“Você é seu maior aliado e também seu maior inimigo. Às vezes, tudo o que temos é a disciplina para seguir em frente, mas é importante não desistir. A jornada pode não ser fácil, mas cada passo é uma vitória que ninguém mais pode nos tirar.”
Confira nossa entrevista com Rafael Luís Metelski Schutze, aprovado no Exame de Suficiência CFC 2024.1:
Estratégia: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Rafael Luís Metelski Schutze: Sou o Rafael, tenho 23 anos, natural de Porto União/SC e morando atualmente em Videira/SC. Termino a faculdade ainda esse ano.
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Rafael: Trabalho em período integral, tenho aula no período da noite e os artigos/TCC para entregar ao final do ano.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Rafael: Essa foi a minha primeira tentativa.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Rafael: Foi incrível comparar o gabarito da minha prova com o oficial e ver que todo aquele esforço valeu, que aquele medo e dúvida virou uma grande conquista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Rafael: Adotei uma postura um pouco mais dura, foquei 100% do meu tempo livre para o estudo, final de semana, feriado, dia santo, todo dia era dia de estudo. Foram 6 meses em que eu respirava CFC e a temida banca FGV.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Rafael: No início de Janeiro iniciei meus estudos com o Estratégia e não teve erro. Foram alguns dias para entender bem como a Trilha funcionava, aquele início de aprender a aprender. Mas assim que peguei no ritmo, fluiu super bem.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Rafael: Usei 100% matéria do Estratégia. Os PDF são ótimos, pois eu conseguia estudar no meu ritmo e no meu tempo, além disso as videoaulas me ajudaram muito nos conteúdos que eu tinha mais dificuldade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rafael: Publicidades no Youtube e no “Fala Glauber Podcast”, principalmente.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Rafael: Sim, a prova é bem completa e toda questão faz a diferença, por isso é sempre importante ver todas as matérias. Claro que é sempre importante focar em Contabilidade Geral, mas as demais matérias fazem toda a diferença.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Rafael: Confiei na Trilha Estratégica, foquei muito em leitura e questões, que me ajudaram muito até para memorizar, pois eu entendia não só a matéria, mas como ela era aplicada e por que ela era daquela maneira, e isso fez toda a diferença.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Rafael: A Trilha Estratégica foi meu anjo da guarda também no ponto das revisões, ela explica bem certinho quando e o que revisar. Além disso, nas questões eu ia sentido por meio dos resultados onde estão as minhas dificuldades e assim eu entendia aonde deveria focar.
Contabilidade Geral é um conteúdo muito amplo, então sempre tentei reforçar as bases para que as dúvidas mais para a frente fossem mais fáceis de serem resolvidos. Acaba ficando mais fácil quando você tem uma base mais forte e entende parte da dúvida.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rafael: Contabilidade pública com certeza foi minha maior dificuldade. Precisei usar bastante videoaula e pegar um pouco mais pesado nas questões dessa disciplina. No final tudo deu certo!
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Rafael: Se antes meu foco era 100% na revisão, ela ficou 1.000%. Dormia tarde, acordava cedo, assisti as 2 aulas de super revisão que são 12 horas cada. Eu realmente vivi a prova nas últimas semanas.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Rafael: O tempo é inegavelmente pouco, não dá tempo de fazer tudo 100% certinho, são muitos cálculos, fórmulas, conceitos e interpretações. É super importante ter a gestão do tempo e entender que existem questões que não estão ali para serem feitas.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Rafael: Fui um pouco confiante demais, acreditei por já ter anos de faculdade que não poderia ser tão complicado, que seriam só conceitos simples e na verdade as exceções também são cobradas.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Rafael: Vejo que muitos colegas de contabilidade não dão o devido valor à prova, como se ela não fosse tão complicada, como se tivéssemos todo o tempo do mundo e como se 1 ou 2 questões mais fáceis fossem a prova toda. Além do fato de não ter disciplina para estudar um pouco todos os dias ou focar muito nas disciplinas que temos mais afinidades.
Realmente não existe milagre quando o assunto é a prova. Precisa estudar, nem que seja 1 horinha por dia.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Rafael: O jogo do estudo é fundamental, mas o jogo da mentalidade é o mais pesado, são sempre medos, dificuldades, preguiças e dúvidas sobre se vale a pena todo esse esforço, mas não podemos nos deixar abater.
Minha maior motivação foi que após o CFC minha carreira seria melhor, poderia tentar concursos para contabilidade de diversos órgãos e seguir rumo a aprovação em um bom concurso.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: Você é seu maior aliado e também seu maior inimigo. Às vezes, tudo o que temos é a disciplina para seguir em frente, mas é importante não desistir. A jornada pode não ser fácil, mas cada passo é uma vitória que ninguém mais pode nos tirar.