Aprovado em 2° lugar no concurso TRF-5 para o cargo de Analista Judiciário - Suporte em Tecnologia da Informação
TribunaisEngenharias e TI![](https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2025/01/21192613/image-264-300x184.png)
“[…] escolha sua área e tenha foco, organização e disciplina até conseguir, pois dessa forma é certo que vai acontecer. […]”
Confira nossa entrevista com Regisclei Rodrigues, aprovado em 2° lugar no concurso TRF-5 para o cargo de Analista Judiciário – Suporte em Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Regisclei Rodrigues Mendes: Meu nome é Regisclei Rodrigues Mendes, sou pós-graduado em Segurança Cibernética e cursando especialização em Big Data Analytics. Moro em Porto Velho-Ro, mas logo quero estar morando em Pernambuco rsrsrsrs.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Regisclei: Costumo dizer que a estabilidade e também o nível salarial do serviço público são os atraentes para a pessoa se sacrificar para passar em um concurso. A iniciativa privada (a maioria) paga muito mal e da noite para o dia a pessoa está desempregada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Regisclei: A maneira de estudar pra concursos mudou muito, antes bastava a pessoa comprar uma apostila na frente da “agência da Caixa” e ter um pouco de sorte que passava, hoje em dia o estudo está cada vez mais em alto nível, só passa quem realmente sacrifica e sabe conciliar com trabalho ou outra atividade. Organização é a palavra-chave para saber priorizar os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Regisclei: Já fiz muitos concursos e passei em alguns:
– Concurso MPRO 2005 – Técnico em Informática – 8ª colocação;
– Concurso ALE-RO 2018 -Analista de Redes e Comunicação – 4ª colocação;
– Concurso DPE 2021 – Analista de Redes e Comunicação – 1ª colocação;
– Concurso MPRO 2023 – Analista de Redes e Comunicação – 1ª colocação;
– Concurso TRT-7 em Fortaleza – Analista em Tecnologia – 13ª colocação;
– Concurso TRF-5 em Pernambuco – Analista em Infraestrutura – 2ª colocação;
Mas já reprovei em vários rsrsrsr (TRE-RO 2013, MPRO-2012, TRT-14 2015, DPE-RO 2015, TCE-RO 2019, TRT-14 2022)!!!
Se tiver saúde e se Deus permitir, pretendo ainda estudar e conseguir meu objetivo que é ser Auditor de Tecnologia da Informação!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Regisclei: A vida de concurseiro não é nada fácil, pois hoje os editais estão cada vez mais “gigantes” e falta tempo para “bater o edital”. Dessa forma, a vida social é quase mínima, mas dava pra sair algum fim de semana com a família para tomar aquele milk-shake rs.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Regisclei: Como eu já vinha estudando para o TRT-7 há alguns meses, para o TRF-5 estudei somente o tempo previsto no edital, dois meses. Para manter a disciplina, primeiro tem que ter a organização, se você não souber que horário vai estudar, o que vai estudar e quanto tempo vai estudar, vai ficar difícil manter uma rotina. Seja organizado primeiramente, tenha seu “santuário do estudo” (aquela mesa que já está tudo pronto. Só sentar e estudar!). Depois da organização tem o foco, aquela vontade de estudar e de conseguir seu objetivo, dessa forma a disciplina vem naturalmente!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Regisclei: Em toda preparação usei somente PDFs. Para Engenharia de Software, Banco de Dados e Desenvolvimento, usei os excelentes materiais do Estratégia (videoaulas), que me garantiram muitos pontos na prova!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Regisclei: O Estratégia Concursos conheci através de sites especializados em concursos e no Youtube, pois lá tem uma “mina de ouro” para quem tá estudando.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Regisclei: O diferencial do Estratégia é a organização do material e também a qualidade do conteúdo. Na plataforma do Estratégia, o aluno se sente muito confortável para achar os materiais. No Estratégia tá tudo bem organizado e também tem ótimas ferramentas para auxiliar no decorrer dos estudos (Estratégia questões, Trilha Estratégica, Fórum de dúvidas e muitas outras!).
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Regisclei: Meu estudo é baseado em horas. Para cada matéria coloco uma hora, então, geralmente, faço quatro matérias por dia (hoje em dia é complicado fazer seis horas, nosso dia a dia é dinâmico, sempre aparece os imprevistos).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Regisclei: Minhas revisões são (sempre) nas questões e MUITOS simulados!
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Regisclei: Resolver questões ajuda o concurseiro a consolidar o conteúdo estudado e identificar áreas que precisam de revisão e o mais importante: auxilia na gestão do tempo durante a prova. Saber quanto tempo a pessoa leva para responder cada tipo de questão é importantíssimo. Para o TRF-5, fiz aproximadamente cinco mil questões (variadas).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Regisclei: A área de exatas sempre foi o “calcanhar de Aquiles” para a maioria dos concurseiros, mas no Estratégia Concursos tem um time top, tanto para Raciocínio Lógico Matemático quanto para Lógica Proposicional (Brunno Lima é um dos melhores).
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Regisclei: Na semana que antecedeu a prova fiz minha parte de revisão geral em questões e também nas anotações que faço durante o tempo de estudo. Essa semana é importante para priorizar algum conteúdo que exige muita memorização, a parte do “decoreba” é perfeito para essa semana e no dia pré-prova!
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Regisclei: Sim, teve prova discursiva (estudo de caso). Quando você tá estudando para a prova objetiva, automaticamente você estuda para a prova discursiva (no caso de Tecnologia), mas independente do cargo, fazer simulados e praticar redações, é fundamental para saber gerenciar o tempo e simular a pressão na hora da prova. No meu caso, todo domingo eu fazia uma redação referente ao conteúdo específico do cargo e deu certo!! (tirei 9,8 :).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Regisclei: Quando se estuda há muito tempo para concursos, você ganha pratica e habilidades para tomar melhor as decisões, você vai aprendendo com os erros e melhora bastante a capacidade de saber priorizar os conteúdos e evitar erros que só atrapalham o ciclo de estudos e na hora da prova. Meu grande acerto foi estudar direcionado exclusivamente para a banca, pois ela tem um jeito bastante peculiar de aplicar as provas (acho que não tive erros, pois fui muito bem na prova, principalmente por que concorri com o pessoal de tecnologia do nordeste, que são extremamente inteligentes, são diferenciados!).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Regisclei: Tem hora que bate o desânimo, pois a vida do concurseiro é triste, solitária rsrsrsr, mas quando você lembra do seu objetivo e quanto você já percorreu, isso se torna uma fonte alta de motivação e determinação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Regisclei: Minha dica é: não importa se você estuda pra área administrativa, delegado, promotoria ou magistratura, o certo é a pessoa escolher a área que gosta e vai trabalhar, pois se não faz isso, a pessoa vai estudar sem foco e rapidamente vai ficar desmotivada e vai perder tempo. Então escolha sua área e tenha foco, organização e disciplina até conseguir, pois dessa forma é certo que vai acontecer. E também não deixe de adquirir um ótimo material de estudos, assim como o Estratégia Concursos, pois será o diferencial pra você chegar mais rápido no seu objetivo!