trabalho e estudo para concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wemison: Já fui aprovado nos concursos para professor das seguintes prefeituras: Capanema – PA (1º lugar), Santa Bárbara (1º lugar) – PA, Ananindeua – PA (13º lugar). Também passei na Polícia Militar do Pará no último concurso na prova objetiva, mas decidi não ir às próximas fazes. Por fim, minha última aprovação no concurso da SEMEC-Belém para o cargo de professor, cujo edital foi lançado no início de 2020 com a prova realizada em dezembro de 2021, novamente em 1º lugar, que dedico à minha saudosa avó, Raimunda Palheta, que sempre torceu por mim. Vou continuar estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wemison: Minha vida social era bem moderada, sem muitos excessos. Como já relatei, a maior parte da minha trajetória trabalhava e estudava, tirava geralmente os domingos para descanso e lazer. De segunda a sexta-feira, estudava em todas as horas que conseguia conciliando com o trabalho. Nos sábados, aproveitava para intensificar a preparação com mais horas de estudo.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wemison: Sou solteiro, não tenho filhos. Durante minha preparação foi essencial o apoio da minha família e de minha namorada, bem como dos amigos (concurseiros). Minha família e namorada me davam força para seguir firme nos estudos, além de não deixar eu me ocupar com atividades do dia a dia, as quais diminuiriam minhas horas de estudo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wemison: Estudei aproximadamente 1 ano e meio para esse concurso. Ressalto que já tinha uma base muito boa das disciplinas estudadas devido pertencer à área da educação. Logo que lançou o edital, comecei a estudar com afinco, mas a prova foi suspensa devido à pandemia e continuei estudando. Passado alguns meses, foi lançado o concurso da PM-PA, o qual estudei e obtive a aprovação. Após isso, retomei o estudo para a SEMEC, obtendo, graças a Deus, a aprovação. Sempre fui disciplinado nos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wemison: Usei exclusivamente o material do Estratégia Concursos para a prova objetiva, já para a discursiva contratei um serviço de correção on-line. Meu estudo era focado no material em PDF, só assistia algumas videoaulas para esclarecer pontos de dificuldades, principalmente de informática. Não vejo desvantagem no estudo on-line, pois todas as ferramentas dão o suporte completo à preparação, tendo ainda a opção de tirar as dúvidas com os professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wemison: Já havia estudado pelo Estratégia Concursos em 2018 para o concurso da Secretaria de Educação do Pará, comprando um pacote de conhecimentos específicos. Nessa época, conheci por meio da internet.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Wemison: Coloquei todas as matérias no ciclo de estudos, alternado em estudo teórico e resolução de questões. Estudava 2 ou 3 disciplinas diariamente. Quando finalizava uma disciplina, fazia uma revisão teórica completa dela. Estudava uma média 2,5 a 3 horas líquidas diariamente, aumentados nos sábados para 4 a 5 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wemison: Fazia minhas revisões através de questões, voltando sempre que necessário à teoria. Não fazia resumo, porque, na maioria das vezes, no material já tinha um resumo no final, o que facilitava muito nas revisões gerais de cada disciplina.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wemison: A resolução de questões é essencial na preparação, pois é colocada em prática a teoria estudada. Além disso, os exercícios dão o direcionamento daquilo que é mais cobrado e importante para a banca examinadora. Realizei centenas de questões tanto no material quando em sistemas de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wemison: Eu tive bastante dificuldade em informática, mas consegui superar com muitas revisões e resolução das questões comentadas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wemison: O estudo na última semana foi focado em exercícios e revisão das partes mais difíceis que não tinham sido bem fixadas. No dia anterior à prova, resolvi apenas algumas questões e descansei no restante do dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Wemison: Como já tinha uma base teórica de técnicas de escrita discursiva, procurei um serviço de correção on-line. Nesse curso pude perceber os meus erros e acertos nas produções, aperfeiçoando a cada redação escrita. Aconselho a fazer no mínimo uma discursiva a cada semana para quem vai fazer concurso que tenha prova discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wemison: Acredito que meu maior acerto foi estudar com um material muito completo em PDF e nunca deixar de lado as revisões e exercícios. Não cometi erros significativos, pois já tinha base e experiência de outros concursos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wemison: Em alguns momentos, baixei um pouco a intensidade na preparação, mas nunca pensei em desistir, pois sempre acreditei que era possível a aprovação, só não imaginava que seria em primeiro lugar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wemison: Em primeiro lugar, você precisa escolher uma área de foco de estudos durante sua preparação, além de aprender técnicas de estudo para aumentar sua aprendizagem dos conteúdos. Vá aos poucos montando uma base das disciplinas a cada concurso prestado, o que aumenta seu nível de preparação. Tenha em mente que a aprovação vai vir quando você estiver preparado de verdade, o que requer tempo e dedicação. Não se deixe abalar por eventuais reprovações, pois são naturais na trajetória de todo concurseiro. Tenha fé e disciplina para continuar firme nos estudos mesmo em tempos difíceis. A aprovação é certeza para quem não desiste.