Aprovado em 20° lugar no concurso PC-PE para o cargo de Escrivão de Polícia
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)
“Não desista daquilo que você não passa um dia sem pensar. O estudo para concurso é complexo, mas é ótima a sensação de conquista. Sempre valerá a pena!”
Confira nossa entrevista com Phelipe dos Santos Henrique, aprovado em 20° lugar no concurso PC-PE para o cargo de Escrivão de Polícia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Phelipe dos Santos Henrique: Sou formado em Educação Física e, também, Processos Jurídicos e Notariais. Tenho 27 anos e sou de Patos – Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Phelipe: Enxerguei no serviço público a necessidade de se obter a estabilidade financeira, o que o setor privado não consegue oferecer. E a área policial me encheu os olhos, uma vez que tenho um irmão policial militar e que me ajudou no incentivo aos estudos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Phelipe: Sou concursado na Polícia Militar da Paraíba, concurso de 2018 e após o curso de formação retomei os estudos para a PRF. Estudo nos meus dias de folga em manhã, tarde e noite. Nos dias de trabalho, as oportunidades que surgem ao longo do dia estudo sempre possível (horas de almoço, janta e madrugada).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Phelipe: Sou aprovado no concurso da PMPB (2018), CFO PMCE (2023) e Escrivão PCPE (2024).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Phelipe: Meus finais de semana com editais abertos são exclusivos para estudo. Todavia, quando não há editais, meus sábados à noite são direcionados ao lazer com família e amigos. Nos domingos, realizo simulados e, após a correção destes, descanso para que na segunda-feira possa retomar os trabalhos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Phelipe: Sim, visto que minha família sempre foi empenhada no mundo da educação, pois tenho mãe e irmãs professoras e um irmão policial. Trouxe minha noiva para a realidade dos concursos e, hoje, ela estuda para agente de Polícia Federal e eu, para PRF.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Phelipe: Meu estudo para PCPE foi durante a abertura do edital. No entanto, preparo-me para a PRF desde 2021 com estudos diários.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Phelipe: Para minha preparação, usei as disciplinas do Estratégia como prioridade, mas o ”Hora da Verdade” me nivelou e me deixou confiante para conquistar a aprovação na PCPE.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Phelipe: Conheci o Estratégia através de aulas gratuitas no YouTube e indicação de um amigo que hoje é PRF e se preparou com o material do Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Phelipe: Sim, senti-me que não conseguia mais avançar nos conteúdos abordados. As disciplinas estavam estagnadas e não havia profundidade na matéria abordada.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado? (Responder somente em caso de resposta positiva na questão anterior)
Phelipe: Sim, mas o Estratégia, nesse período, já me auxiliava com as aulas gratuitas do YouTube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Phelipe: Sim, achei as videoaulas mais completas, com explicações mais detalhadas. Os PDFs são excelentes para a construção do caderno e a plataforma de questões está sempre atualizada.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Phelipe: Separo 1h de estudo por disciplina. Na manhã, pego 4 disciplinas, 4 à tarde e 3 à noite. Os sábados separo para revisões e domingo realizo simulados. Mantenho-me sempre neste ciclo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Phelipe: Todo sábado realizo minhas revisões e pego principalmente meu caderno.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Phelipe: As questões são o elo entre a preparação e a prova. É imprescindível preparar-se com questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Phelipe: Tinha dificuldade em exatas, mas com prioridade consegui nivelar com as outras. Tudo é questão de prioridade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Phelipe: Apeguei-me no HORA DA VERDADE para aprimorar minha última semana de preparação e na Revisão de Véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Phelipe: Sempre fiz discursiva para esta área. Portanto, não tive surpresas.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Phelipe: Sempre gostei de atividades físicas. Preparo-me diariamente para esta etapa.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Phelipe: Meu principal erro foi a procrastinação. Estudar sem edital é muito difícil. Meu principal acerto foi migrar para o Estratégia. Está sendo primordial na minha preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Phelipe: Sempre vem o desânimo, a vontade de desistir é normal. Todavia, quando penso no porquê comecei, motivo-me e me empenho para conquistar a aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Phelipe: Não desista daquilo que você não passa um dia sem pensar. O estudo para concurso é complexo, mas é ótima a sensação de conquista. Sempre valerá a pena!