“Conheci o Estratégia OAB através do Estratégia Concursos, e já com essa experiência da plataforma concursos decidi escolher a plataforma OAB. Eu sabia que era a minha melhor escolha estudar novamente pelo Estratégia, dessa vez para me preparar para o Exame de Ordem.”
Confira nossa entrevista com Vanessa Gonçalves, aprovada no XXXIV exame da OAB:
Estratégia OAB: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Vanessa Gonçalves: Meu nome é Vanessa, tenho 26 anos, sou de Ribeirão das Neves-Minas Gerais, estou cursando o 9º Período em Direito.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame (como conciliava?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Vanessa: Trabalho de segunda a sexta-feira de 08:00h às 18:00h. Faço faculdade no período da noite. Como estou nos últimos semestres, tenho aula apenas segunda e terça, dessa forma, nos outros 5 dias da semana me dedicava a estudar para o Exame de Ordem.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Vanessa: Como estou no 9º período, decidi prestar pela primeira vez o Exame de Ordem e já tinha a esperança de conseguir a aprovação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Vanessa: Foi a melhor sensação que eu poderia sentir, chorei e sorri ao mesmo tempo, senti um alívio muito grande, foi realmente uma mistura de sentimentos.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Vanessa: Tive alguns colegas de faculdade que passaram, foram bem poucos porque a maioria decidiu fazer o Exame no 10º período. Meu diferencial para a aprovação com certeza foi a persistência em estudar mesmo chegando tarde em casa depois de um dia de trabalho.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Vanessa: Posso dizer que fui moderada, não abdiquei totalmente do meu convívio social porque saía com meu namorado e minha família, porém foram poucas as vezes. Quando faltava 1 mês para a prova, aí sim passei a abdicar totalmente de passeios.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Vanessa: Eu estudo para concursos faz um tempo, inclusive sou Coruja desde 2019, acredito que o conhecimento que adquiri estudando para concursos da área jurídica foram essenciais para minha aprovação na 1ª fase, aliados a uma bateria de questões diárias. Para a 2ª fase comprei o curso do Estratégia OAB com o Vade Mecum estratégico que são maravilhosos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Vanessa: Conheci o Estratégia OAB através do Estratégia Concursos, e já com essa experiência da plataforma concursos decidi escolher a plataforma OAB, e sabia que era a minha melhor escolha estudar novamente pelo Estratégia, dessa vez para me preparar para o Exame de Ordem.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vanessa: Os materiais são bem objetivos, diretos ao que realmente cai no Exame. As aulas em vídeo são sempre muito didáticas e os PDF´s contém aquele diamante escondido que você descobre ao estudar cada um, sem contar os simulados que conseguem descrever fielmente a linguagem da FGV para que possamos nos acostumar e chegar na prova sem medo.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Vanessa: Na verdade estou indicando para todos, aqueles que começaram agora, os que estão na repescagem, os que estão no meio dos estudos.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Vanessa: Para a primeira fase revisei alguns conteúdos dos quais não me recordava mais, e sempre fazendo questões que são fundamentais para a aprovação. Já na segunda fase foquei a primeira semana de estudos na teoria de cada peça e nas semanas seguintes fiz somente a produção de peças e questões até a data da prova. O segredo é sempre escolher uma matéria que você tenha mais afinidade.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Vanessa: Eu tinha dificuldade em Direito Processual Penal, portanto dedicava um dia exclusivo para estudar essa matéria.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Vanessa: Na reta final da primeira fase focava apenas em exercícios comentados, na segunda fase produzia peças e resoluções de questões com os temas mais possíveis de cair sugeridos pelos professores do Estratégia.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Vanessa: Para aqueles que dispõem de tempo, a resolução de exercícios é sempre importante, resolva o máximo que puder. Para as pessoas que, assim como eu, trabalham o dia inteiro e têm apenas o período da noite para estudar e final de semana, foque em estudos dirigidos, questões comentadas e produção de peças no final de semana.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Vanessa: Escolhi Direito Administrativo para a segunda fase, por causa dos estudos para concurso, acabou que criei um conhecimento maior nessa matéria, e me senti segura.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Vanessa: Meu maior erro foi deixar a ansiedade tomar conta em alguns momentos, porque esse tipo de sentimento pode colocar tudo a perder no dia da prova. Meus acertos foram me dedicar aos estudos em todo momento que podia, seja na pausa do almoço no trabalho que eu aproveitava para produzir uma peça ou resolver uma questão, no trajeto entre casa-trabalho.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Vanessa: O mais difícil da minha caminhada foi o cansaço, acordar cedo pra ir trabalhar, demorar uma hora e meia dentro do coletivo todos os dias ida e volta, chegar em casa exausta à noite e ainda ter que estudar. Não tinha condições de deixar o emprego para fazer estágio ou me dedicar exclusivamente aos estudos, mas graças a Deus tive apoio da minha família, e eles foram o motivo de eu não ter desistido. Meus pais sempre deixaram de comprar coisas para eles para que eu pudesse estudar, então isso me motivava todas as vezes em que eu pensava em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vanessa: Para aqueles que estão começando agora eu aconselho a estudar racionalmente, não deixar os sentimentos de ansiedade e medo bloquearem seu potencial, eu tinha exatamente 2 horas diárias de quarta a sexta para estudar, então os finais de semana eram o que eu tinha pra poder me dedicar aos estudos. Não desista, seu sonho será sua realidade assim como o meu está sendo. Bons estudos!