Aprovada em 3° lugar no concurso TJ RJ para o cargo de Técnico Judiciário na 11ª Região
Tribunais“Antes de conhecer o Estratégia, usava aquelas apostilas aleatórias de banca de jornal. É óbvio que a diferença foi nítida! O material é muito completo, você tem segurança de que está se preparando em alto nível.”
Confira nossa entrevista com Sara Pereira, aprovada em 3° lugar no concurso TJ RJ para o cargo de Técnico Judiciário na 11ª Região:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Sara Pereira: Sou formada em Relações Internacionais, tenho 29 anos e sou de Iguaba Grande, Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sara: Costumo dizer que os concursos públicos eram minha última opção. Me formei na Universidade Federal de Pelotas em 2014, e meu plano inicial era seguir a carreira acadêmica. Entretanto, minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama no início de 2015, e optei por permanecer no interior do Rio de Janeiro para acompanhá-la em seu tratamento. De toda forma, precisava me sustentar, mas tive dificuldades na minha colocação no mercado de trabalho, e os empregos que tive na iniciativa privada não tinham remuneração compatível com os investimentos que recebi dos meus pais em educação ao longo da minha vida. Desde então comecei a estudar para concursos, pois sabia que não precisaria me preocupar mais com o que pensariam de mim em uma entrevista de 5 minutos onde me conheceriam apenas superficialmente, mas sim com o conhecimento que eu conseguisse demonstrar ter na prova, usando como ferramenta para construí-lo algo que Deus já tinha me dado, que era aptidão para os estudos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Sara: Eu trabalhava e estudava. Durante a semana estudava depois que chegava do trabalho, e no sábado estudava nos turnos da manhã e da tarde. Como ficava cerca de 3h por dia no transporte público, eu aproveitava o deslocamento para o trabalho e o horário de almoço para revisar assuntos já estudados ou para assistir às programações extras do Estratégia. Nem sempre era possível estudar no ônibus lotado, mas transformei essa dificuldade em uma fonte de motivação também!
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Sara: Em 2015 fiz o concurso para a Prefeitura de Arraial do Cabo, onde sirvo desde 2019. Foi minha primeira aprovação, logo no início da minha preparação. Depois que me tornei servidora passei a estudar com mais foco. Como tenho uma rotina exaustiva devido à distância do trabalho, queria passar para um outro cargo público, que me proporcionasse condições financeiras adequadas e mais tempo para estudar para alguma Carreira de Estado. Com foco no cargo de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, de 2019 para cá fui aprovada em 5 concursos: Processo do IBGE – 2019 (coordenador censitário, 2ª posição), FAETEC- 2019 (agente administrativo, 2ª posição), Prefeitura de Iguaba Grande – 2021 (oficial administrativo e inspetor de alunos, 5ª e 7ª posições, respectivamente), Prefeitura de Cabo Frio – 2021 (fiscal fazendário, 42ª posição). Por último, fui aprovada no tão aguardado TJ-RJ (em 3ª ou 4ª posição, pelo resultado preliminar).
Sigo estudando, pois agora minha meta é conquistar meu cargo de ensino superior.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Sara: Abdicava de eventos durante a semana, pois a disciplina em cumprir a carga horária é essencial. Quem estuda e trabalha precisa ser bastante organizado com o tempo. Porém, sempre mantive meus domingos livres, então estava sempre com minha família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Sara: Sou casada, mas não tenho filhos (ainda)! Meu esposo sempre me apoiou muito na minha caminhada. Ele foi essencial para minha aprovação, pois além de compreender e respeitar as horas de dedicação aos estudos, ele ainda cuidava da maior parte das tarefas de casa ao longo da semana, para que eu conseguisse estudar. Ele é o meu coach particular!
Meus pais também sempre me incentivaram. No início, eles que compravam meus materiais e pagavam as viagens que eu fazia para realizar provas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Sara: Estudei por aproximadamente dois anos. Como o concurso foi suspenso em 2020 por conta da Pandemia, é claro que a intensidade na preparação oscilou, mas “o segredo do sucesso é a constância no objetivo”! Sempre que desanimava, eu procurava me lembrar dos benefícios do cargo, dos motivos pelos quais eu comecei essa jornada. O momento mais difícil que tive ao longo da preparação foi o falecimento da minha mãe em maio de 2021. Fiquei 15 dias sem estudar, mas depois voltei com ainda mais garra, pois sabia que era o que ela gostaria que eu fizesse!
