Aprovada em 8° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social - Porte Velho (RO)
Previdenciária (INSS, PREVIC)“Tenha paciência, respeite o processo, mas também faça a sua parte para encurtar esse caminho, se possível. Tenha disciplina, não procrastine […]”
Confira nossa entrevista com Sarah Naiara de Oliveira Gomes, aprovada em 8° lugar no concurso INSS para Técnico do Seguro Social – Porte Velho (RO):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sarah Naiara de Oliveira Gomes: Olá, meu nome é Sarah, tenho 34 anos e sou formada em Direito pela UEPB. Nasci em Porto Velho-RO, mas desde bebê moro em Campina Grande-PB. Sou advogada, porém, optei por estudar para concursos depois de formada.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sarah: Influência de parentes e amigos que eram concursados ou estudavam para concursos, bem como a incompatibilidade com a advocacia. Nunca me atraiu a ideia de advogar, não me identificava com a advocacia e procurava um trabalho que me desse um bom retorno financeiro, com uma certa tranquilidade e segurança.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Sarah: Advoguei um pouco, de forma autônoma, porém, o meu foco principal eram os estudos para concursos. Não conseguia conciliar rsrs quando eu pegava algum caso, ficava só nele até resolver. Por isso mesmo que ano passado deixei de lado a advocacia pra estudar com exclusividade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Sarah: Esta é a minha primeira aprovação nas vagas: Técnico INSS 2022 8º RO. Fui aprovada em outros concursos, mas apenas para formação de cadastro de reserva: Técnico MPU 2018 (1253º DF); Analista Judiciário TJPE 2017 (61º); Analista MPU 2013 (43º PB). Pretendo sim continuar os estudos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sarah: Vida normal até sair algum edital de prova. Apenas restringia as saídas no pós-edital. Mas também nunca fui de sair muito. A minha vida social se limitava a ir à igreja e participar de alguma reunião familiar ou encontrar algum amigo de vez em quando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Sarah: Sim, sempre tive bastante apoio, especialmente dos mais próximos. Minha família sempre me apoiou e incentivou, com destaque para o meu pai que era concursado (Oficial de Justiça) e é o meu maior incentivador e mentor. Os amigos sempre entenderam e davam apoio. Já houve quem me criticasse ou desencorajasse, mas nunca dei muita importância a tais opiniões. Acredito que você deve saber escolher a quem ouvir e quais opiniões terão relevância na sua vida.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sarah: Estudo há muito tempo para concursos, aproximadamente 10 anos. Porém, especificamente para o concurso do INSS estudei por 2 anos. Comecei a estudar em 2019 e estudei todo o conteúdo do edital anterior naquele ano. Como não havia previsão de saída do edital para logo, passei a estudar para outros concursos em 2020 e 2021. Só em 2022 que retornei a estudar para o INSS, tendo em vista as notícias de que o edital sairia nesse ano.
Manter a disciplina não é algo fácil, mas é algo que você aprende a fazer diante da necessidade. Eu me encontrava numa fase da vida que não podia mais me dar ao luxo de perder tempo e não estudar, por isso procurei dar o meu melhor, fazendo o que estivesse ao meu alcance para conseguir a aprovação. Claro que eu não fui perfeita e tenho plena convicção da obra de Deus na minha vida me dirigindo e capacitando. Sou muito grata a Ele por tudo!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Sarah: Na preparação para o concurso do INSS, utilizei exclusivamente os materiais do Estratégia Concursos. Em 2019, eu comecei estudando Previdenciário pelos PDFs. Estudei todo o conteúdo lendo a teoria e resolvendo as questões. Depois, utilizei a Trilha Estratégica Sprint 70% a 90% e estudei todo o conteúdo do edital (inclusive Previdenciário novamente), seguindo as tarefas da trilha, que consistia basicamente em leitura de lei seca, teoria (PDFs), resolução de questões (PDFs e site de questões) e alguns relatórios do Passo Estratégico. Preciso registrar que eu amei a Trilha Estratégica! Pra mim, era maravilhoso já ter todo o direcionamento do estudo e não me preocupar com o que eu deveria estudar em um determinado dia ou em relação a uma matéria específica. Bastava seguir as tarefas da Trilha. É uma ferramenta sensacional!
