Aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura de Serra/ES para o cargo de Auditor Fiscal de Atividades Urbanas: Transporte
Concursos Públicos“[…] Faça o seu, procure um curso sério como o Estratégia, que te ajude e te dê meios para estudar, mas acima de tudo crie a sua própria rotina de estudos. E, claro, NUNCA DESISTA!”
Confira nossa entrevista com Vitor Olympio Ribeiro dos Reis, aprovado em 1° lugar no concurso Prefeitura de Serra/ES para o cargo de Auditor Fiscal de Atividades Urbanas: Transporte:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vitor Olympio Ribeiro dos Reis: Me chamo Vitor, tenho 24 anos, sou natural da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo e resido na cidade de Vila Velha/ES. Sou formado em Direito pela Universidade Vila Velha – UVV (formei em 2022/2).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vitor: Desde o final da faculdade sempre tive como meta o ingresso no serviço público, tanto pela estabilidade que a carreira proporciona, bem como pela satisfação pessoal de servir à sociedade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Vitor: Comecei a estudar após me formar, então estava trabalhando, atuando como residente jurídico na Procuradoria Geral do Estado do Espírito Santo e advogando. Meu tempo de estudo era na parte da manhã e da noite, visto que de tarde eu trabalhava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Vitor: Após um ano de estudo fui aprovado em alguns concursos, como Analista Legislativo da Câmara de Cariacica, Advogado do Ceasa-ES, Técnico Judiciário do TRF 2, entre outros. Alguns com boa colocação, outros em uma colocação inferior.
A princípio, pretendo continuar estudando para o cargo de Procurador Municipal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Vitor: Em uma rotina de concursos você abdica de algumas atividades, mas de forma geral mantinha meus finais de semana para lazer com minha namorada, meus pais e meus amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Vitor: Meus pais e minha namorada sabiam da minha preparação e foram fundamentais nesse processo, sempre me apoiando, me fazendo acreditar e nunca desistir. Tive um apoio psicológico e financeiro dos meus pais durante essa trajetória. Minha namorada também me ajudou muito no aspecto emocional, entendendo a minha” falta de tempo” para algumas situações e me motivando para que sempre seguisse em frente
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Vitor: De certa forma a matéria do edital deste concurso já estava no meu cronograma de estudos, o qual eu já estava por quase um ano seguindo. Todavia, tive que focar na parte de conhecimentos específicos, que não fazia parte do meu cronograma, por cerca de um mês antes da prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vitor: Eu sempre usei os PDFs e as Trilhas da Estratégia, assim como muito treino por questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vitor: Através de amigos concurseiros.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vitor: O Estratégia me deu um direcionamento para o estudo. Outro ponto são os PDFs, super recomendo os PDFs do Estratégia, são bem diretos e completos para qualquer concurso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vitor: Por um tempo eu seguia a Trilha Estratégia, sempre vendo 2/3 matérias por dia e fazendo questões. Estudava cerca entre 3 a 5 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vitor: Sempre lia os resumos disponibilizados pelo Estratégia, bem como revisava por caderno próprio, lendo meu próprio resumo. Também fazia diversas questões no Caderno de Questões do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vitor: Foi fundamental, é onde você descobre o que precisa melhorar, sempre fazia exercícios entre três e cinco vezes na semana, por uma hora e meia de cada matéria.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vitor: Sempre tive dificuldade com informática e raciocínio lógico. Superei com muitas questões e videoaulas. Um destaque para as aulas do professor Renato Costa, que foi essencial para que eu conseguisse superar um certo trauma de informática.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vitor: Aumentei minhas horas líquidas e número de questões na semana da prova.
Na véspera, tirei para descansar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Vitor: Sempre escrevi muito, a minha profissão exige muito. O que fiz foi ler algumas redações disponibilizadas pelo Estratégia e escrever sobre um ou dois temas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vitor: Os principais acertos foram graças a minha disciplina, consegui criar uma rotina de estudos e preparar a parte mental, que acho muito importante.
Os erros sempre acontecem, principalmente em deixar de lado algumas matérias por achar menos importante, isso pode custar uma aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vitor: Eu sempre tive certeza que conseguiria passar, porém o desânimo bate algumas vezes. Minha família e namorada foram fundamentais nesse processo, seja em uma palavra de motivação, seja em criar situações para que pudesse “distrair a cabeça”.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vitor: Não procure uma fórmula mágica e fácil para passar. Não ache que o que funciona para uma pessoa irá funcionar para você e não se compare com ninguém. Faça o seu, procure um curso sério como o Estratégia, que te ajude e te dê meios para estudar, mas acima de tudo crie a sua própria rotina de estudos. E, claro, NUNCA DESISTA!