Aprovada em 1º lugar da 11ª região para o cargo de Técnico Judiciário
Tribunais“No começo eu estudava pelas trilhas estratégicas, quando elas terminaram eu passei a rever os PDFs e assistir as videoaulas. Agora na reta final, usei muito os PDFs resumidos, os mapas mentais e os resumos.”
Confira nossa entrevista com Sabrina Vieira Bastos, aprovada em 1º lugar da 11ª região para o cargo de Técnico Judiciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a). Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sabrina Vieira: Tenho 35 anos e sou natural de Saquarema (RJ).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sabrina Vieira: Eu sempre desejei a tão sonhada estabilidade, segurança e qualidade de vida.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Sabrina Vieira: Eu trabalhava como Oficial Administrativo no Município de Araruama (RJ), e estudava à noite, finais de semana, feriado, toda folga que tinha. No início, estudava também no horário de almoço.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Pretende continuar estudando?
Sabrina Vieira: O Estratégia concursos foi uma benção, conheci através do Projeto Saindo do Desemprego, com ele consegui passar no concurso do Município de Araruama, para o cargo de Oficial Administrativo, no ano de 2019. Agora, passei para o Cargo de Técnico Judiciário do Rio de Janeiro-11º Região, no primeiro lugar. Pretendo continuar estudando, para Analista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sabrina Vieira: Minha vida social era quase inexistente, durante o período de suspensão do concurso dei uma respirada, mas quando retomou o edital, me dediquei exclusivamente. Meu trajeto era casa/trabalho, trabalho/casa. Nas duas semanas antecedentes à prova tirei férias, e estudei exclusivamente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Sabrina Vieira: Sou Solteira, sem filhos. Moro com minha mãe e tive o apoio dela, o que me permitia estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sabrina Vieira: Eu comecei a estudar em dezembro de 2019. Durante a pandemia o concurso esteve suspenso e no ano de 2020 pude colocar em dia as trilhas estratégicas. Em janeiro de 2021, suspendi os estudos, pois não havia previsão de prova, só retornando quando retomou o edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Sabrina Vieira: Eu usei os PDFs, videoaulas, resumos, mapas mentais, PDF resumido, e questões. Assisti a revisão de véspera no Youtube.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sabrina Vieira: Conheci através de uma amiga concurseira.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Sabrina Vieira: Esse foi o primeiro curso que tive, antes comprava apostilas e buscava conteúdos avulsos na Internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Sabrina Vieira: Foi uma grande diferença, eu fiquei muito mais preparada e familiarizada com o conteúdo programático, passei a responder questões com mais agilidade.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Sabrina Vieira: No começo eu estudava pelas trilhas estratégicas, quando elas terminaram eu passei a rever os PDFs e assistir as videoaulas. Agora na reta final, usei muito os PDFs resumidos, os mapas mentais e os resumos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Sabrina Vieira: Eu fazia os meus esquemas à medida que ia estudando. Não fiz nenhum simulado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sabrina Vieira: Eu fiz todos os exercícios propostos no PDF e ainda usei o aplicativo de questões. São um termômetro e ajudam a fixar o conteúdo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sabrina Vieira: A parte de legislação específica era a mais difícil para mim, confiei nas dicas dos professores e deu super certo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sabrina Vieira: Nessa semana utilizei o tempo para revisar tudo que pude. E ainda estudei no dia da prova, dando aquela última “olhadinha”.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Sabrina Vieira: Acho que foi tudo aprendizado, gostaria de ter estudado mais, porém não tinha tempo livre. Ficava aflita pois tinha muito conteúdo à minha disposição e não consegui usufruir de tudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sabrina Vieira: Na última semana sempre pensava, se eu não passar agora, não tentarei mais TJ. Era um sonho, agora é uma realidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sabrina Vieira: Eu aconselho a não desistirem dos seus sonhos, por mais que pareça difícil a sua hora vai chegar. É preciso se dedicar ao máximo, pois os concorrentes estão cada vez mais preparados, deem o seu melhor, renunciem o que puderem, porque no futuro tudo será recompensado. Além disso, com esforço e dedicação haverá aprimoramento e estarão cada vez mais sábios e inteligentes.