Aprovado no concurso PC MS para o cargo de Papiloscopista em 32° lugar
Policial (Peritos, Papiloscopistas)“Planejamento, organização, disciplina e dedicação são imprescindíveis. Tem que ter paciência também, pois a preparação requer tempo. Mas acima de tudo, não desista, continue focado até a aprovação.”
Confira nossa entrevista com Rafael Furquim, aprovado no concurso PC MS para o cargo de Papiloscopista em 32° lugar:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Rafael Furquim: Meu nome é Rafael, tenho 27 anos, natural de Campo Grande/MS, sou formado em Filosofia e Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Rafael: Durante a faculdade, nos estágios e após formado, sempre tive contato com a área investigativa, então, a Polícia Judiciária acabou se tornando um sonho.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Rafael: Desde o início da minha preparação, foram alguns anos, sempre trabalhei e estudei.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Rafael: Fui aprovado para Fiscal de Tributos no interior de MS 2021; Conselho Regional de Farmácia MS 2021; Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande/MS 2021 e o último Polícia Civil (PCMS) 2021.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Rafael: Sempre mantive uma rotina diária de estudos, mas conciliava com a família e amigos. Contudo, a preparação, pós edital é diferente, nesse caso, eu adotava uma postura mais radical focada até a data da prova.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Rafael: Sou casado, não tenho filhos, e sempre tive o apoio e a compreensão da minha família, meus pais e minha esposa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Rafael: Após a publicação do edital do concurso, foram menos de 45 dias até a prova. Imediatamente montei um plano de estudo até a data da prova, priorizando os pontos mais importantes do edital.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Rafael: Para esse concurso especificamente foram livros e pdf.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Rafael: O material do estratégia é muito completo e didático, feito por professores renomados, aulas de excelência, inclusive, nas lives gratuitas. O material de legislação específica foi totalmente direcionado para o concurso, e isso foi fundamental.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Rafael: No começo estudava várias matérias ao mesmo tempo, contudo, posteriormente passei a estudar apenas uma matéria por dia ou no máximo duas priorizando pelo aprofundamento.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Rafael: Fazia revisões periódicas, quinzenais e mensais e muitos simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rafael: A resolução de questões é algo imprescindível para o concurseiro, até porque no dia da prova você vai resolver questões. Durante a minha trajetória foram mais de 9 mil questões resolvidas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Rafael: Tinha dificuldade com RLM, e passei a estudar um pouco mais essa disciplina e compensar nas outras matérias.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rafael: Como trabalhava e estudava, consegui 15 dias de férias antes da prova, e passei a estudar manhã, tarde e noite. No dia pré-prova, fiz uma revisão geral de todas as matérias e muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rafael: Algumas vezes pensei em parar, acredito que todo concurseiro em algum momento passou ou passará por isso, especialmente os iniciantes, afinal, não é uma tarefa fácil. Mas o sonho sempre falou mais alto.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rafael: Planejamento, organização, disciplina e dedicação são imprescindíveis. Tem que ter paciência também, pois a preparação requer tempo. Mas acima de tudo, não desista, continue focado até a aprovação.