Aprovado em 97° lugar no concurso do SEAD/IAPEN Acre para o cargo de Agente de Polícia Penal
Policial (Agente Penitenciário)“Não existe esse negócio de inteligência em concurso. O que faz a diferença é o seu esforço e não parar e sempre pensar que o seu tempo não é o tempo do outro, apenas viva o processo!”
Confira nossa entrevista com Thiago Lima Martins, aprovado em 97° lugar no concurso do SEAD/IAPEN Acre para o cargo de Agente de Polícia Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thiago Lima Martins: Me chamo Thiago Lima Martins, formado em tecnólogo em serviços jurídicos e notariais, só pra fazer concursos rsrs, minha cidade natal Rio Branco – AC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thiago: Um sonho, sempre tive esse desejo de ser policial militar, mas só comecei a estudar em 2017, quando já tinha 27 anos, não logrei êxito nesse certame e fiquei velho para ser PM, porem nao desisti do sonho de ser policial.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thiago: Na minha primeira aprovação eu tinha saído do trabalho para me dedicar somente a estudar e minha esposa que já tinha sido aprovada em um concurso segurou as pontas para eu estudar. Na aprovação para policial penal já estava trabalhando no meu primeiro cargo público.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação?
Thiago: Pretende continuar estudando? Primeira aprovação foi no ISE/AC na posição 45°. Segunda aprovação foi na PC/RO não lembro a posição pois fiz o certamente somente até o TAF em que fui aprovado, mas desisti do concurso pois preferi focar na PP/AC. Terceira aprovação foi a PP/AC posição atual é 88°. Pretendo para de estudar somente quando for aprovado na PF ou PRF
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thiago: Não mudei muito minha vida social, apenas sempre me esforcei para cumprir minha rotina de estudos. Sempre tive uma família que me apoia, sempre tem aquela parentela que duvidava, porém hj já não duvidam mais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Thiago: Nesse ponto tive bastante sorte minha família sempre me apoiou bastante, minha esposa, mae e meu pai foram essenciais, amigos antigos que apoiavam e motivavam e sempre tem aqueles amigos também concurseiros que viraram irmãos pois entendem bem a lutas de quem estuda para concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thiago: Estudo desde 2017, mas para a PP comecei em 2019 quando estudei para o DEPEN, porém o edital da PP foi totalmente atípico diferente do que já me preparava. Foquei bastante pós edital nos PDFs do estratégia e na resolução das questões dos próprios PDFs fiz elas várias vezes me ajudou bastante na otimização do tempo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thiago: Hoje só estudo por PDFs otimiza muito meu tempo depois já vou para questões e simulados, PDFs do Estratégia são excelentes, às vezes quando tenho dúvidas recorro as vídeo aulas, mas sempre vou também a pré -concursos pelo período noturno me ajuda bastante nas revisões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thiago: Pela Internet e também perguntei a amigos que já estudavam a um tempo!
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Thiago: Sim, também estudei por outros, mas o que me incomodava era que o foco sempre é maior em vídeo aulas, prefiro muito mais os PDFs quando são bem direcionados
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Thiago: Sim, foi de muita ajuda no início dos meus estudos me ajudando a formar minha base, utilizei muito as vídeo aulas no meu início, e hj em dia mantenho minha base com os PDFs.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thiago: Gosto muito do ciclo de estudos sempre tentei manter uma média de duas matérias por dia, estudava uma média de 3 horas líquidas por dia antes do edital e pós edital uma média de 4 a 5 horas líquidas por dia
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thiago: Como já falei gosto muito dos PDFs, mas gosto de revisar com questões e simulados, sempre a cada 15 dias volto aos assuntos Que tenho mais dificuldade. Não sei quanto a eficiência, mas foi a forma que mais me adaptei e tem dado certo rsrs!
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Thiago: Lembra quantas questões fez na sua trajetória? Para mim a melhor forma de revisar e fixar o assunto, pra esse concurso da PP resolvi mais de 5 mil questões e foi essencial pra minha aprovação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thiago: Sem sombra de dúvidas e sem nenhuma vergonha de dizer que chorei muito por conta dessa matéria, português foi terrível, mas superei com o mais simples de fazer, estudei que nem um louco e hoje melhorei um pouco, é a única matéria que não paro de estudar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thiago: Tentei ler o máximo de PDFs, questões e fiz muitas redações nessa última semana, mas nos últimos 2 dias eu não estudei e algo que costumo fazer para descansar minha mente e melhorar meu foco, mas isso é algo meu coisa da minha cabeça.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thiago: Estudei muito para a redação e busquei muito me informar sobre temas atuais e claro que também decorei um bom espelho de redação, modéstia parte não estava com medo da redação, fui muito bem na redação da PC/RO e só busquei manter o que já havia feito em outras redações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thiago: Erros foram vários consigo nem falar todos, mas o pior de todos foi demorar pra vencer a minha própria cabeça e acreditar mais em mim mesmo. O principal acerto? Sem dúvidas foi nunca desistir e ter muita resiliência. Não existe esse negócio de inteligência em concurso. O que faz a diferença é o seu esforço e não parar e sempre pensar que o seu tempo não é o tempo do outro, apenas viva o processo!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thiago: Nunca pensei em desistir pois era tudo ou nada, mas quando a minha filha nasceu e vi ela pela primeira vez tudo mudou não sei explicar mas nasceu uma força em mim por ela que fez total diferença, o amor por ela fez tudo isso acontecer!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thiago: Não comesse, BRINCADEIRA!!! Jamais falaria isso, mas faça isso por você e todas as pessoas que você ama. Mas o principal de tudo é não fazer dosimetria baseado em outras pessoas, seu tempo é um e o do outro é outro, mantenha sua cabeça forte e acredite em vc, pois quando você vê seu nome em um diário oficial não tem nada igual é uma sensação de valeu a pena indescritível. VÁ LÁ E VENÇA!