Aprovado em 1° lugar no concurso MME para o cargo de Administrador
Concursos Públicos“Minha mensagem é realmente não desistir. As aprovações aparecem para quem resiste e se planeja mais. Sempre que tiver dúvida ou sentir fraqueza durante o processo, lembre o que te fez começar em primeiro lugar.”
Confira nossa entrevista com Vitor Capistrano Rodrigues, aprovado em 1° lugar no concurso MME para o cargo de Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Vitor Capistrano Rodrigues: Então, eu sou o Vitor Capistrano, tenho 27 anos, sou de Brasília e minha formação é na área de Administração.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Vitor: Acredito que tenha sido por influência dos meus pais e familiares que também são servidores e o fato de ter nascido em Brasília automaticamente leva a você cogitar seguir essa carreira. Tive algumas experiências ruins no setor privado também que me levaram a optar por estudar para concursos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Vitor: Conheci por meio de indicações de pessoas que já estudavam e pelo fato de ter um material completo principalmente na parte dos PDFs – meu principal instrumento de estudo na parte inicial.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Vitor: Bom, eu costumava fazer no mínimo de 5 a 6 horas líquidas. E não gostava de colocar muitas matérias durante o dia, normalmente estudava 2 a 3 matérias. A quantidade de matéria depende muito do momento do edital, do nível do cargo e dos compromissos semanais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Vitor: Não, me dediquei integralmente aos estudos.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Vitor: Durante a minha preparação utilizei principalmente os PDFs e os aulões de Revisão de Véspera e quando estava muito cansado via algumas videoaulas para manter o rendimento sempre em um bom nível.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Vitor: Para o concurso do MME não fiz um estudo direcionado, na época meu foco era na Câmara dos Deputados e acabei fazendo essa prova sem muita expectativa de um bom desempenho. Porém, com a bagagem que eu construí ao longo desses anos, consegui ficar dentro das vagas e obter uma boa pontuação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vitor: No início tive muita dificuldade nas matérias de Direito por não ser minha área de formação…. mas para superar isso foi necessário entender que faz parte de um processo e que o entendimento só é obtido a partir da repetição. De fato é muito importante não ter pressa nesse processo e realmente dar uma maior atenção para os pontos que causam mais confusão.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Vitor: Na reta final costumo fazer muitas questões da banca do certame e revisar por meio das minhas anotações (tanto escritas como em PDFs). Procuro ver também os aulões de Revisão de Véspera do Estratégia um dia antes da realização da prova.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Vitor: Minha família e amigos sempre me apoiaram bastante. No início estranharam as trocas de prioridades mas ao longo do processo passaram a entender que a trajetória do concurseiro é feita de algumas abdicações momentâneas e que no final tudo vai valer a pena.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Vitor: É uma sensação de imensa realização e orgulho. A gente precisa se alegrar pelo reconhecimento de toda a dedicação e esforço investidos nos estudos. O Estratégia tem um diferencial muito grande ao proporcionar isso pros seus alunos.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Vitor: Já ouvi falar sim. Sendo sincero, nunca imaginei que estaria participando dessa confraternização… sempre tive a intenção de estudar visando as primeiras colocações, então fiquei muito feliz com o convite.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vitor: Meu principal erro foi ter feito algumas mudanças de área durante a preparação e ter mudado de foco a cada hora que saía um novo edital. É muito importante você seguir uma área e criar uma boa base para te acompanhar durante o processo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Vitor: Várias vezes pensei em desistir! A trajetória de várias reprovações leva o concurseiro a repensar diariamente o motivo de ainda continuar. Eu diria pra minha versão de 5 anos atrás pra confiar que é realmente possível passar e pra esperar que tudo está sendo feito conforme os planos de Deus.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Vitor: Minha mensagem é realmente não desistir. As aprovações aparecem para quem resiste e se planeja mais. Sempre que tiver dúvida ou sentir fraqueza durante o processo, lembre o que te fez começar em primeiro lugar.