Aprovada no concurso TCU para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo
Concursos Públicos“[…] Passei alguns momentos repetindo essa frase para mim, mudei a minha vida com os estudos, vi outras pessoas mudarem junto, fui me realizando com as realizações dos próximos e vi muitos felizes com as minhas conquistas […]”
Confira nossa entrevista com Thialle Queiroz, aprovada no concurso TCU para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Thialle Queiroz: Eu sou Thialle, tenho 28 anos e nasci em Recife.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Thialle: Quando eu estagiei na iniciativa privada, conheci o que seria auditoria e percebi que gostava de participar da execução de auditorias. Como eu tinha na família alguns exemplos de concursados e sabia que teria mais qualidade de vida em uma vida de concursada, resolvi começar a estudar para a Receita Federal, somente depois de começar a estudar que fui conhecer a área de controle, que me identifiquei bastante e fui aprovada na CGU e no TCU.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Thialle: Meu irmão já estudava para concurso antes e minha cunhada também, então para mim e meu esposo (noivo na época) foi por indicação que conhecemos, cada um começou com um pacote premium que era o local mais completo em questão de cursos e tipos de concurso que já ouvimos fala, como eram áreas diferentes que queríamos, ainda assim foi o melhor que encontramos em questão de completude dos materiais. Depois acabamos contratando a assinatura platinum, para que pudéssemos aprimorar a forma de estudar, bem como ter as correções das nossas redações ao longo dos estudos.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Thialle: Inicialmente eu seguia a Trilha Estratégica e colocava meta de tarefas finalizadas, eram cerca de 7 tarefas. No período de preparação eu tive vários momentos, com os altos e baixos eu tive alguns meses de poucas horas e outras de muitas, mas o ideal para mim foi quando eu mantive cerca de 6 a 7 horas líquidas. A ajuda do coach foi super importante para minha aprovação nesse período.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Thialle: Não, mas levava meus estudos como um trabalho.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Thialle: Sem dúvidas o que mais utilizei foram os PDFs, eu ganhava mais tempo para aprender, conseguia ver muito mais conteúdo lendo e fazendo as questões do que outros métodos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Thialle: Embora especificamente para o TCU eu tenha começado a focar um pouco antes de sair o edital, eu já vinha com o estudo acumulado dos outros concursos que fui fazendo ao longo de 2 anos. Para manter tinha que pensar no propósito da vida após o concurso.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thialle: Uma das disciplinas que eu encontrava mais dificuldade era AFO, para superar fui resolvendo cada vez mais questões e entendendo meus erros.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Thialle: Eu costumava fazer muito simulado e na última semana assistia as aulas de véspera do Estratégia, como uma forma de revisão mais passiva para estar com a mente descansada para a prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Thialle: No concurso do TCU, a prova discursiva era em data posterior a objetiva, com uma distância de 2 meses, porém a preparação começava antes mesmo da prova objetiva. Enquanto estudava já ia praticando as questões discursiva, após a prova objetiva fui intensificando os simulados de discursiva e com a assinatura platinum eu enviava para a correção com frequência sempre obtendo um feedback de professor especializado sobre o tema.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Thialle: Eu me casei após passar nos dois concursos que passei, porém meu esposo também estudava na época e passamos praticamente juntos, ele para a Polícia Federal e eu na CGU, então nós conseguimos nos compreender bem. Nossos pais também são de concursos e nos deram todo o apoio possível, além dos nossos irmãos terem dado o devido apoio. O apoio familiar é essencial nesse momento, tivemos a graça de compartilharmos as famílias e apoios na nossa trajetória, alguns amigos também apoiaram.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Thialle: Fiquei muito feliz. A sensação é de que a equipe reconhece as nossas vitórias como deles também!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Thialle: Eu ouvi falar do primeiro baile durante a minha preparação e jamais imaginei estar um dia nessa confraternização.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thialle: Meus principais erros foram no começo da preparação, quando não tinha muito direcionamento de como estudar, focava nos concursos abertos e isso acabava não me dando tempo suficiente para construir o necessário, além de fazer resumos e mapas por conta própria que tomava muito tempo. Os principais acertos foram a quantidade de simulados que resolvia e ter contratado a assinatura platinum, o coach que me apresentou a área de controle, me incentivou a migrar de área, falou sobre a importância de manter um foco e fazer os concursos ao longo com o conhecimento daquele ponto focal.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Thialle: Cheguei a pensar em desistir nas reprovações anteriores. Eu diria para continuar no caminho dos estudos que vale a pena cada segundo dedicado ao estudo, tudo retorna de uma forma maravilhosa.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Thialle: “Quem estuda, a vida muda.” Passei alguns momentos repetindo essa frase para mim, mudei a minha vida com os estudos, vi outras pessoas mudarem junto, fui me realizando com as realizações dos próximos e vi muitos felizes com as minhas conquistas. Estudar não é fácil, começar é extremamente difícil e recomeçar é mais difícil ainda, mas cada investimento de tempo e dinheiro vale a pena no que se refere ao seu futuro, dedique-se e pague para ver um futuro melhor.