“Eu diria para não estudarem sozinhos, sugiro que contratem o Estratégia CFC, porque terão uma preparação guiada e focada para o exame e não vão precisar ficar assistindo a videoaulas aleatórias na internet, que pela minha experiência não vão ajudar a absorver o assunto […]”
Confira nossa entrevista com Sabrina Arieli Santos Assunção, aprovada no Exame CFC 2024.1:
Estratégia: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Sabrina Arieli Santos Assunção: Tenho 27 anos e sou de Ananindeua/PA, me formei em contabilidade no ano de 2021, na universidade da Amazônia. Sou aluna FIES, quando comecei a faculdade, ganhava R$ 400,00 mensais e pagava R$ 200,00 de faculdade. Foram momentos difíceis, mas conforme o tempo foi passando, as coisas foram melhorando e eu percebi que a contabilidade tinha vindo pra mudar a minha vida.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Sabrina: Eu trabalhava também, sou empreendedora, então foram dias bem corridos por aqui.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Sabrina: Sim, desde que me formei, eu fiz as provas de 2021.1, 2021.2, 2022.2, 2023.1 e essa última agora, mas nas tentativas anteriores eu não tive a ajuda do Estratégia.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Sabrina: Eu conferi o gabarito questão por questão junto com os professores do Estratégia e até agora ainda não consigo acreditar. Eu me perdi nas contas, quando vi já estava com 24 acertos e ainda faltavam muitas questões para serem corrigidas e mesmo assim eu não conseguia acreditar que iria alcançar os 25 acertos rsrsrsrs…
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Sabrina: Abdiquei da vida social completamente, principalmente nas 3 semanas anteriores ao exame, já era minha quinta na tentativa, coloquei na minha mente que não podia falhar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Sabrina: Do jeito certo eu comecei quando contratei o plano do Estratégia CFC. Costumo dizer que antes eu até estudava, mas sem direcionamento, não existe o resultado. Algumas pessoas podem achar que isso é bobagem, mas não é, a diferença dos meu estudos antes do Estratégia e depois do Estratégia está aí, com a minha aprovação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Sabrina: Eu assistia muitas videoaulas, pegava os planos de estudos que o estratégia disponibilizava de forma gratuita.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sabrina: Eu conheci o Estratégia através do instagram, eu sempre seguia as páginas que davam dicas para o exame.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Sabrina: Não, eu acho que isso é impossível!!
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Sabrina: Meus estudos foram todos direcionados pela trilha estratégica. Eu foquei na trilha estratégica emergencial, inclusive foi lá que eu de fato aprendi métodos de custeio, todos os professores são feras.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Sabrina: Como falei anteriormente, eu seguia à risca o que a trilha estratégica emergencial pedia, se em determinada atividade ela pedisse pra só estudar e não resolver questão, era isso que eu fazia e deu certo.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Sabrina: Sim. Meu ponto fraco sempre foi memorizar os indicadores, mas eu comecei a resolver muitas questões e superei essa dificuldade.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Sabrina: Nesses últimos dias eu cheguei a chorar, até pela quantidade de vezes que já tinha feito a prova, eu tinha aquele sentimento de que dessa vez eu não podia falhar, foi muita pressão, mas deu certo rsrsrs…
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Sabrina: Foi uma prova muito mais tranquila comparada com a banca anterior. As questões foram mais objetivas, com poucos cálculos complexos, a questão mais difícil foi uma que pedia o resultado básico por ações, mas de resto, questões de depreciação, operação com mercadorias, índices de liquidez. Foram muito tranquilas, principalmente por que eu tinha visto muita coisa na revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Sabrina: Bom… meu maior acerto com certeza foi ter contrato o Estratégia CFC. Sem esse suporte, sem o direcionamento que eles dão para estudar os assuntos que realmente importam, eu não teria conseguido.
Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Sabrina: Eu acredito que seja deixar os estudos para a última hora, estudar com antecedência faz muita diferença.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Sabrina: O mais difícil foi ter que deixar minha família um pouco de lado. Tenho uma filha de dois anos e às vezes eu tinha que deixá-la com minha sogra ou com minha prima pra poder me concentrar melhor. Ela também foi minha maior motivação, eu só pensava em poder dar uma vida melhor pra ela.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sabrina: Eu diria para não estudarem sozinhos, sugiro que contratem o Estratégia CFC, porque terão uma preparação guiada e focada para o exame e não vão precisar ficar assistindo videoaulas aleatórias na internet, que pela minha experiência não vão ajudar a absorver o assunto pra fazer o exame. Alguns assuntos são decorebas, mas outros não! Você precisa de fato saber do que se trata e isso faz diferença no desempenho na hora da prova.