Aprovado em 7º lugar no concurso Petrobras no cargo de Engenharia de Equipamentos - Mecânica
Engenharias e TI“Acredito que o Estratégia facilitou muito meu aprendizado na medida em que o edital extenso divulgado pela banca se torna mais bem segmentado em aulas menores, e seguindo uma linha que torna o estudo mais fácil. Além disso, a resolução de exercícios no fim do PDF de cada aula prepara o aluno exatamente para o que vai cair na sua prova.”
Confira nossa entrevista com Thiago Villela Ferreira Jakobsson, aprovado em 7º lugar no concurso Petrobras no cargo de Engenharia de Equipamentos – Mecânica:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thiago Villela Ferreira Jakobsson: Sou carioca, formado em Engenharia Mecânica e tenho 27 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thiago Jakobsson: Acredito que ter um salário inicial elevado, se comparado ao mercado privado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thiago Jakobsson: Sim, meu trabalho era em tempo parcial, aproximadamente 4 a 6 horas por dia em home office, o que me permitia usar o resto do dia apenas para estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Thiago Jakobsson: Fui aprovado em 69º na PRF e 30º para agente da PF, e agora em 7º para engenheiro de equipamentos na Petrobras. Minha intenção é seguir carreira na Petrobras, não pretendo, portanto, continuar estudando para concurso público.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thiago Jakobsson: Muito pouco. Me dediquei ao máximo, talvez tenha até faltado um pouco de equilíbrio na rotina, porém acredito que passar em concurso Público exige muita dedicação, e abrir mão de parcela da sua vida social é parte do processo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Thiago Jakobsson: Sou solteiro e não tenho filhos. Desde o início recebi total apoio da família e amigos, o que me deu bastante conforto para seguir o plano com paciência e consistência.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thiago Jakobsson: Especialmente para o da Petrobras, 2 meses, que foi o tempo entre o edital e a prova. Entretanto, fiz uma faculdade que me exigiu bastante, o que facilitou minha vida na hora de “relembrar” a matéria. Manter a disciplina é um exercício constante de visualizar um futuro melhor, e saber que você pode alcançar este futuro, mas deve começar agora.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thiago Jakobsson: Usei na grande maioria do tempo os livros em PDF, pois acredito que é o modo mais rápido de evoluir nas matérias. Assistia às videoaulas apenas para esclarecer dúvidas muito pontuais, ou, no caso de português, assistia às aulas da professora Adriana Figueiredo, que são excepcionais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thiago Jakobsson: Pesquisando na internet sobre cursos preparatórios e observando que a maioria dos aprovados havia estudado no Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thiago Jakobsson: Sim. Acredito que o Estratégia facilitou muito meu aprendizado na medida em que o edital extenso divulgado pela banca se torna mais bem segmentado em aulas menores, e seguindo uma linha que torna o estudo mais fácil. Além disso, a resolução de exercícios no fim do PDF de cada aula prepara o aluno exatamente para o que vai cair na sua prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thiago Jakobsson: Nunca medi quantas horas por dia estudava, pois para mim, sempre era possível me dedicar mais e estudar mais. Eu, particularmente, prefiro finalizar duas matérias por vez, e depois partir para as próximas duas, com poucos exercícios. Sei da importância dos exercícios, mas sempre gostei mais da teoria, porque abre portas para a banca cobrar questões diferentes, e você estará preparado.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thiago Jakobsson: Minhas revisões basicamente se concentravam em reler meus resumos. Eu dividia a matéria toda em 5 ou 6 cadernos pequenos e visava a ler 2 cadernos todo o dia em um ciclo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thiago Jakobsson: Acredito que no concurso da Petrobras resolvi em torno de 1000 questões das matérias específicas em 2 meses. Vejo que resolver questões é extremamente importante, mas o diferencial é saber extrair o máximo de cada questão, mesmo que a quantidade final atingida não seja tão elevada. Cada questão deve ser fonte de alguma anotação no seu resumo, caso contrário, resolver questões já não será mais o melhor método de aprendizado à época.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thiago Jakobsson: Português. Acredito que as aulas da professora Adriana Figueiredo foram essenciais para mim. Cada questão resolvida em sua aula, se torna uma aula por si só, cobrindo todo o leque do tema que possa ser cobrado na sua prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova?
Thiago Jakobsson: O mais intenso possível. Tentei apenas focar nisso, sem redes sociais, sem televisão, sem nada. Soa um pouco radical, porém acredito que concentração e foco são extremamente importantes para aprovação em um concurso público.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thiago Jakobsson: Acredito que meu maior acerto foi focar na prova e ter a tranquilidade de que fiz o possível, dei o meu máximo. Ou seja, vejo que consegui botar o estudo como prioridade máxima na minha rotina. Meu maior erro foi ter feito resumos muito extensos nas primeiras semanas. Acredito que o resumo é importante, mas você deve tomar cuidado para este não se tornar uma mera cópia do livro em PDF.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thiago Jakobsson: Jamais. Acredito que a persistência com consistência são os fatores preponderantes para aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thiago Jakobsson: Acredito que valha a pena pensar em qual concurso você deseja prestar. Há diversas oportunidades, e cada uma com características bastante diferentes. Portanto, tome um tempo para decidir qual carreira seguir, e saiba que concurso é difícil, e você terá que se dedicar muito para ser aprovado. Não adianta estudar para concurso e “esperar para ver no que vai dar”: a partir do momento em que tomou a decisão, saiba que essa é, após sua família é claro, a prioridade em sua rotina. Se dedique ao máximo, que você conseguirá. Todos, com muita dedicação, são capazes de passar em qualquer concurso. Mas tenha paciência… aprender não é fácil e demanda tempo e persistência.