Aprovada em 8° lugar no concurso TRT-15 para o cargo de Analista Judiciário - Fisioterapia
Concursos Públicos“[…] Use e abuse dos recursos que a plataforma de estudos te oferecer. Tudo vai te ajudar a se organizar. Organização é fundamental […]”
Confira nossa entrevista com Tânia Marta Vilalba Arevalo, aprovada em 8° lugar no concurso TRT-15 para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade: Fisioterapia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tânia Marta Vilalba Arevalo: Meu nome é Tânia, sou natural de Ponta Porã, Mato Grosso do Sul; tenho 45 anos e há 20 sou fisioterapeuta.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tânia: Principalmente a estabilidade. Sou concursada desde 2008 e quando troquei de cidade fiz outro concurso, no qual estou até hoje. A ideia de estudar para concursos federais veio há uns 5 anos, pretendia migrar para área administrativa principalmente pela maior oferta de vagas, porém aconteceu de surgir um concurso, federal e na minha área de atuação, fisioterapia. Perfeito!
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tânia: Trabalho 6 horas como fisioterapeuta. Tenho um filho atípico que toma algumas horas por dia para acompanhar as terapias e realizar as atividades propostas para ajudar na evolução dele. Ajudo meu marido na venda de livros e cuido de todos os serviços domésticos da casa. Acordo cedo e durmo tarde todos os dias. Estudar sempre é um desafio, principalmente pelo tempo e porque só sobra a madrugada. E foi assim, noite adentro que estudei. Funciono bem à noite, então entrava madrugada adentro estudando, dormia pouco e recomeçava o dia. Além de não sair de casa nunca, kkkkk, fiquei por meses a fio utilizando toda e qualquer hora livre para estudar, noite, madrugada, finais de semana, feriados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tânia: Já passei em alguns, não me lembro, mas efetivamente, àqueles que assumi, são 2, sempre no cargo de Fisioterapeuta. Na prefeitura de Taboão da Serra fiquei em 6° lugar e o atual, prefeitura de Guarulhos, passei em 2° lugar. Quanto a estudar, claro que sim, mas até assumir no TRT, porque depois pretendo me dedicar ao meu novo local de trabalho.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tânia: Respondida na questão 3…
Escassa e próxima do concurso….acho que um mês antes…foco total, realmente não tirava a cara dos livros, não assistia TV e até gostava quando meu marido e meu filho não estavam em casa…estudava mais e melhor. Isso nunca foi um problema, adoro estudar e tinha um objetivo, passar no concurso.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Tânia: Sempre falei que estudar para concursos é uma decisão solitária, apesar de sempre consultar o meu marido, afinal, ele divide a vida comigo, mas a vida segue normalmente fora da sua decisão e objetivo. Mesmo colegas que estudavam para os mesmos concursos levavam os estudos de forma mais leve, mas eu não consigo ser assim, quando foco, me dedico ao máximo e isso não me deixa tempo de sair.
Meu marido, minha irmã e minha mãe me apoiaram não me cobrando presença e companhia e também me incentivando a seguir estudando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tânia: Uns 8 meses, mas não havia edital e nem estava utilizando nenhuma plataforma, inicialmente, me guiando por editais, provas anteriores, apostilas impressas e digitais até chegar na Estratégia e realmente me organizar nos últimos 3 meses antes do concurso. A disciplina vem pelo foco, pra mim é natural, vem junto com a decisão de prestar o concurso. Gosto muito de estudar e o resto é consequência.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tânia: Respondido na questão 7.
Vantagens: editais e provas anteriores trazem informação sobre como a banca costuma proceder, e matérias mais cobradas.
Na plataforma do Estratégia eu tive todo o direcionamento que estava me faltando e consegui orientar meus estudos, organizar melhor os estudos e ter confiança que estava recebendo informações atualizadas.
Desvantagens: não dá para prever o que será cobrado. As plataformas de estudo, como o Estratégia, direcionam muito bem os seus estudos.
Apostilas impressas, usei várias…muita matéria, porém muitas vezes nunca sequer foram cobradas em alguma prova além de diversas informações desatualizadas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tânia: Uma amiga estudou pela plataforma e foi aprovada 1 ano antes, num concurso para Analista de RH. Outro amigo próximo se preparava pela mesma plataforma para concursos fiscais, daí resolvi procurar e tinha um curso direcionado ao concurso que eu queria prestar, TRT 15, abracei com alma e coração.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tânia: Inicialmente separei em matérias conforme o edital, mas era um edital anterior, então desatualizado, então acabei estudando coisas demais em algumas matérias e coisas de menos em outra. Só percebi isso quando o edital saiu e quando comecei nas plataformas on-line, quando reformulei o plano de estudo.
Não misturava matérias… 1 semana para cada matéria e quando acabava, voltava e revisava e fazia provas.
Estudava, inicialmente, umas 4 a 6 horas nos dias mais corridos e em folgas, feriados, finais de semana chegava até 12 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tânia: Sempre estudava fazendo anotações em cadernos ou imprimia os materiais e anotava neles. Quando comecei nas plataformas eu usava as gravações.
Li boa parte dos materiais em PDF, fazia questões correlatas em plataformas de questões ou provas que pegava na internet e depois, aulas de revisão e questões que vinham nos PDFs.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tânia: Fundamental…. Fazia provas inteiras, da mesma banca e de bancas similares…ajuda demais…orienta seus estudos mostrando onde precisa dedicar mais e te familiarizar com a linguagem da Banca que te interessa. Não lembro quantos exercícios fiz…sempre ao final de cada dia de estudos fazia alguns.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tânia: Todas que não são específicas da minha área. Se supera com dedicação e rotina de estudo…a confiança vem gradualmente conforme as horas de estudo e a organização aumentam.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tânia: Sei que orientam horas de repouso, relaxar, mas nunca fui assim….não consigo, fico muito mais ansiosa, já fiz muitos concursos e a estratégia que mais me adaptei é me distrair estudando…na semana que antecede geralmente é a que mais estudo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Tânia: Sim teve. Caso clínico, não lembro ao certo….umas 8 questões.
O foco foi no edital, um bom estudo, bons materiais e atualizados vão te fornecer todos embasamento para responder às questões de forma objetiva. Uma coisa pessoal que faço é começar pela prova discursiva, porque estou menos cansada, a letra sai mais legível, os pensamentos se organizam melhor.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tânia: Erros: podia ter começado a me preparar antes.
Acertos: escolha das plataformas de estudo certas e mais completas. Além de saber descartar materiais em excesso e desatualizados. Experiência de já ter realizado muitas provas de concurso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tânia: Desistir não, mas não conseguir…. Muitas e muitas vezes…. Principalmente pela extensão de conteúdo para estudar e pouco tempo direto disponível. Os professores, os tutoriais de como organizar os estudos e o direcionamento dos materiais a estudar muda tudo e você passa a ficar mais confiante. Mesmo que não dê tempo de revisar tudo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tânia: Foco e objetivo. Defina sua meta de cargo e faça um traçado inicial do que você precisa fazer para chegar nele. Segundo, motivação: família, melhor salário, estabilidade, etc. Vai ter ajudar quando pensar em desistir ou achar que não vai conseguir.
Terceiro: escolher os materiais que vai usar para se preparar. Use e abuse dos recursos que a plataforma de estudos te oferecer. Tudo vai te ajudar a se organizar. Organização é fundamental.
Depois é só iniciar seus estudos e cumprir seu cronograma…. O sucesso é certo mesmo que não venha de primeira, mas ele vem. Sou a prova disso !