Aprovada em 19° lugar para o cargo de Técnico Bancário Novo no concurso CAIXA
Concursos Públicos“Para você que está ingressando no mundo dos estudos a mensagem que deixo é a de que você encare esta decisão com muita seriedade e serenidade […]”
Confira nossa entrevista com Suellen Gomes Mafra, aprovada em 19° lugar no concurso CAIXA para o cargo de Técnico Bancário Novo – Macropolo: AM – Polo: Manaus:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Suellen Gomes Mafra: Minha formação é Bacharel em Administração, tenho 34 anos e sou natural de Manaus – AM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Suellen: A decisão de estudar para concursos surgiu à medida que as oportunidades no mercado privado tornam-se cada vez mais escassas e os profissionais estão sendo cada vez menos valorizados. Dessa forma, o concurso público foi visto como o caminho mais promissor no sentido de ofertar os melhores salários e amplas possibilidades de ascensão profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Suellen: Dediquei-me exclusivamente aos estudos durante minha preparação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Suellen: É o primeiro concurso que estou aprovada dentro do limite de vagas. Pretendo continuar seguindo os estudos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Suellen: No pré-edital busquei manter um equilíbrio entre os estudos e vida social. Após a publicação do edital optei pela dedicação exclusiva aos estudos, abdiquei de muitos fins de semana, comemorações e passeios em família e com os amigos. Decidi seguir firme rumo ao objetivo, eliminando quaisquer distrações que pudessem estar em desacordo com meu propósito.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Suellen: Um pensamento muito famoso de Isaac Newton resume o alcance deste objetivo: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.” O apoio de toda minha família foi sem sombra de dúvidas de suma importância para que a decisão de estudar para concursos fosse exitosa. Venho de uma criação onde o valor do estudo e a importância de se obter a aprovação em um concurso público sempre foram pontuados.
Meus familiares são em sua grande maioria concursados. Deste modo, durante toda minha preparação, fui agraciada com muito incentivo e compreensão por parte deles, fatores que sem os quais, não seria possível avançar. A construção desta aprovação possui como alicerce: a segurança, o apoio, o amor, o carinho e incentivo de todos da minha família. Quanto aos amigos é importante buscar estar rodeado daqueles que entendam e respeitem suas decisões, desta forma todos irão entender o motivo do seu afastamento na vida deles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Suellen: Estudei de forma direcionada para a Caixa Econômica durante 7 meses. Durante este período o que me fez manter a disciplina foi saber que a cada dia perdido, caso fraquejasse/esmorecesse, caso não cumprisse as metas estipuladas, seria um dia a mais longe do objetivo. Pensando desta forma, busquei seguir o cronograma à risca.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Suellen: Iniciei as matérias específicas (Conhecimentos Bancários e Atendimento Bancário) lendo os pdf’s e complementando com videoaulas. As matérias de Português, Tecnologia da Informação, Inglês, Estatística e Matemática estudei exclusivamente pelas videoaulas. A vantagem de se estudar por videoaulas reside no fato de que os professores de forma bastante lúdica e sucinta repassam os conteúdos de forma leve, no entanto, assisti-las demanda muito tempo. Estudar pelos PDFs apesar de ser “mais rápido” exige um grau maior de concentração para que os assuntos sejam assimilados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Suellen: Conheci o Estratégia Concursos através da indicação de amigos que foram aprovados nas mais diversas áreas, utilizando os materiais do curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Suellen: Ser aluno do Estratégia foi fundamental, pois os materiais utilizados são extremamente assertivos, nos mostram quais assuntos merecem mais atenção e quais possuem menos incidência em provas, nos tiram da zona superficial e nos permitem aprofundar no conteúdo, fazendo toda diferença. Os pdf’s bem completos, os mapas mentais disponibilizados e os resumos estratégicos me permitiram fechar todo o edital na parte de Conhecimentos Específicos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Suellen: