“[…] A prova não é um “bicho de sete cabeças”, é só mais uma etapa que você tem que vencer!”
Confira nossa entrevista com Thyara Vargas, aprovada no Exame de Suficiência CFC 2024.1:
Estratégia CFC: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Thyara Vargas: Eu sou a Thyara Vargas, tenho 35 anos, sou de Cachoeiro de Itapemirim/ES e me formei em 2021.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Thyara: Precisei conciliar a rotina de estudos com os afazeres do trabalho. Durante o expediente, encontrava alguns momentos livres que me permitiam assistir as videoaulas. Tinha o cuidado de planejar o roteiro do dia a dia para focar nos assuntos mais pertinentes.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Thyara: Foi minha primeira tentativa.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Thyara: Foi uma euforia incrível, uma ansiedade de procurar naquela lista imensa e um alívio ao ver meu nome. É uma sensação incrível de dever cumprido, que valeu a pena cada esforço.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Thyara: Eu não me privei de nada, mas eu consegui trabalhar bem o meu tempo, dividindo qual tempo de estudar, qual tempo de trabalho e qual o meu tempo de lazer.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Thyara: Eu comecei a estudar uns 3 meses antes da prova, dando um foco maior no último mês.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Thyara: Eu apenas usei o material do Estratégia, assistindo as videoaulas, imprimindo os exercícios e os resolvendo para depois conferir nas aulas em vídeo. Montei um caderno de anotações também.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thyara: Conheci através de uma amiga que também foi aprovada, em 2022, estudando pelo material do Estratégia.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Thyara: Eu tentei estudar de tudo um pouco. Foquei mais nas matérias que tenho maior facilidade. Minha estratégia foi valorizar o que eu sabia, e o que eu possuía certa dificuldade na graduação dei menos enfoque. Dessa forma, consegui garantir pontos no que eu realmente sabia.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Thyara: A primeira coisa que eu fiz foi assistir todas as aulas do Marconi de nivelamento de Contabilidade Geral, afinal eu já estava fora das salas de aula há 2 anos. Assim eu consegui relembrar aqueles detalhes bobos que fazem toda a diferença em um lançamento. Meu plano foi: assistir às aulas e fazer os exercícios – tive êxito em acertar a maioria. Fiz bastante resumo também, pois escrever me ajuda muito a fixar a matéria.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Thyara: Optei por dar maior atenção à Contabilidade Geral, pelo peso que ela possui na prova. Todo os dias eu buscava resolver exercícios de contabilidade geral, custo e lançamentos e assistia pelo menos uma aula de conteúdo teórico por dia.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Thyara: Sempre temos dificuldades, é normal! Procurei não me preocupar no que eu encontrava mais dificuldades e, sim, dar o melhor de mim no que eu sabia. Meu plano foi não perder tempo tentando entender os assuntos que são mais complexos para mim, por exemplo Contabilidade Pública. Matérias mais teóricas encontro maior dificuldade, em relação as de resolver cálculos.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Thyara: A semana pré prova foi uma semana muito estressante para mim, eu estava com um peso tão grande nas costas, medo de falhar, medo de travar na prova, medo de não me sentir capaz. Felizmente eu tenho ótimas pessoas ao meu redor que perceberam como eu estava e fizeram de tudo para me passar tranquilidade.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Thyara: Para mim foi tempo suficiente para resolver a prova. Não foi uma prova longa e eu consegui realizar na metade do tempo previsto.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Thyara: Vou começar pelo maior acerto, que foi ter coragem para fazer a prova, pois eu não me sentia capaz, e também ter comprado o curso do Estratégia, pois ele foi fundamental na minha aprovação.
Sobre erros, poderia ter estudado mais. Mas deu certo e isso que importa.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Thyara: Na minha opinião, o maior pecado do candidato é a falta de fé em si próprio, ter um pensamento pessimista afeta negativamente a performance de estudo.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Thyara: O mais difícil, pra mim, nessa caminhada foi dar o primeiro passo, sair da minha zona de conforto, acreditar que era capaz. Depois disso, tudo ficou mais fácil, estudar se tornou prazeroso.
Minha maior motivação foram os meus planos para o futuro, almejo uma carreira consolidada, e o sonho de abrir meu próprio escritório.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thyara: A todos que almejam passar no Exame de Suficiência: acreditem em vocês. Busquem conhecimento em fontes confiáveis, se dediquem porque a constância traz bons resultados. A prova não é um “bicho de sete cabeças”, é só mais uma etapa que você tem que vencer!