Aprovado em 75º Lugar no Concurso da PP AL no Cargo de Agente Penitenciário
Policial (Agente Penitenciário)“Meu conselho para quem está iniciando é que não existe formula mágica, não adianta ter pressa, tudo acontece no tempo certo. Trabalhe com o tempo que você tem, persista e tenha foco, porque o real segredo para a aprovação é a constância!”
Confira nossa entrevista com Rodrigo Wanderley, aprovado em 75º Lugar no Concurso da Polícia Penal de Alagoas no Cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rodrigo Wanderley: Sou formado em engenharia civil, tenho 27 anos e sou de Maceió-AL.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Rodrigo: A falta de oportunidades boas no mercado de trabalho foi uma das razões pela qual comecei a estudar para concursos, mas sempre tive vontade de trabalhar na área policial e devo isso também ao meu pai que é Policial Militar aqui do estado de Alagoas que sempre foi minha inspiração.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rodrigo: Tive o privilégio de poder me dedicar inteiramente aos estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Rodrigo: Minhas aprovações iniciaram recentemente, também fui aprovado no concurso da PMAL 2021, porém o certame está em processo de reaplicação das etapas. Agora fui aprovado para PPAL na colocação 75, não foi a colocação esperada, porém a felicidade é a mesma! Pretendo seguir estudando, os concursos federais são meu objetivo!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rodrigo: Durante a preparação, mudei totalmente minha vida/rotina, ficando apenas em casa estudando e tirando uma horinha por dia para ir na academia. Abdiquei totalmente de saidinhas e da minha vida social.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Rodrigo: Eu moro com meus pais, não tenho filhos e sempre tive total apoio da minha família. Tudo o que eu precisava para auxiliar nos meus estudos me foi disponibilizado, da assinatura no Estratégia ao tablet que utilizo para estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Rodrigo: Tive aproximadamente 3 meses de estudos direcionados para este concurso, porém já vinha estudando para outros concursos policiais aqui do estado, o que me ajudou muito. O segredo é a necessidade! A necessidade e a vontade de mudar de vida é o que me manteve e me mantém focado.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Rodrigo: Utilizei as aulas em PDF direcionadas ao PPAL do Estratégia, não sou muito de ver aulas em vídeo. Acredito que as vantagens do PDF são a velocidade e a facilidade de voltar rapidamente para fazer revisões, além de não perder nada em relação ao conteúdo, comparando com as aulas telepresenciais. Já tentei ver aulas em vídeo, porém com o tempo das aulas (aceleradas em 1,5x) e pequenas anotações, em um assunto completo em vídeo, eu conseguiria ver umas 3 ou 4 aulas completas com o PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rodrigo: Conheci através de um amigo que utilizava a plataforma e me recomendou.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente? (Caso tenha estudado direto conosco, pode pular esta pergunta e a próxima)
Rodrigo: Já cheguei a fazer aulas presenciais em cursinhos, mas não me adaptei muito bem, além de tomar muito tempo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Rodrigo: Depois que passei a utilizar os PDFs do estratégia senti uma diferença muito grande no meu rendimento e nos simulados. Não sei dizer se é um diferencial do Estratégia, mas os PDFs são bem completos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Rodrigo: Fui auxiliado pelo Coach Dário Freitas para montar o plano de estudos. Estudava uma média de 6 matérias diferentes por dia. Para esse concurso da PPAL, fiz uma média de 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Rodrigo: Minhas revisões eram feitas principalmente aos sábados, revisando as marcações dos PDFs da semana. Nunca fiz resumos, as marcações eram suficientes. Fiz simulados e eles me auxiliaram muito nessa caminhada.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rodrigo: A resolução de questões é essencial, não adianta muito estudar apenas a teoria e não praticar. Nunca cheguei a fazer a contabilidade das questões, mas ultrapassa facilmente 7000 questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rodrigo: Eu tinha mais dificuldade em Direito Penal, mas aumentando a carga horária e a resolução de questões, ajudou bastante a melhorar meu rendimento na matéria.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rodrigo: Eu sou uma pessoa bem tranquila, mas a semana final sempre bate um pouco de nervosismo, mas com o auxílio do meu Coach Dario, nós conseguimos fazer uma semana de revisões bem produtiva, sempre batendo as cargas horárias. No dia pré-prova, acompanhei a revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Rodrigo: Estou totalmente focado para o TAF, já vinha fazendo exercícios durante os estudos, o que meu ajudou bastante agora.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Rodrigo: Não sei se posso falar que foi um erro, mas acredito que poderia ter me esforçado mais e aumentado minha carga horária. Os acertos foram seguir o plano de estudos e a realização dos simulados simulando realmente como se fosse o dia da prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rodrigo: Isso ainda não passou pela minha cabeça, desistir jamais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rodrigo: Meu conselho para quem está iniciando é que não existe formula mágica, não adianta ter pressa, tudo acontece no tempo certo. Trabalhe com o tempo que você tem, persista e tenha foco, porque o real segredo para a aprovação é a constância!