Aprovado em 1° lugar (CR) no concurso TJ-SC para o cargo de Técnico Judiciário Auxiliar - Curitibanos/SC
TribunaisConfira nossa entrevista com Tácito Tavares De Barros Lima Neto, aprovado em 1° lugar (CR) no concurso TJ-SC para o cargo de Técnico Judiciário Auxiliar – Curitibanos/SC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a). Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tácito Tavares De Barros Lima Neto: Sou formado em Direito, tenho 25 anos de idade e sou natural de Recife.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tácito: Logo após me formar na faculdade, comecei a advogar e percebi rapidamente que não queria seguir nessa profissão. No início, conciliei estudo e trabalho, depois passei a me dedicar apenas ao mundo dos concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tácito: Somente nos primeiros meses advoguei de forma autônoma, e depois passei apenas a estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tácito: Fui aprovado no TJRN, TJSC e TJAL, todos para o cargo de técnico judiciário. No TJRN fiquei distante das vagas imediatas, no TJSC fui aprovado em 1° lugar e no TJAL fiquei bem colocado no cadastro de reserva. Pretendo continuar estudando até alcançar a magistratura.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tácito: Tentei conciliar de forma saudável esses dois mundos e acredito que esse é o melhor caminho. Durante a semana, me esforço ao máximo nos estudos, cumprindo minhas metas diárias de horas líquidas, e, aos finais de semana, procuro um lazer mais tranquilo, momento em que recupero minha energia. Vale lembrar também que continuei fazendo exercícios físicos regularmente, algo que considero fundamental para manter a mente saudável.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Tácito: A grande maioria da minha familia e amigos apoiaram. Contudo, como todo mundo sabe, nem todos acreditam em você, e durante sua trajetória você é obrigado a lidar com as críticas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tácito: No concurso em que fui aprovado em 1° lugar, eu tinha aproximadamente 2 anos de preparação. Quando saiu o edital do TJSC, comecei a focar especificamente nele cerca de 2 meses antes da prova
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tácito: A maior parte da minha preparação foi utilizando PDFs, lei seca e resolvendo muitas questões. A maior vantagem dos PDFs é o tempo que você economiza em relação às videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tácito: Conheci o curso por meio de um amigo, que já havia sido aprovado no DNIT e depois na Receita Federal, e recomendou.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tácito: Para mim, o diferencial da plataforma do Estratégia são os simulados certeiros e as revisões de véspera. Além disso, a qualidade dos professores. Em especial, a professora Adriana Figueiredo, que é a melhor professora de Português que já tive.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tácito: Eu estudava duas matérias por dia. No período pré-edital, estudava de 4 a 5 horas líquidas por dia, divididas igualmente entre as matérias. No pós-edital, estudei de 6 a 7 horas líquidas. Nos finais de semana, optava por descansar.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tácito: Minha revisão era focada em questões da banca do respectivo concurso, aliadas aos resumos do próprio Estratégia, que me auxiliavam bastante.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tácito: Questões são uma parte fundamental para a sua evolução.
É o principal termômetro do seu aprendizado. Aconselho fazer questões todos os dias em que estudar. Em 2 anos, resolvi, em média, 10.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tácito: Português era meu ponto fraco. Mas, graças ao Estratégia e à professora Adriana Figueiredo, esse foi o meu diferencial na prova em que fiquei em 1° lugar na temida FGV.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tácito: Minha semana pré-prova foi focada em ler os principais artigos da banca e nas revisões de véspera do Estratégia. No dia anterior à prova, dediquei todo o meu tempo a ver a Revisão de Véspera.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tácito: Meu principal acerto foi acreditar no processo. Não tive pressa para formar minha base. Sabia que precisava me dedicar e não me preocupei em pular etapas. Meu foco era a constância. Vão ter dias em que você estudará menos ou mais desconcentrado, mas o importante é a constância. Já meu principal erro foi tentar fazer resumos por conta própria. Evoluí muito mais usando os resumos rápidos do Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tácito: Nunca pensei em desistir, mas é absolutamente natural o sentimento de insegurança e dúvida se você vai conseguir atingir seu objetivo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tácito: Meu conselho é: acredite em você mesmo. A disciplina e a constância são muito mais importantes do que a quantidade de horas líquidas. Acredite em você, no seu tempo e no seu processo. Dê o seu melhor dentro da sua realidade. Acredite!