Aprovado em 54º lugar na SEFAZ SC para Analista da Receita Estadual IV
Fiscal - Municipal (ISS)“Estudava por volta de 7 matérias por dia através de resolução e revisão de questões. Utilizei um material de resumo pronto, não costumava elaborá-los por tomar muito tempo da rotina. Na parte da legislação específica de SC, além da resolução de muitas questões, teve muita leitura de lei seca com apoio dos PDFs nos pontos que necessitavam uma maior explicação para a compreensão do conteúdo”.
Confira nossa entrevista com Vander Lazzari, aprovado em 54º lugar na SEFAZ SC para Analista da Receita Estadual IV:
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Vander Lazzari: Sou de Caxias do Sul (RS), tenho 28 anos e sou formado em Engenharia Civil.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vander Lazzari: Trabalhei durante 2 anos. Uma série de fatores me levaram a estudar para concursos. Quando me formei, em 2016, o mercado da construção civil estava em baixa, não havia muitas oportunidades e os engenheiros recém-formados aceitavam trabalhar por valores muito abaixo do piso da profissão. Pensei em empreender na área, mas o investimento inicial era muito elevado e naquele momento eu não tinha essa possibilidade.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Vander Lazzari: Escolhi a área fiscal por possuir os cargos com a melhor remuneração, levando em consideração não exigir formação superior em Direito.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Vander Lazzari: Sou sócio de uma empresa, felizmente meus sócios sempre entenderam esse meu desejo e me apoiaram a seguir esse caminho. Durante os últimos meses apenas estudava.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Vander Lazzari: Apenas neste da Sefaz SC.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Vander Lazzari: Estava estudando desde junho de 2021 para Auditor da RFB, porém o concurso não ocorreu. Ter uma rotina bem definida e saber o motivo do que te levou a decidir por esse caminho são os principais pilares da disciplina.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vander Lazzari: Conheci o Estratégia através de relatos na internet e indicações de professores.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vander Lazzari: PDFs de qualidade com resumos e mapas mentais e o sistema de questões.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Vander Lazzari: Sim.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Vander Lazzari: Sistema de questões, resumos e os PDFs na parte da legislação específica.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Vander Lazzari: Pré edital por volta de 5 a 6 horas diárias, porém não estudava aos finais de semana. No pós edital uma média de 8 horas de segunda a sábado.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Vander Lazzari: Estudava por volta de 7 matérias por dia através de resolução e revisão de questões. Utilizei um material de resumo pronto, não costumava elaborá-los por tomar muito tempo da rotina. Na parte da legislação específica de SC, além da resolução de muitas questões, teve muita leitura de lei seca com apoio dos PDFs nos pontos que necessitavam uma maior explicação para a compreensão do conteúdo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Vander Lazzari: A legislação do ICMS de SC é muito extensa, contém vários anexos e era praticamente impossível passar por toda ela durante o pós-edital. Foi preciso escolher alguns pontos para dar maior foco enquanto deixava parte de lado.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Vander Lazzari: Sou solteiro e moro com meus pais. Sempre tive o apoio deles em tudo que decidi fazer na minha vida. Se hoje tenho sucesso na iniciativa privada e agora no mundo dos concursos, grande parte dessas conquistas eu devo a eles. Sempre foram muito compreensivos e solícitos nos momentos mais exaustivos e estressantes.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Vander Lazzari: Abdiquei de algumas coisas que eu gosto, como festas e viagens, até de ir a academia. Mas a partir do momento que terminava meus deveres no sábado a tarde me permitia encontrar os amigos para conversarmos e aliviar o estresse da semana. Eles também são responsáveis por mais essa conquista.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Vander Lazzari: Acredito que seja uma escolha muito pessoal, depende de muitos fatores. Muitas pessoas não têm renda alguma quando começam estudar para concursos e as vezes fazer um concurso escada é necessário para poder alcançar o cargo que almejam. No meu caso, sempre pretendi um cargo de Auditor, porém tenho algumas restrições com relação a localidade, e esse concurso fez sentido para mim por ser um local que sempre almejei morar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Vander Lazzari: Direcionado para esse concurso foi apenas no pós edital (2 meses), mas estava estudando para auditor fiscal desde junho de 2021 e havia estudado por volta de 7 meses entre os anos de 2018 e 2019.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Vander Lazzari: Um misto de alegria e surpresa, confesso que não estava esperando ficar dentro das vagas. Foi uma sensação única.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Vander Lazzari: A semana que antecedeu a prova foi praticamente toda de revisão, porém foi a semana com a maior carga horária de todas até então. Na véspera da prova apenas revisei alguns pontos da matéria, poucas horas, achei necessário dar um tempo de descanso para a mente que já estava exausta do restante da semana.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Vander Lazzari: Acredito que os maiores erros aconteceram no início dos estudos, quando relia muitos PDFs, tentava fazer resumos e não resolvia exercícios, isso foi naquele período de estudos que mencionei antes, entre 2018 e 2019. Quando voltei a estudar agora em 2021, focado em resolver e revisar questões, acredito ter sido uma caminhada de mais acertos do que erros.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Vander Lazzari: Abdicar de coisas que gostamos, de tempo com os amigos e a família. Nunca pensei em desistir, mesmo quando parei os estudos em 2019, sempre tive na minha cabeça que um dia eu voltaria.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Vander Lazzari: Orgulhar as pessoas que eu amo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vander Lazzari: Siga em frente, planeje, tenha uma rotina definida e não desista. Quando precisar abdicar de coisas que ama, lembre que é passageiro e o motivo pelo qual está fazendo.