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Sara: Nas matérias básicas, fui direto para o PDF. Nas específicas do Direito, como não sou da área, precisei assistir ao curso em videoaula primeiro para me familiarizar com o conteúdo, mas depois encarei os PDFs também! A vantagem do PDF é que você avança mais rápido no conteúdo, e eu conseguia revisá-los sem precisar fazer anotações, apenas marcando o que é mais relevante. Já as videoaulas eram excelentes nos pontos em que ficava mais perdida, pois os professores conseguem esmiuçar o conteúdo, e na hora da prova dá para ouvir a voz deles na nossa mente, como se fosse um mantra! Para revisar também usava as aulas em áudio, lei seca, mapas mentais ou resumos dos professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sara: Conheci pesquisando materiais para preparação na Internet. Os resultados dos alunos do Estratégia falam por si.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Sara: Antes de conhecer o Estratégia, usava aquelas apostilas aleatórias de banca de jornal. É óbvio que a diferença foi nítida! O material é muito completo, você tem segurança de que está se preparando em alto nível.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Sara: Como eu já tinha algum nível de conhecimento nas matérias básicas, meu ciclo contemplava todas as matérias do edital, 9 no total. Antes do edital e durante a suspensão do concurso eu estudava cerca de 2h líquidas à noite durante a semana, e mais ou menos 4h no sábado. Alternava as matérias de hora em hora.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Sara: Não tinha um esquema muito rígido de revisões, mas tive tempo de rever o edital várias vezes. Nos meses que antecederam a retomada do concurso estava fazendo revisões de 7 e 30 dias. Fazia muito resumo escrito no início da preparação, quando precisava assistir às videoaulas, mas quando estava mais avançada apenas grifava os PDFs e anotava só o que era essencial, em notas pequenas. Após o edital de retomada também fiz vários simulados do Estratégia. Os simulados foram muito importantes para montar a minha estratégia de resolução da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sara: A resolução de questões é essencial, afinal, passa quem acerta mais questões! Fiz mais de 17 mil questões ao longo da preparação, além de montar cadernos de erros para cada disciplina, o que me direcionava para o que eu precisava dar mais atenção.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sara: Eu tive muita dificuldade para estudar Direito Processual Civil, tanto por ser bastante abstrato e distante da minha realidade, como por ter sido abordado um conteúdo imenso no edital! Superei essa dificuldade estudando com toda humildade do mundo, videoaula por videoaula, PDF por PDF, sem pressa. Dediquei mais tempo a essa disciplina. No final eu ainda não possuía 100% de compreensão da matéria, mas os acertos estavam acima de 90%. Isso fez com que eu fosse segura para a prova.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sara: Eu procurei dar o meu melhor. Estava muito ansiosa, mas não podia desperdiçar todo tempo que investi na preparação. Tirei férias do trabalho, aumentei a carga horária de estudos (de 6 a 9h líquidas), procurei cuidar mais da minha alimentação e manter a atividade física com regularidade. Na semana anterior a da prova fiz uma revisão geral de cada matéria, e na semana da prova revi todos os assuntos do edital por questões, além de acompanhar toda programação de reta final do Estratégia. Assisti ao aulão de véspera, e no dia da prova ainda reli minhas notinhas.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Sara: Como minha rotina era muito puxada, eu falhava bastante com relação a cumprir a carga horária de estudos prevista, devido ao cansaço mesmo. Apesar disso, acredito que meu maior acerto tenha sido continuar apesar dessas circunstâncias desfavoráveis. A constância nos faz superar a escassez de tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sara: Não pensei em desistir em nenhum momento! Algumas vezes cheguei a chorar estudando, de tão cansada da rotina, mas a esperança de conquistar um cargo que proporcionasse mais qualidade de vida para mim e minha família me fazia prosseguir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sara: Tenha fé, seja resiliente e confie no seu propósito. Multiplique seus talentos. Não se compare, pois o que Deus tem para você é único. Use as ferramentas certas no processo e não desista quando as dificuldades ou as reprovações vierem. Como a Bíblia diz em Eclesiastes 11:16: “Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.” Não há fórmula mágica, mas muitas horas de estudo, dedicação, foco e fé!