Após encerrar todas as tarefas da Trilha, eu dei uma pausa nos estudos para o INSS. Voltei a estudar para este concurso em 2022. Dessa vez, resolvi mudar o método de estudos. Sentia que eu precisava me aprofundar um pouco mais nas matérias, para tentar conseguir um percentual maior de acertos, comparado com o que eu vinha obtendo em outros concursos que havia feito. Assim, passei a estudar por videoaulas. Mais uma vez iniciei pela matéria de Previdenciário, assisti todas as aulas e depois passei para as demais matérias. Porém, em relação às outras matérias, não assisti todas as videoaulas, foquei nos assuntos que tinha mais dificuldade e que precisava melhorar o percentual de acertos, em especial, Português, Raciocínio Lógico e Informática. Nas matérias de Direito, já tinha uma maior facilidade, então foquei na leitura de lei seca e resolução de questões. Vale mencionar que também li a lei seca referente à matéria de Previdenciário (principais artigos) e resolvi novamente as questões dos PDFs de todas as matérias.
Acredito que cada forma de estudo tem suas vantagens e desvantagens. Você precisa experimentar os materiais e ver o que funciona pra você e atende melhor às suas necessidades. Por exemplo, gosto muito de estudar pelos PDFs, até porque é um estudo mais rápido e conciso. Porém, vale a pena também estudar por videoaulas se você deseja entender melhor uma matéria. No meu caso, por exemplo, só consegui aprender alguns assuntos de Raciocínio Lógico após assistir as videoaulas. Português também, apesar de ser muito extenso o curso, ajudou-me bastante a compreender melhor a matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sarah: Através da indicação de uma prima minha (Monique), que também estudava para concursos. Na verdade, já tinha ouvido falar do curso, mas foi por causa da recomendação dela que decidi comprá-lo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Sarah: Sim, como já estudo há bastante tempo, utilizei outros materiais. No início, eu estudava para cargos de carreira jurídica, mas não havia um material tão bom e organizado como o do Estratégia. E se tinha eu não podia comprar porque era caro demais rsrs.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Sarah: Sim, fiz vários, mas nunca alcancei a aprovação. Não conseguia passar para a segunda fase dos concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Sarah: Sim, coincidiu com uma fase da minha vida em que estava mais focada nos estudos e os materiais do Estratégia caíram com uma luva, dando-me todo o suporte e conhecimento necessários para alcançar a aprovação. Gosto muitos dos materiais em PDF, são bem elaborados, com conteúdo suficiente, bastantes questões…. O acesso ao Estratégia Questões é uma ótima ferramenta que auxilia bastante na preparação. Fiz um bom uso também dos Simulados. Mas como falei acima, a ferramenta que mais gostei foi a Trilha Estratégica.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Sarah: Em 2019, iniciei os estudos só por Previdenciário. Depois que concluí a matéria, segui a Trilha Estratégica, como falei, estudando 2 ou 3 matérias por dia. Em 2022, também iniciei pelas videoaulas de Previdenciário e após finalizar todo o curso, passei para as outras matérias, revisando também Previdenciário. Nesse período, estabeleci um ciclo de 2 matérias por dia antes do edital e 3 matérias ao dia no pós-edital. Estudava o que conseguia na quantidade de tempo disponível. Geralmente, estudava de manhã e de tarde, com exceção da reta final (adentrava na noite também às vezes). Contudo, a quantidade de horas líquidas chegava no máximo a 4 ou 5 horas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Sarah: Fazia revisões pelos resumos e mapas mentais disponibilizados pelo Estratégia. Também resolvi muitas questões e respondi todos os simulados do pós-edital. Além disso, preparei um material de revisão no estilo de um caderno de erros, com as alternativas corrigidas das questões que errava e alguns tópicos que precisava decorar. Utilizei este material principalmente nos últimos dias antes da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sarah: Importância fundamental. Acredito que foi o que de fato me ajudou a fixar o conteúdo. Respondi milhares de questões (aproximadamente 10 mil só nos sites de questões), considerando todos os anos de estudo. Porém, especificamente para o