Aprovada em 75° lugar no concurso PP-BA para o cargo de Agente Penitenciário
Concursos Públicos“Respeite os seus limites, mas faça. Faça pouco um dia, mais um pouquinho no outro e no terceiro, dedique-se ao máximo. Seja constante, ainda que nas instabilidades.”
Confira nossa entrevista com Sofia Andrade Almeida, aprovada em 75° lugar no concurso PP-BA para o cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sofia Andrade Almeida: Sou formada em direito, tenho 28 anos e sou de Aracaju-Sergipe.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sofia: Desde a faculdade, possuía esse desejo. Porém, depois de graduada, comecei a advogar. Não me identifiquei com a instabilidade da profissão, de modo que o concurso público me atrai muito neste ponto.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Sofia: Sim, além de estudar para concursos, advogo na área criminal. Conciliar as tarefas não é fácil, por isso precisei diminuir a demanda da profissão e estabelecer turnos para a dedicação a cada uma delas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Sofia: Esta foi a minha primeira aprovação. Iniciei estudando para o cargo de Técnico de Tribunais, mudei para a carreira policial, e hoje só irei parar quando me tornar Delegada.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sofia: A dedicação aos concursos exige que se aprenda a dizer “não”, no entanto, a vida social é fundamental e não pode ser extinta completamente. Tenho exercitado isso cada vez mais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Sofia: Minha família desempenha papel fundamental nessa caminhada, me apoiando mas também me cobrando muita dedicação. Os amigos passaram a compreender minhas prioridades no decorrer do tempo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sofia: Meu verdadeiro foco vem sendo para o cargo de Delegado, por isso consegui compatibilizar as matérias. Quando estava mais próximo à data da prova, estudei as matérias específicas deste concurso.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Sofia: Utilizei principalmente os materiais em PDF, os quais me proporcionaram menos tempo e maior concentração, visto que são o grande forte do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sofia: Através de uma amiga que estuda para concurso a mais tempo do que eu.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Sofia: Sim, utilizei outro curso. O que me levou a preferir o Estratégia foi a qualidade dos seus materiais em PDF.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Sofia: Sim, fiz poucos concursos para a carreira de Tribunais, mas não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Sofia: Sim, comecei a progredir no edital, uma vez que utilizava menos tempo para estudar o mesmo assunto. Os materiais em PDF são didáticos, aprofundados e de fácil compreensão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Sofia: Organizei meu cronograma de estudos com a ajuda de um mentor, de modo que estudo cerca de 3 horas líquidas por dia, intercalando as matérias com progressividade, para evitar excesso de fadiga.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Sofia: Sempre grifei os pontos mais importantes do material, de forma que nas revisões eu retornava apenas para aqueles destaques.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sofia: Além da resolução e leitura dos gabaritos das questões do próprio material, também respondi outras da plataforma de questões. Quando finalizava um assunto, sempre respondia uma média de 35 questões apenas sobre ele.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sofia: Português. As regras gramaticais são meu fraco, por isso tive que estudar por videoaula.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sofia: Na semana da prova, utilizei o meu próprio material de revisão, mas no dia anterior eu assisti toda a Revisão de Véspera do Estratégia pelo Youtube.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Sofia: Havia feito um curso a parte apenas focado em provas discursivas, há um tempo, e me mantive sempre treinando até a prova. Treinar a escrita é crucial.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Sofia: O meu principal erro foi a procrastinação e o acerto foi o estabelecimento de metas de estudo diárias, de acordo com a minha possibilidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sofia: A cada reprovação eu pensava em desistir, mas comecei a encarar os estudos como a minha prioridade e, então, ainda que desanimada, eu não desisti.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sofia: Respeite os seus limites, mas faça. Faça pouco um dia, mais um pouquinho no outro e no terceiro, dedique-se ao máximo. Seja constante, ainda que nas instabilidades.