Aprovada em 1° lugar no concurso TJ-GO para o cargo de Analista Judiciário - Área especializada - Analista de Sistemas
Tribunais“Acreditar em você mesmo, foco, disciplina e acima de tudo: fé. […]”
Confira a nossa entrevista com Renata de Souza Alves Paula Cavalcante, aprovada em 1° lugar no concurso TJ-GO para o cargo de Analista Judiciário – Área especializada – Analista de Sistemas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Renata de Souza Alves Paula Cavalcante:
Formação: Bacharel em Sistemas de Informação, Especialização em TI e Negócios Eletrônicos e Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas.
Idade: 41 anos
Cidade Natal: Goianápolis-GO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Renata: Eu já tinha 15 anos de serviço público no Executivo Federal e gostava muito do meu ambiente de trabalho, mas a estagnação da carreira me fez voltar a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Renata: Sou dona de casa, mãe de duas crianças maravilhosas, trabalhava fora e estudava quando conseguia. Só conseguia estudar nos finais de semana, quando meu esposo cuidava das crianças e durante a semana a noite, depois que fazia as crianças dormir.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Renata:
1) Concurso do COREN-GO (Conselho Regional de Enfermagem de Goiás), cargo Analista de TI, não me recordo a colocação, mas trabalhei lá por 1 ano;
2) Concurso Instituto Federal de Goiás (IFG), cargo Analista de TI, 4º lugar, trabalhei por 15 anos;
3) Concurso do TCE-GO em 2022, fui aprovada no Cadastro de Reserva mas não fui nomeada, cargo Analista de TI, 11º lugar;
4) Concurso Ministério Público de Goiás, cargo Analista de TI, 7º lugar, trabalhando atualmente;
5) Concurso Tribunal de Justiça, cargo Analista de TI, 1º lugar.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Renata: Saía somente para os eventos muito importantes, os quais eu não podia faltar. Na maioria das vezes, o meu esposo saía com as crianças para me deixar sozinha estudando.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua
caminhada como concurseira? De que forma?
Renata: Totalmente. O apoio da família é essencial para a nossa aprovação. Meu esposo em especial, me ajudou muito, cuidando das crianças aos finais de semana e procurando formas de diverti-las sem a minha presença. E meus familiares entendiam a minha ausência também.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Renata: Somente para o último concurso foram 3 meses. Sempre fui disciplinada e queria muito sair do Executivo Federal.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Renata: Usei muito as vídeoaulas, pois até quando eu estava ocupada, conseguia fazer outra atividade e ouvir ao mesmo tempo. E os PDFs, eu usei muito para responder as questões da própria banca do concurso.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Renata: Um amigo concurseiro que me apresentou o site.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Renata: Sim, fui aprovada em outros dois concursos estudando por conta própria, sem cursos específicos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Renata: Senti muita diferença, pois eu não perdia mais tempo procurando o melhor material para estudar, eu já tinha todo o material selecionado e focado na banca do concurso. Aprendia mais em menos tempo, o processo de estudo foi totalmente otimizado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Renata: Eu começava estudando as matérias do edital que eu tinha menos conhecimento. Devido a quantidade de afazeres que eu tinha, estudava quando a situação estava favorável, não tinha como manter uma quantidade fixa de horas por dia. Nos dias da semana, eu conseguia somente de 2 a 3 horas líquidas por dia e, aos finais de semana, conseguia mais.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Renata: Sim, eu fazia resumos em um caderno e resolvia muitos exercícios (com resposta) da banca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Renata: Suma importância, gastei mais tempo respondendo questões do que lendo material. Respondi milhares de questões, a maioria específicas da banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Renata: Inglês e Raciocínio Lógico, por serem matérias que eu não estudava há muito tempo. Para superar, foquei nessas matérias, assistia as videoaulas e depois respondia exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Renata: Foram somente de revisão do meu caderno de anotações e resolução de exercícios da banca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Renata: A prova discursiva costuma ser um dos meus pontos mais favoráveis, consigo escrever consideravelmente bem. Durante os estudos, eu explicava os conteúdos para mim mesma, como se tivesse dando aula, para conseguir desenvolver bem o assunto nas provas discursivas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Renata: Acredito que só tive acertos. Talvez o meu erro tenha sido demorar a criar coragem de voltar a estudar antes. Ter acreditado mais no meu potencial. Como eu já tinha 15 anos de serviço público, achava que não conseguiria ânimo para estudar mais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Renata: Sim, pensei em desistir quando as minhas crianças cobravam a minha presença aos finais de semana. Elas já estavam implicando com os meus estudos, pois eu e meu esposo sempre fomos pais muito presentes. Mas por outro lado, eu me motivava pensando em uma carreira melhor para mim e para minha família também, consequentemente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Renata: Acredite em você mesmo, foco, disciplina e acima de tudo: fé. Coloque Deus em primeiro lugar em sua vida e pergunte se aquele concurso faz parte dos planos de Deus para sua vida? Ele te dará sinais, seu coração ficará em paz e nada irá atrapalhar o seu sucesso.