Aprovado em 1º lugar da 4ª Região para o cargo de Técnico Judiciário
Tribunais“Inicialmente tive acesso à Trilha Estratégica e foi o que me fez avançar globalmente no conteúdo programático. A ferramenta é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores. Os mapas mentais e os resumos dos professores também ajudam muito, uma vez que otimizam as revisões. Acho o curso bem completo, muitas ferramentas de estudos e uma plataforma bem intuitiva”.
Confira nossa entrevista com Rafael Machado Monteiro, aprovado em 1º lugar da 4ª Região para o cargo de Técnico Judiciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rafael Monteiro: Sou advogado, tenho 36 anos e sou natural do Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rafael Monteiro: Eu sou advogado há 10 anos e desde a faculdade tinha vontade de ser servidor. Principalmente pela estabilidade e pelos benefícios trazidos pelo cargo público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rafael Monteiro: Eu trabalhava e estudava. Estudava antes do trabalho e nos intervalos entre uma petição e outra e também entre uma audiência e outra. Tentava sempre otimizar o tempo que tinha “livre” através do Estratégia Cast no carro indo ou voltando do trabalho. Nos finais de semana estudava em período integral aos sábados e aos domingos até às 12:00.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Pretende continuar estudando?
Rafael Monteiro: Esta é minha primeira aprovação. Até cheguei a prestar outros dois concursos anteriormente, mas sem a preparação adequada. Pretendo continuar estudando, de preferência para carreiras jurídicas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rafael Monteiro: Minha vida social acabou se limitando por conta da pandemia, mas sempre que possível estava com a família aos domingos principalmente.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rafael Monteiro: Sou casado e tenho um filho de 5 anos. Minha família sempre apoiou, principalmente minha esposa. Preferi não contar aos amigos que estava estudando. Apenas minha família sabia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rafael Monteiro: Estudei a partir do lançamento do edital em março de 2020 até o dia da prova (1 ano e 10 meses). Procurava estudar todos os dias, nem que fosse 1 hora apenas. Independentemente de estar motivado, procurava estudar o mínimo que fosse. Cheguei a estudar com Covid, pois tinha medo de perder o ritmo nos estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rafael Monteiro: Comecei estudando pela Trilha Estratégica e depois pdfs, vídeo aulas (matérias em que tinha mais dificuldade), lei seca e muitas questões. Os PDFs, na minha opinião, são os que têm o maior custo-benefício, pois são completos e permitem avançar no conteúdo de forma mais rápida. Porém, em algumas matérias, senti a necessidade de assistir às videoaulas, principalmente Português.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael Monteiro: Após a publicação do edital, pesquisei na internet sobre material para o concurso e apareceu o Estratégia. Pesquisando sobre o curso, obtive várias indicações positivas e decidi assiná-lo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rafael Monteiro: Inicialmente tive acesso à Trilha Estratégica e foi o que me fez avançar globalmente no conteúdo programático. A ferramenta é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores. Os mapas mentais e os resumos dos professores também ajudam muito, uma vez que otimizam as revisões. Acho o curso bem completo, muitas ferramentas de estudos e uma plataforma bem intuitiva.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rafael Monteiro: Montei meu plano de estudos, inicialmente, através da trilha estratégica. Posteriormente montei um ciclo estudos com a ajuda do professor Fabiano Pereira. Estudava por ciclos de estudos, duas ou três matérias por dia, de 4 a 5 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rafael Monteiro: Fazia as revisões através dos mapas mentais, resumos dos professores e muita lei seca. Fiz todos os simulados, 27 inicialmente e os 7 da reta final.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rafael Monteiro: Na minha opinião é essencial fazer questões. Tentava fazer em média 100 questões por dia. Através da resolução temos como conhecer a forma de cobrança da banca. Fiz mais de 40.000 (quarenta mil) questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rafael Monteiro: Português e Processo Civil. Português fiz muitas questões e revisões e Processo civil muita leitura da lei.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rafael Monteiro: Tentei intensificar as revisões, principalmente dos pontos mais complexos. Assisti à revisão de véspera do Estratégia (online) e no dia da prova tentei ver pontos mais “decorebas” (prazos, datas, etc).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rafael Monteiro: Erros: Perder muito tempo em assuntos os quais já dominava, por insegurança. Dormir menos para tentar estudar mais.
Acertos: Acreditar que era possível. Manter o foco e a disciplina. Fazer muitas questões. Ler diversas vezes a lei seca.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rafael Monteiro: Não, de verdade não. Sentia cansaço, fadiga, mas sempre pensava no meu objetivo. Minha maior motivação era pensar na estabilidade, no fato de poder dar ao meu filho uma educação de qualidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael Monteiro: Não desista dos seus sonhos e objetivos! Em alguns dias faltará vontade, noutros força e até mesmo saúde para continuar, mas mantenha-se disciplinado, lembre-se por que você começou e siga rumo ao seu propósito. Não é fácil, mas é gratificante poder olhar para trás e ter a convicção de que valeu a pena.