Aprovado em 3° lugar no concurso TJ SP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário em Americana
Tribunais“Não pensei em desistir, assim como ainda não penso em estar satisfeito com apenas essa aprovação. Concurso público é dedicação e, se eu quero ir além, com o auxílio do Estratégia eu poderei alçar outros voos.”
Confira nossa entrevista com Rafael Rodrigues Silva, aprovado em 3° lugar no concurso TJ SP para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário em Americana:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rafael Rodrigues: Tenho formação técnica em Transações Imobiliárias há 10 anos e sou formado em Direito desde 2020, tendo sido aprovado na prova da OAB já em dezembro/2020 (com o apoio do cursinho do Estratégia OAB e da Professora Priscilinha); tenho 41 anos de idade; sou paulistano, porém resido em Americana/SP há mais de 20 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael: Já fui concursado entre 2001 e 2005 (Polícia Civil de São Paulo), e me exonerei para procurar novas oportunidades. Trabalhei como corretor de imóveis durante mais de 10 anos, e estava cansado da rotina exaustiva de finais de semana que sempre trabalhei. Voltei a procurar uma estabilidade tanto financeira como de jornada de trabalho para viver, e sei das dificuldades do trabalho como autônomo, o que me despertou o interesse em trabalhar como sempre sonhei – uma carreira na área do Direito e dentro de um órgão do Poder Judiciário.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rafael: Sim, trabalhava e estudava, sempre conciliando com os horários de folgas no trabalho e no período noturno ao chegar em casa. Por vezes, durante a pandemia, estudei até 00:00 vários dias, inclusive domingos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rafael: Fui aprovado em 2001-2002 no concurso da Polícia Civil de SP para o cargo de Agente de Telecomunicações Policial em 3º colocado; em 2019, fui aprovado no concurso da Prefeitura de Campinas para o cargo de Agente Administrativo – estou aguardando a nomeação nesse momento; aprovado no concurso do Tribunal de Justiça SP na 5ª colocação para a região de Americana/SP; e espero continuar estudando pelo Estratégia Carreiras Jurídicas para o cargo de Procurador.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rafael: Minha vida pessoal foi bem menos agitada nos últimos 03 anos, pois troquei os churrascos da família, as viagens à praia com a turma e as noites no bar pelos estudos, pelas aulas no vídeo e os vários simulados de preparação.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rafael: Sou casado há quase 10 anos com uma servidora pública, não temos filhos, e sou MUITO grato por ter uma família que me apoiou em todos os momentos, que me deu forças, que respeitou minhas ausências e principalmente que não me cobrou nada pelos resultados ruins – e foram muitos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rafael: O concurso do Tribunal de Justiça SP foi o primeiro concurso que prestei quando retomei meus estudos em 2018, em Sorocaba. Percebi naquele dia o quanto estava despreparado para o concurso, o quanto faltava conhecer a nova realidade dos concursos públicos e, a partir daquele péssimo resultado (fiz 69 pontos), tomei a decisão de estudar direcionado, com um material de apoio bom, sem aquelas “apostilas básicas” comuns antigamente. Assinei um pacote do Estratégia para um concurso pontual, e depois assinei o Carreiras Jurídicas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rafael: O principal material que utilizei nessa preparação foi a videoaula, um fone de ouvido, junto com o caderno e a caneta. Fiz cursinho presencial em 2018, e de lá para cá percebi que a diferença está na sua concentração. As videoaulas (todas, sem pular conteúdo) com grandes professores, aliadas à dedicação fizeram uma grande diferença nessa preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Conheci o Estratégia Concursos por meio da minha esposa, que me apresentou as videoaulas e PDFs em 2017, quando ela estudava para o concurso do INSS. Depois disso, comecei a acompanhar as aulas ao vivo no YouTube e, depois de juntar um dinheiro, comprei um curso direcionado ao TRT-2ª Região.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rafael: Eu acho que sou muito atento ao visual, por isso as videoaulas fizeram uma grande diferença nessa preparação. Já ouvi de muitos concursados sobre os PDFs, li bastante alguns deles, mas, na realidade, uma grande parcela dessa preparação eu me dediquei a fazer TODAS as videoaulas das matérias mais básicas, para não perder nenhum detalhe. Em razão disso, fui muito bem nas matérias básicas do concurso (gabaritei Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico). Como apoio, resolvi muitas questões no SQ, para fixação de conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rafael: Dividi o meu tempo entre videoaulas, leitura da lei seca e questões no SQ, sempre buscando as matérias mais básicas do concurso primeiro (Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática) e depois as disciplinas do Direito. Estudei entre 2 e 3 horas por dia, todo dia, e aos finais de semana maratonas de 10 a 12 horas de estudos, sem parar. Aos domingos, fiz vários simulados e media o meu tempo de resolução de questões no papel, sem computador ligado.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rafael: As revisões que eu fazia basicamente eram a leitura da lei seca e a resolução de simulados, vários deles, inclusive de outros concursos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rafael: Fiz muitas questões, mas não media meu número de questões resolvidas por dia para diminuir a minha ansiedade. Media apenas pelos simulados, pelo menos 2 por domingo na reta final.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rafael: Minha grande dificuldade sempre foi Língua Portuguesa, porém com as aulas da Professora Adriana Figueiredo – e foram muitas aulas no curso regular – consegui superar minha dificuldade e gabaritei a matéria no concurso do TJ-SP.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rafael: Na semana de pré-prova, foi foco total. Dei tudo de mim, comecei a revisar na segunda-feira todas as matérias que mais caíram nas últimas 02 provas do TJ-SP, procurei rever tudo que já estava mais esquecido, li todos os simulados feitos e acompanhei a jornada de aulas ao vivo no YouTube do Estratégia Concursos. Também acompanhei ao vivo a Revisão de Véspera, e todo o conjunto de esforços me trouxe muita segurança de estar bem-preparado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rafael: ACERTOS: Assinar o Estratégia Concursos e começar bem antes as aulas das disciplinas básicas.
ERROS: Difícil pensar agora, mas acho que a procrastinação é sempre o maior erro do concurseiro… sempre achar que vai dar tempo de revisar tudo, mas na verdade muita coisa ainda falta quando não se planeja adequadamente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rafael: Não pensei em desistir, assim como ainda não penso em estar satisfeito com apenas essa aprovação. Concurso público é dedicação e, se eu quero ir além, com o auxílio do Estratégia eu poderei alçar outros voos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: Meu recado para quem está começando: confie nas palavras dos professores e estude tudo o que puder antes do edital ser publicado!