Aprovado em 4° lugar (cotas) para Auditor Fiscal de Atividades Urbanas no concurso Prefeitura de Serra
Concursos Públicos“[…] ter perseverança, tirem lições das reprovações (se houver), tenha foco e vai pra cima, que uma hora vai.”
Confira nossa entrevista com Robson Mates, aprovado em 4° lugar (cotas) para Auditor Fiscal de Atividades Urbanas no concurso Prefeitura de Serra:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Robson Mates:Tenho 34 anos de idade, nasci em Vitória – ES e sempre morei na cidade de Serra – ES. Tenho formação técnica em mecânica, formado também em engenharia civil e mestrado em engenharia metalúrgica e materiais. Sou o filho mais novo (dentre muitos) de dona Maria Helena Mates e Almir Santos (in memorian desde os meus 4 anos de idade).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Robson: Tive um irmão que ingressou em um concurso público em 1998 e que sempre me incentivou e apoiou nos estudos, mesmo sendo de família de origem humilde. Iniciei na carreira privada, pois ainda não tinha noção do que era a carreira pública, em 2014 ingressei por pouco tempo na carreira pública (não efetivo), e logo notei a diferença em todos os sentidos do que era ser um funcionário estável, a partir de então tomei a decisão de que era aquilo que eu queria ser (funcionário público), até porque precisava ajudar a minha família, sobretudo minha mãe que nunca trabalhou com vínculo formal e não tinha nem aposentadoria.
Depois daquele cargo fui fazer estágio na prefeitura de Serra – ES, não fiquei por muito tempo, pois logo fui convocado pela primeira vez em uma seleção pública (temporário por 03 anos no IBGE), anteriormente fiz alguns concursos sem direcionamento e até cheguei a passar bem no concurso da PM/ES (2014), porém fui reprovado no TAF.
Faço uma pausa na explanação anterior para falar do IBGE, local que me identifiquei muito profissionalmente e que conheci alguns concurseiros, inclusive que me apresentaram o estratégia concursos. Comecei a comprar materiais para estudar, sendo reprovado em algumas seleções, mas sempre me mantendo confiante.
Em 2018, ao finalizar meu curso superior e também o meu contrato no IBGE, veio a preocupação do desemprego, comecei a fazer concursos, sempre passava perto, inclusive em todos os 2 concursos que fiz em 2019 fui convocado (Inclusive um deles é o meu cargo hoje, convocado em 2024). Como não podia ficar sem trabalhar fui obrigado a voltar para o setor privado de 2019 a 2022.
Em 2023 consegui ficar como primeiro suplente do CRT/ES, fui convocado com aproximadamente 04 meses (A primeira vez como funcionário público efetivo). Fiquei nesse órgão por 09 meses, pois em julho fui convocado como Engenheiro Civil na prefeitura de Vila Velha – ES (concurso que fiz em 2019), e foi nesse cargo que estava quando prestei o concurso da Serra – ES.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Robson: Sim, trabalhava. O estudo foi com alguns exercícios e leitura de resumos das matérias básicas, a parte específica não tinha sido disponibilizado por nenhum cursinho preparatório. Aí vem a parte de como eu conciliava, pois no meu serviço eu via muitas leis que eram semelhantes ao cargo pretendido, isso me ajudou a estudar trabalhando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Robson: PM/ES (Não deu certo no TAF), IBGE, EBSERH, CRT/ES, Prefeitura municipal de vila velha e agora Prefeitura municipal de Serra.
Todos estes concursos, com Exceção do IBGE, PM e agora Serra passei como cadastro de reserva e fui convocado depois. Pretendo para um pouco para descansar, mas depois voltar a estudar para algum concurso na área fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Robson: Era uma merda rs, sem tempo pra nada, pois sempre conciliei faculdade, depois mestrado, com estudos pra concurso, e por esse motivo não tinha tempo. Mas agora pretendo dar essa atenção a minha família, e principalmente minha esposa no qual até hoje (desde 2021) não tivemos oportunidade de viajar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Robson: Quando morava com minha mãe nunca obtive apoio, até porque eles não entendiam pra que servia todo aquele empenho, mas nunca me atrapalharam e sempre respeitava meu tempo. Quando casei a minha esposa já entendia de uma forma melhor (até porque precisava trabalhar pra sustentar a família).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Robson: O principal foi no trabalho lendo e aplicando PDM (do município de vila velha é parecido com o de serra), lendo as outras leis do conteúdo específico e fazendo resumos e exercícios das outras matérias.
O tempo de estudo foi de aproximadamente 1,5 mês.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Robson: Leitura de PDF, resumos e da lei de forma ampla. Como o tempo do concurso era curto a vantagem foi ter contato com os resumos do que eu já havia visto anteriormente, a desvantagem e até um erro meu foi não estudar e fazer redação, essa quase me deixou de fora das vagas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Robson: Através de amigos que faziam concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Robson: Antes do Estratégia já estudei pelo aprova concursos que acho que nem existe mais. Achei material simples demais, depois estudei pelo direção concursos. Este último achei os professores bons, porém a organização do material é péssima, muitos erros, e não me ajudavam, inclusive fizeram propaganda enganosa.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Robson: Fiz outro concurso e não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Robson: Muita diferença, os resumos, mapas mentais me ajudam demais. O material mais completo em relação aos outros.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Robson: Para esse concurso, o meu planejamento era focar nas específicas. Estudava 1 matéria por dia durante 2 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Robson: Só lia as revisões e fazia algumas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Robson: Primordial, no entanto ultimamente fazia poucas questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Robson: Direito administrativo, eu tento ver o material em PDF e vídeos repetidas vezes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Robson: Resumos de tudo e fazer alguns exercícios.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Robson: Teve, me preparei pouco, não aconselho que cometam esse erro pois quase me custou aprovação nas vagas, pois havia me saído muito bem na prova objetiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Robson: Acertos foi focar bastante no conteúdo específico, erro foi não dar a devida atenção a prova discursiva.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Robson: Sim, no decorrer do processo eu fui convocado para um outro concurso, precisava focar, porém o meu incentivo foi ver que o que eu fazia nesse serviço estava, em partes, ligado ao que estava pedindo no edital. Isso me animou.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Robson: O meu conselho é para ter perseverança, tirem lições das reprovações (se houver), tenha foco e vai pra cima, que uma hora vai.
As dificuldades virão, a minha foi sempre ter que trabalhar para ajudar minha família, mas se mantenha firme no propósito que a aprovação chega.