Aprovada em 2º lugar no concurso Funsaúde para o cargo de Bibliotecário
SaúdeExecutivo (Administrativa)
“Eu aconselho paciência, principalmente consigo. Às vezes, a gente se cobra demais e não valoriza as pequenas conquistas: o conteúdo que conseguiu aprender, ou que acertou mais questões no dia anterior. Também aconselho a se dar um tempo: vai ter dias que você vai sentar para estudar e não vai conseguir, não vai assimilar nada e, por isso, vai se frustrar. Nesses dias, faça outra coisa”.
Confira nossa entrevista com Sara Larissa Oliveira de Souza, aprovada em 2º lugar no Concurso Funsaúde para o Cargo de Bibliotecário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Sara Larissa Oliveira de Souza : Meu nome é Sara Larissa, sou formada em Biblioteconomia e sou Especialista em Pesquisa Científica, tenho 32 anos e sou de Fortaleza, Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sara: Antes de começar a graduação, eu tentei o concurso do INSS, mas não lembro em que ano foi. Depois, não pensei mais no assunto e passei a estudar pro vestibular. Foi só durante a graduação que eu comecei a pensar em concurso novamente, pois na minha área de formação havia as melhores oportunidades. Porém, realmente só passei a estudar de verdade depois que me formei, de 2015 pra cá.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Sara: A maior parte desse período, eu fui autônoma. Trabalho com normalização e orientação de trabalhos acadêmicos e, dessa forma, foi mais fácil conciliar estudos e trabalho. Mas, nesses 7 anos (2015 a 2021), também trabalhei dois anos como bolsista do CNPq e 7 meses de carteira assinada em uma empresa de engenharia.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Sara: Eu estive bem colocada em alguns concursos, no entanto, os concursos para bibliotecário normalmente tem poucas vagas. Eu fiquei em 3º lugar no concurso da UECE, em 7º lugar no concurso da UFC de 2017, em 11º no IFCE, acho que no ano de 2017 também. Porém, todos esses concursos eram uma ou duas vagas, então não fui chamada pra nenhum deles. Sinceramente, eu não sei se quero continuar estudando pra concursos, acho que agora vou investir em um mestrado, em cursos de formação e aperfeiçoamento, produzir artigos, quero investir meu tempo em outras coisas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Sara: Eu saía com meus amigos, com minha família, mas, nos períodos em que saía o edital, focava mais em estudar. No entanto, procurava manter minhas atividades físicas e também sempre tinha um dia de folga.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Sara: Não sou casada e não tenho filhos. Minha família me apoiava, ajudavam-me nas tarefas domésticas, evitavam barulho perto do meu local de estudos. Meus amigos também entendiam minha caminhada, até porque, muitos deles também estudam para concurso, alguns me apoiaram financeiramente também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Sara: Especificamente, para esse concurso, estudei por 4 meses e o que me ajudou a manter a disciplina foi meu grupo de estudos, saber que eu tinha compromisso com outras pessoas me deixou mais disciplinada.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?
Sara: Assisti às videoaulas para parte de legislação do SUS, raciocínio lógico e português. Já o conteúdo de atualidades e biblioteconomia, estudei pelo material em PDF do Estratégia. Entretanto, o que eu mais fiz foi responder questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sara: Não lembro exatamente quando conheci, mas comecei a estudar pelo canal do YouTube, no ano de 2018, quando me preparava para o concurso da Secult-CE.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Sara: Sim, utilizei material de outro curso na área específica de Biblioteconomia, mas não gostei. O material era muito resumido e as questões muito antigas e sem comentários.
Estratégia: O concurseiro já se dedica tanto hoje para ser aprovado e investe bastante! Imagine chegar na prova e ver questões que abordam assuntos que o professor nem abordou nas videoaulas ou no material em PDF. Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Sara: Sim, fiz outros concursos, fiquei até bem colocada, mas não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Sara: O que mais me ajudou foi o conteúdo do material em PDF, já que era muito difícil encontrar um material bom na área de biblioteconomia para concursos. Normalmente, eu tinha que estudar com os livros e textos da graduação e era muito demorado por conta da extensão do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Sara: Eu tinha dificuldade em montar plano de estudos, então pedi a uma amiga e ela me ajudou a montar o meu. Eu dividia a matéria por dias. No caso do concurso do Funsaúde, era um dia pra cada matéria e resolução de questões. No sábado, só resolvia questões de todos os conteúdos vistos durante a semana.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Sara: Não fazia exatamente resumos, eu anotava algumas informações chave em post it e colocava na parede de frente para mesa que estudo para ficar sempre relendo e também respondia bastante questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sara: Os exercícios ajudaram demais, principalmente, para conhecer a banca e não ser pega de surpresa na hora da prova. Agora, realmente não faço ideia de quantas questões já fiz, com certeza foram mais de mil.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sara: Sempre tive dificuldade em português. Resolvi fazer um curso de português na universidade em que me formei para ajudar.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sara: Eu estava estudando o dia inteiro: atrasei meus trabalhos, recusei todos os convites para sair, parei de treinar. Estudava de 11h da manhã às 22:30h da noite, com intervalos pra comer apenas, até o dia antes da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.
Sara: Os erros, eu diria que foram o tempo perdido com redes sociais, por exemplo, ou procrastinação para estudar um conteúdo que eu não gostava. Mas, no mais, o que acontecia não era exatamente erros: na trajetória de estudar para concurso, muitas vezes, bate o desânimo e, por muitas vezes, deixei de acreditar em mim e parei. Eu passei quase estudando espaçadamente, principalmente, no ano passado, com a pandemia, tudo ficou um pouco confuso. Com relação a acertos, creio que foi me dedicar a entender como funciona a banca da prova que eu ia fazer e responder questões dela, ajudou muito.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sara: Acho que todo mundo que estuda para concurso pensou em desistir em algum momento, porém continuei, porque desejo algo melhor para mim e porque quero oferecer uma vida melhor para minha mãe.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sara: Eu aconselho paciência, principalmente consigo. Às vezes, a gente se cobra demais e não valoriza as pequenas conquistas: o conteúdo que conseguiu aprender, ou que acertou mais questões no dia anterior. Também aconselho a se dar um tempo: vai ter dias que você vai sentar para estudar e não vai conseguir, não vai assimilar nada e, por isso, vai se frustrar. Nesses dias, faça outra coisa. Leia um livro diferente, veja um filme, ou simplesmente saia um pouco. A mente também precisa descansar. E sempre faça atividade físicas, ajuda demais.