concurso do INSS, resolvi duas vezes as questões dos PDFs (Previdenciário 3 vezes) e quase 2 mil nos sites de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sarah: Raciocínio Lógico e Informática. Li a teoria (PDFs completos), assisti as videoaulas (RLM tudo e Informática metade – reli a teoria da outra metade pelos PDFs simplificados) e fiz muitas questões, revisando também por resumos e mapas mentais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sarah: Respondi e corrigi o último simulado, assisti a aula 70 pontos de Direito Previdenciário disponibilizada no YouTube, terminei de revisar alguns assuntos de Previdenciário, Português e Informática por resumos e questões e li o material de revisão de todas as matérias. Foi uma semana um pouco conturbada, porque tive que me preparar para viajar para Porto Velho, arrumar a mala, teve a própria viagem que durou quase um dia inteiro e ainda o jogo do Brasil na quinta-feira ????. A duração dos estudou variou de 5h40 na segunda a 50 min na quarta (dia da viagem). Também estudei no sábado (4h).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Sarah: Principais erros: 1) Falta de foco e começar por concursos “grandes”. No início eu não tinha uma definição do cargo que almejava e fiz diversos concursos, envolvendo carreira jurídica, cargos de nível superior (Direito) e nível técnico. Assim, não conseguia alcançar resultados satisfatórios (não passava para segunda fase). Apenas quando deixei de estudar para carreira jurídica e resolvi focar em concursos “menores”, que comecei a melhorar a minha pontuação e me classificar em alguns concursos (cadastro de reserva). 2) Falta de disciplina no começo. Procrastinava muito e tinha dificuldades pra dormir e acordar cedo (ainda tenho um pouco ????, mas já melhorei bastante). Assistia muitas séries e filmes, o que consumia uma boa parte do meu tempo. Hoje em dia ainda assisto às vezes, mas faço isso apenas nos momentos de lazer, sem comprometer o horário de estudos. 3) Não fazia revisões no início. Não sabia que precisava revisar (inocente), só queria avançar no conteúdo sem rever o que já tinha estudado e não resolvia muitas questões.
Principais acertos: 1) Focar no concurso do INSS por 2 anos. Não fiz nenhum outro concurso nesse período, para não mudar a direção dos estudos, o que não foi fácil, pois tive que abrir mão de boas oportunidades, mas valeu a pena. 2) Deixar de advogar ano passado. Recusei algumas propostas de trabalho para focar nos estudos, porque sabia da minha dificuldade de conciliar estudos com trabalho. 3) Revisar bastante, seja pela repetição do estudo, utilizando diferentes métodos (PDFs e videoaulas), seja pela resolução de muitas questões (inclusive simulados), além da utilização do material de revisão.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sarah: Várias vezes rsrs inclusive, 2022 seria o último ano em que eu iria estudar para concursos (pelo menos com exclusividade), caso não obtivesse algum resultado positivo. Sei que não é bom estabelecer metas tão drásticas, mas já estava muito cansada e questionando se realmente deveria continuar nesse propósito. Graças a Deus, obtive um bom resultado nesse concurso e renovei as minhas forças para continuar estudando se desejar. A minha maior motivação veio da convicção de que este era realmente o meu caminho, por uma direção de Deus, bem como pelo apoio da minha família, especialmente do meu pai, que sempre me motivou a estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sarah: Não tenha pressa! O caminho para a aprovação pode ser rápido, mas também pode ser mais longo do que você pensa ou deseja. Tenha paciência, respeite o processo, mas também faça a sua parte para encurtar esse caminho, se possível. Tenha disciplina, não procrastine. A procrastinação é algo terrível, que pode atrapalhar muito os seus estudos e adiar o seu sonho. Tenha equilíbrio. Não viva só para estudar. Saiba respeitar o seu corpo e descansar quando for preciso. Momentos de lazer não são um luxo, mas uma necessidade. Cuidado com a sua saúde mental! A ansiedade é um mal comum entre os concurseiros, eu mesma sofri muito com isso. Por isso, cuide-se e procure ajuda profissional se for necessário. Finalmente, não desista, persista! Se este é realmente o seu sonho, continue até alcançar a sua aprovação. Tudo é possível ao que crê (e se esforça)!