No pré-edital aproveitei para esgotar os conteúdos mais extensos, das partes específicas, quais sejam: Conhecimentos Bancários e Atendimento. Neste momento, alternei entre estas duas disciplinas estudando por volta de 4 horas líquidas diárias. Após a publicação do edital montei um cronograma girando todas as matérias. Neste período optei por estudar 3 disciplinas por dia dando mais ênfase àquelas que foram inseridas no bloco de conhecimentos específicos. Ao final de cada disciplina, resolvia uma bateria de questões para fixação dos conteúdos. Aos domingos, além de cumprir o que havia no cronograma, também passei a inserir os simulados para acompanhar a evolução nas matérias. Neste momento, estudava diariamente por volta de 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Suellen: Minhas revisões eram feitas por meio de mapas mentais, alguns disponibilizados pelo curso e outros confeccionados por mim, resumos, simulados e questões. Os simulados do Estratégia foram extremamente importantes no pós-edital, tanto para me possibilitar treinar como resolver a prova, quanto para medir o desempenho. A nota do meu último simulado foi exatamente a nota que alcancei no certame.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Suellen: Os exercícios são cruciais para a assimilação do conteúdo e para que seja possível pontuar quais tópicos das disciplinas merecem que o estudo seja mais aprofundado. Resolvi mais de 800 questões no período da preparação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Suellen: As matérias de Estatística e Língua Inglesa foram as que mais tive dificuldade. O que me fez superar, sem dúvidas, foram a didática utilizada e a segurança que os professores nos passam nos dando a certeza de que aqueles obstáculos serão superados.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Suellen: Os dias que antecederam a prova foram concentrados na resolução de muitas questões, leitura de resumos e também procurei assistir ao “Hora da Verdade”, dando ênfase às disciplinas às quais tive mais dificuldade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Suellen: Para a prova discursiva dois pontos são fundamentais. O primeiro diz respeito às aulas de Português. Foi necessário absorver com atenção os pontos reforçados pela Professora Adriana Figueiredo para que se discorra sobre o assunto sem que haja fuga ao tema e concatenando as ideias de forma organizada, lógica e correta do ponto de vista gramatical. O segundo ponto, com relação aos argumentos a serem utilizados na discursiva, as aulas do Professor Rodolfo Gracioli foram cruciais/suficientes à medida que os dados apresentados e assuntos explorados nos oferecem um leque de possibilidades, nos tornando aptos a discorrer sobre quaisquer temas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Suellen: O meu principal erro com certeza foi durante muito tempo pensar que a aprovação era uma realidade muito distante, quase inalcançável.
Os principais acertos foram: manter a constância cumprindo o cronograma dia após dia e entender qual o método de estudo seria mais eficaz.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Suellen: Sim. O momento que pensei em desistir foi quando vi o número de vagas ofertadas. Cheguei a pensar que não seria competitiva o suficiente para estar dentro das 27 vagas ofertadas. As principais motivações para seguir, foram mudar minha vida e a de minha família, poder fazer planos a longo prazo e a vontade de fazer parte de uma das maiores e mais respeitadas instituições do país que proporciona grandes oportunidades de crescimento profissional.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Suellen: Para você que está ingressando no mundo dos estudos a mensagem que deixo é a de que você encare esta decisão com muita seriedade e serenidade. Seriedade para manter a constância e serenidade contornar todos os obstáculos que possam aparecer durante a sua preparação.
É justo que muito custe o que muito vale. Sendo assim, todos os esforços empenhados serão decisivos para que você obtenha êxito. Não esmoreça perante as adversidades, por muitas vezes os dias serão compostos apenas por você e seus materiais e acredite: isso basta!
Desejo que você tão logo também possa redigir seu depoimento pós-aprovação. Confie no caminho que você está traçando, ouça as dicas, siga as instruções dos professores e desfrute desta jornada com leveza, sua hora vai chegar!