Aprovada em 10° lugar para Agente de Polícia no concurso PC-PE
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)
“[…] Todos que se esforçam podem realizar os seus sonhos. Disciplina, estratégia e determinação são as chaves para o sucesso.”
Confira nossa entrevista com Taciane Vaz de Oliveira Barros, aprovada em 10° lugar no concurso PC PE para o cargo de Agente de Polícia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Taciane Vaz de Oliveira Barros: Sou formada em Engenharia elétrica e Licenciatura em Matemática. Sou Mestre em Engenharia de Sistemas, e atualmente curso Doutorado em Engenharia de Sistemas. Tenho 28 anos e sou natural do Cabo de Santo Agostinho – Pernambuco.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Taciane: A instabilidade financeira que minha empresa estava passando e poderia tirar a renda da minha mãe. Com as vendas caindo, vi a necessidade de investir nos concursos. Meu esposo passou em alguns concursos policiais e acabou me inspirando. O número de vagas também foi um atrativo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Taciane: Eu tenho uma empresa no ramo da confeitaria, cuido dela em home office. Tinha horários livres para estudar durante o dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Taciane: Recentemente fiz o concurso para professor de matemática de Caruaru, fui aprovada, mas fiquei no cadastro reserva na posição 98. Não pretendo continuar estudando no momento. Vou focar nas próximas etapas do concurso da PCPE e no meu doutorado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Taciane: Eu não tinha uma vida social muito ativa, ficava mais em casa e às vezes almoçava na casa da minha sogra aos domingos. Eu moro em Campina Grande – Paraíba, mas minha família e amigos moram em Pernambuco.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Taciane: Sou casada. Tenho dois filhos pequenos, 3 e 6 anos. Todos entenderam, exceto os filhos que estavam sempre comigo. Meu filho ainda mamava durante meus estudos, e minha filha me pintava ou fazia penteados nos meus cabelos. Meu esposo saia com eles nos finais de semana, nos feriados e para eu fazer os simulados do Estratégia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Taciane: Estudei por 3 meses. Quando meus filhos iam para a escola à tarde, eu aproveitava o máximo para estudar. À noite, eu estudava com eles grudados em mim. Fiz meu ciclo de estudos e segui direitinho. Foi bem difícil manter a disciplina por causa das crianças, mas a vontade de vencer me manteve firme.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Taciane: Eu estudei por videoaulas na maioria das vezes, poucas vezes por PDF. Fiz mais de 5000 questões, revisei os conteúdos pelos flash cards de uma ex aluna do estratégia, Carolina. Basicamente foram Videoaulas, PDFs, Resumos por flash cards prontos e todos os dias 20 questões de cada disciplina do ciclo de estudos programado para aquele dia. Fiz o curso de Redação da professora Janaina Arruda e tbm de Adriana Figueiredo. Fiz várias redações e correções com as professoras.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Taciane: Meu esposo usava a plataforma para estudar para os concursos que fez. Mas eu decidi pesquisar sobre os melhores cursos e o Estratégia foi o mais indicado nas pesquisas. Não tive dúvida e o escolhi.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Taciane: O Estratégia fez uma revolução na minha preparação. Adriana Figueiredo mudou o rumo da minha história em português, que professora inteligente, sou fã. As videoaulas mudaram minha visão para esse concurso, eu vim de escola pública, base péssima em muitas matérias, mas o estratégia corrigiu minhas deficiências. Eu queria me declarar para todos os professores.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Taciane: Antes do edital, eu estudava apenas as disciplinas de direito, pois, como de costume nesses concursos, eram as disciplinas com mais questões na prova. Com o edital, tudo veio diferente do esperado. Mas como eu já havia adiantado os principais assuntos de direito, estudei por cronograma as disciplinas de português, matemática, contabilidade, estatística e informática. Todos os dias estudava essas matérias e acrescentava duas de direito. Mesclava com a resolução de questões e revisão por flashcards. Eu estudava de 6 a 10 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Taciane: Iniciei fazendo resumos, mas vi que não daria tempo de fazê-los, aí descobri os flashcards prontos. Comprei um pacote pronto para a PCPE e Revisei por eles. Fiz a maioria dos simulados do estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Taciane: Os exercícios foram a chave para o meu desempenho. Todos os dias eu fazia no mínimo 100 questões da banca. Fiz mais de 5000 questões nos 3 meses de preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Taciane: Contabilidade e direitos. Foram muitas videoaulas, revisões e questões. Silvio Sande um anjo da contabilidade!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Taciane: Eu fazia questões de todas as matérias todos os dias na última semana. Também revisava muito pelos flashcards. Fui para o aulão de véspera do estratégia, foi mágico.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Taciane: Eu vi muitas indicações do curso de redação de Janaina Arruda. Foi um importante investimento na minha preparação. Fiz 2 redações por semana no pós-edital e enviava para a correção. Estudei tudo que poderia cair de atualidades na segurança pública. Cheguei na prova com um bom repertório.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Taciane: Após a prova, iniciei meus treinos. Natação, corrida, barra e treinos na academia. Já tenho alcançado os índices. Eu treino todos os dias, exceto aos domingos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Taciane: Errei em ter tentado resumir as matérias com pouco tempo para estudar. Acertei em revisar por flashcards prontos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Taciane: Quando saiu o edital, eu me assustei com a mudança na disposição das questões e com as novas disciplinas. Deu um pequeno desespero, mas logo tracei a rota, vi os assuntos que mais caiam e comecei a estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Taciane: Aconselho começar com um ciclo de estudos. Depois fazer uma análise dos assuntos mais cobrados por matéria (Fiz no tecconcursos) e começar por esses assuntos. Recomendo as videoaulas para quem nunca teve contato com a disciplina. Fazer questões todos os dias, revisões (recomendo os flashcards prontos para substituir os resumos). Façam os simulados e foquem muito na redação(se tiver no edital). Todos que se esforçam podem realizar os seus sonhos. Disciplina, estratégia e determinação são as chaves para o sucesso.