“Para conseguir consumir todo o conteúdo programático, eu evitava resumos escritos. Focava na leitura de PDF’s, caso surgissem dúvidas, recorria às aulas em vídeo e aos fóruns.”
Confira nossa entrevista com Thainá Costa, aprovada no XXXIII Exame OAB:
Estratégia Concursos: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Thainá Costa: Tenho 29 anos e concluí minha graduação em dezembro de 2017.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Thainá: Tendo o total apoio da minha família (meus sogros, pai da minha filha, minha irmã) eu pude me dedicar aos estudos sem a necessidade de trabalhar, o qual considero um grande privilégio. Porém, dividia grande parte do meu tempo entre a maternidade e os estudos.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Thainá: Não, esta foi a terceira vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Thainá: A sensação foi de extrema alegria e de dever cumprido.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Thainá: Tendo me formado há algum tempo atrás, a minha aprovação não foi contemporânea à de meus antigos colegas de faculdade. Sem dúvidas o diferencial para a minha aprovação foi um estudo direcionado e lapidado, com um material de extrema qualidade (do Estratégia, claro).
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação?
Thainá: Não havia tempo para vida social, já que o dividia entre maternidade e estudos, tendo estado assim afastada de redes sociais ,eventos e reuniões familiares. Foi uma opção minha, a qual funcionou dentro da minha realidade.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? O que funcionou melhor para você?
Thainá: Para a primeira fase, eu priorizei PDF’s em matérias as quais eu não tinha muito contato ou afinidade. Caso houvessem dúvidas, recorria às aulas em vídeo e fóruns. Em matérias as quais eu já tinha contato frequente, ou uma certa bagagem quanto ao conteúdo, eu priorizava o banco de questões e fazia pequenas revisões periódicas. Para a segunda, optei pela Monitoria em Penal e Processo Penal, com os professores Cristiano Rodrigues, Ivan Marques e Gabriela Marques. Foi um estudo extremamente eficaz, e direcionado, o qual distribuiu o conteúdo programático de maneira alinhada ao meu tempo disponível. Foi um passo essencial para a minha aprovação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB? Qual o diferencial que encontrou em nosso material? Recomendaria para um amigo que está começando os estudos?
Thainá: Conheço o Estratégia há tempos. Meu irmão José Carlos foi aluno, e foi exitoso em diversos concursos públicos pelo país, ocupando hoje o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal em Brasilia/DF. Ele me indicou o Estratégia para iniciar os meus estudos para concursos, na época de 2014. Recentemente, acompanhando o site do Estratégia, notei o espaço preparatório exclusivo para o Exame de Ordem, e não pensei duas vezes ao adquirir o material. Eu recomendo o Estratégia sempre que surge a oportunidade! E continuarei o fazendo…
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo?
Thainá: Para conseguir consumir todo o conteúdo programático, eu evitava resumos escritos. Focava na leitura de PDF’s, caso surgissem dúvidas, recorria às aulas em vídeo e aos fóruns. Como eu já estudava para carreira policial há aproximadamente 01 ano, o conteúdo que era comum ao do Exame de Ordem, eu apenas revisei e foquei em resolução de questões. As demais matérias, leitura dos PDF’S, exercícios do banco de questões e revisões periódicas para melhor fixação do conteúdo. Montei meu plano de estudos de acordo com o meu grau de conhecimento e afinidade com a matéria, sempre observando a incidência do conteúdo nos Exames anteriores.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Thainá: Sim, disciplinas como Civil e Processo Civil, foram as mais difíceis para mim, afinal, me interesso mais por Penal e Processo Penal. Para driblar esse bloqueio, eu assistia às aulas em vídeo, para não me cansar muito da matéria. Por ser algo mais dinâmico, conseguia prender bastante a minha atenção e em decorrência disso, a quantidade de informação absorvida era maior do que a leitura dos PDF’s (que muitas vezes era desatenta pela falta de afinidade e interesse na matéria). Resolver exercícios no estilo da banca também me auxiliaram e nortearam quanto ao conteúdo específico exigido pela FGV.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Thainá: A reta final foi intensa, eu mantive o ritmo de estudos na madrugada, e em algumas oportunidades durante à tarde eu complementava o cronograma. Estudava em média 6 horas por dia.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Thainá: Eu aconselho conhecer o seu nível de preparação através da resolução de exercícios, para então adotar uma postura na semana anterior à prova. Caso esteja seguro quanto a isso, sinta-se à vontade para reduzir sua carga horária de estudos de maneira a não prejudicar o seu rendimento. Caso entenda que restam dúvidas, inseguranças e outros possíveis problemas, sugiro que mantenha o ritmo de estudos. Foi exatamente o que eu fiz, e deu certo para mim dentro do meu contexto.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Thainá: Optei pela área penal, afinal, me interesso por ciências penais e desejo ingressar na carreira policial. Aproveitei o conteúdo específico já estudado para a área penal, e revisei bastante. Pratiquei todas as provas anteriores com os meus monitores, fiz simulados, assistia todas as aulas ao vivo, ouvia podcasts…a monitoria do Estratégia foi a ferramenta de ouro para a minha aprovação.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Thainá: Meu maior erro foi pensar algumas vezes que não seria aprovada, por conta de reprovações anteriores. Isso não pode entrar na cabeça de ninguém! A única coisa que se deve pensar é em fazer o seu melhor, e já visualizar a aprovação. O meu maior acerto foi em adquirir os excelentes materiais do Estrategia, incluindo a Monitoria para a Segunda Fase! Valeu a pena cada centavo.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Thainá: O mais difícil foi conciliar os estudos com a maternidade em tempo integral. E minha principal motivação foi a minha filha Isadora, e o apoio incondicional do pai dela Pedro, da minha sogra Kolontay e do meu sogro Altamiro. Eles foram a minha rede de apoio nessa jornada. Sem eles eu não teria nem feito a prova de novo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thainá: Queridos, não tenham medo. Não duvidem da capacidade de vocês. Somos uma força da natureza, só precisamos descobrir a nossa real motivação e ir em frente! Mantenha sempre em mente o seu sucesso, e persista! Saiba que fracassos não definem o seu potencial, e entenda que fazem parte do processo. Tenha uma rede de apoio, seja ela composta por família e/ou amigos próximos, e adquira bons materiais como os do Estratégia. Você nasceu para conquistar os seus sonhos, invista, insista e acredite!