Aprovada em 2º lugar em sua microrregião do concurso BB para o cargo de Escriturário
Bancária (BB, CEF e Bancos Estaduais)“Meu plano de estudos se baseou na trilha estratégica. Como não dispunha de muito tempo, cerca de 3 a 4 horas, não estudava muitas matérias simultaneamente e não utilizei resumos. Focava na resolução de exercícios e revisão frequente da matéria, através da marcação dos aprovados, para fixação do conteúdo.”
Confira nossa entrevista com Sophia Rodrigues, aprovada em 2º lugar em sua microrregião do concurso BB para o cargo de Escriturário:
Estratégia Concursos: Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Sophia Rodrigues: Atualmente curso o 4º semestre da faculdade de Direito na Universidade Federal do meu Estado. Tenho 19 anos e moro em Corumbá, cidade do interior do Mato Grosso do Sul.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sophia: Já iniciei a faculdade com a mentalidade voltada para o estudo para concursos, pela carreira atrativa e pela experiência com estágios em órgãos públicos, ainda no ensino médio. Com o tempo, se tornou uma realização pessoal.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Sophia: Eu faço faculdade no período noturno e estágio no período vespertino. Reservava o período da manhã e final da noite, quando possível, para o estudo direcionado e intensificava aos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Sophia: O concurso do Banco do Brasil foi a minha primeira tentativa, nunca havia feito outros, exceto provas para estágio e vestibulares.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?
Sophia: Foi uma sensação de surpresa para mim, que costumo ser exigente com desempenho. Não esperava uma colocação tão boa quando saí da prova, mas ao ver meu nome foi gratificante, como se os meus esforços tivessem sido recompensados.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Sophia: Sempre cultivei a disciplina, então não foi tão difícil estabelecer prioridades. Ao mesmo tempo, prezava pelo equilíbrio, por isso nunca abdiquei do tempo necessário para o convívio social, então sempre reservava o tempo dos finais de semana para isso.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Sophia: Eu apenas namoro e ainda moro com meus pais. Minha família sempre entendeu meus objetivos e me incentivou a alcançá-los, especialmente minha mãe que me estimulava a ter foco. Meu namorado me ajudou muito a desenvolver autoconfiança e ter mais tranquilidade.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Sophia: Acredito que sim. Eu mesma tenho foco na carreira jurídica, especialmente Defensoria e Promotoria, mas vi no concurso do BB, devido a remuneração e carga horária, um meio para adquirir certa estabilidade e continuar me dedicando às minhas ambições profissionais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovada?
Sophia: Como não fazia parte dos meus planos iniciais, estudei cerca de 3 meses, desde a abertura do edital.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Sophia: Nesse concurso não. Só tive ciência e decidi prestá-lo após o edital, quando adquiri o material do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sophia: Não me recordo ao certo, devido ao grande nome e reputação, o Estratégia é sempre indicado por outros aprovados, já tive contato com o material estudando para algumas provas de estágio e gostei muito, então foi o primeiro curso que me veio a mente.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Sophia: Devido ao curto tempo, foquei nos cursos em PDF, que por sinal, não deixaram faltar em nada. Sempre tive maior dificuldade em matemática, então nos conteúdos que não estava rendendo, separava um tempo para as videoaulas. Seguia a risca a trilha estratégica, foi de grande ajuda durante o processo.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Sophia: Meu plano de estudos, como havia dito, se baseou na trilha estratégica. Como não dispunha de muito tempo, cerca de 3 a 4 horas, não estudava muitas matérias simultaneamente e não utilizei resumos. Focava na resolução de exercícios e revisão frequente da matéria, através da marcação dos aprovados, para fixação do conteúdo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sophia: Sim, matemática era meu pesadelo. Eu precisei ser estratégica, sabia que não tinha tempo suficiente para superar todas as minhas dificuldades, então foquei nas matérias que tenho mais afinidade para garantir mais pontos, mas não deixei de estudar matemática, pois sabia que não poderia zerar nenhuma disciplina.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Sophia: Só deixei para descansar no dia anterior à prova. Nos outros dias da véspera, acompanhei a revisão do Estratégia pelo Youtube.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Sophia: Felizmente, eu sempre tive facilidade na escrita. Eu leio bastante e no meu estágio, preciso desenvolver peças e mais peças, acredito que esses fatores foram de grande ajuda. Então, foquei em acompanhar notícias e assuntos do mundo bancário, elaborei algumas redações e consegui o resultado de 90 pontos.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Sophia: Acredito que, durante o processo, deixei a ansiedade e nervosismo falarem mais alto, isso prejudicou minha rotina algumas vezes. Também tenho dificuldade de falar não, então isso me tomou um pouco do meu tempo com distrações. Meu maior acerto foi conseguir manter a disciplina e o foco durante o tempo de preparação, manter um ritmo constante e diário foi a base para a aprovação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Sophia: A rotina da semana é exaustiva, principalmente conciliando estudos, faculdade e trabalho, então o cansaço foi um obstáculo. Uma grande dificuldade também foi lidar com ansiedade, estresse e sentimento de insuficiência. Não cheguei a pensar em desistir, mas pensava muito que não conseguiria uma aprovação, e isso gerava desânimo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Sophia: Sinceramente, assumir um cargo público, com todos os benefícios inerentes a ele foi a motivação. Já que meu maior objetivo é a carreira jurídica, enxerguei esse concurso como uma escada para chegar lá, então a motivação estava não nesse concurso em si, mas nos próximos que virão.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sophia: Eu mesma iniciei os meus estudos para concursos de minha área agora, ainda estou formando a base. O conselho, então, que daria para mim mesma é que não há um único segredo, precisamos saber o que funciona para cada um e principalmente, saber aproveitar e ver com leveza todo o processo.