Aprovado em 17º lugar no concurso SEFAZ SC para Analista da Receita Estadual IV
Fiscal - Estadual (ICMS)“O principal segredo da aprovação é não desistir. O processo é cansativo, doloroso, porém é gratificante. O comprometimento deve ser diário, garantindo dia a dia o cumprimento do planejamento”
.
Confira nossa entrevista com Ricardo Garcia, aprovado em 17º lugar no concurso SEFAZ SC para Analista da Receita Estadual IV:
Estratégia: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Ricardo Garcia: Sou natural de Curitiba/PR e tenho 30 anos. Sou graduado em Engenharia de Software e em Gestão Financeira, possuo pós-graduação em Gestão de Negócios.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ricardo: No ano de 2011, estava cursando o 3° ano de Engenharia Florestal e meu irmão, que estava cursando Direito, resolveu fazer o concurso do TRE/PR. Ele começou a me falar das vantagens do serviço público em comparação com a iniciativa privada, nesse meio tempo saiu o concurso do INSS. Resolvi fazer um cursinho e ver como me saía. Porém, como não tinha nenhuma experiência não fui muito bem.
Logo em seguida saiu o concurso da CAIXA, fiz novamente um curso presencial e consegui a aprovação. Como os horários de trabalho e a faculdade não eram compatíveis, optei por trancar a faculdade e resolvi posteriormente fazer o curso de Gestão Financeira, que estava totalmente alinhado com as atividades que realizava no banco.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Ricardo: Após muitas análises e pesquisas de como é a rotina de trabalho nos fiscos, a possibilidade de atuar em diversas áreas e a remuneração foram fatores cruciais para escolha da área fiscal.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Ricardo: Eu iniciei na Caixa em 2012 e parei de estudar, voltei no início de 2018. Desde então, tive que conciliar os estudos com o trabalho.
Tenho uma rotina muito regrada, tento estudar de segunda a sexta pelo menos 3~4 horas por dia e nos sábados, principalmente no pós-edital, faço simulados.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Ricardo: Fui aprovado no concurso da Caixa para Técnico Bancário Novo; na DPE-PR para o cargo de Técnico Administrativo; ISS Itajaí para o cargo de Assistente Tributário; e agora na SEFAZ-SC para Analista da Receita Estadual IV em 17° lugar.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Ricardo: Sim, e isso é fundamental para que você chegue competitivo quando sair o edital. Por muitas vezes é difícil manter o foco, porém é necessário ter em mente os motivos que te levaram a estudar para concurso público e buscar ânimo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ricardo: Quando voltei a estudar, comecei a procurar por cursos on-line e logo no começo já deu para perceber, pelos relatos, que o material do Estratégia era diferenciado. Assim que adquiri o primeiro curso veio a constatação de que realmente tinha sido uma ótima escolha.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ricardo: Os PDFs possuem toda informação necessária para se tornar competitivo nos concursos. Isso economiza muito tempo, pois não há necessidade de procurar por livros especializados.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Ricardo: Com certeza, recomendo para todos que estão iniciando nesse mundo dos concursos.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Ricardo: Utilizava principalmente os PDFs. Para algumas matérias, como Contabilidade, usava as videoaulas para solidificar o conhecimento adquirido no PDF.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Ricardo: Estudo de segunda a sexta, 3~4 horas por dia. Nos sábados faço simulado e no domingo descanso.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Ricardo: Como a área fiscal exige uma grande quantidade de matérias, deve-se ter o controle do que já foi estudado para programar revisões periódicas. Possuo uma planilha, na qual programo meu estudo semanal. Fazia 3 a 4 matérias diariamente, com tempo de 50 minutos cada. Após o estudo revisava o que estava programado.
Tenho resumo de praticamente tudo, acho uma ótima forma de revisão, principalmente para os dias próximos da prova.
Basicamente ficava focado em ler o PDF, ler muito a lei “seca” e simulados.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ricardo: Como não era da área do Direito, a leitura da lei no início foi complicada, porém isso vai melhorando com o tempo de estudo. A forma de superação foi mentalizar o resultado que viria de todo o esforço.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Ricardo: Moro com a minha namorada e ela teve um papel fundamental em todo o processo. Ela sempre me apoiou nos momentos difíceis de reprovação e entendia que era necessário abdicar de algumas coisas. Minha família toda sempre me apoiou dando todo o suporte necessário para que eu mantivesse sempre o foco nos estudos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Ricardo: Durante a semana sempre mantive uma postura radical. Aproveitava para descansar no sábado à noite e no domingo.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Ricardo: Acho que toda prova é um aprendizado, fiz várias provas até conseguir a primeira aprovação na área fiscal. Pretendo continuar estudando para o cargo de auditor da SEFAZ-PR.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Ricardo: Como já tinha uma boa bagagem dos diversos concursos que tinha feito anteriormente, para a SEFAZ-SC comecei a estudar especificamente após sair o edital
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Ricardo: Uma sensação de dever cumprido. É muito gratificante ser recompensado após todo o esforço.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Ricardo: Na última semana li bastante meus resumos e, na véspera da prova, fiz praticamente todas as questões inéditas do sistema de questões do Estratégia sobre a Legislação Estadual.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ricardo: No começo não estudava de forma planejada, o que me fazia perder muito tempo para descobrir o que devia ser estudado e prejudicava muito as revisões. Meu maior acerto foi ser assinante vitalício do Estratégia(rsrsrs).
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Ricardo: Abrir mão de poder chegar em casa e curtir um filme ou uma série é algo difícil, porém a vontade de passar era maior, o que me dava mais energia para estudar.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Ricardo: A principal motivação foi minha família, que sempre me apoiou e me deu forças para continuar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ricardo: O principal segredo da aprovação é não desistir. O processo é cansativo, doloroso, porém é gratificante. O comprometimento deve ser diário, garantindo dia a dia o cumprimento do planejamento.