Aprovado em 1° lugar para Engenheiro Civil no concurso DETRAN AC
Concursos Públicos“O concurso garante estabilidade e um trabalho digno, mas alcançar esse objetivo é um processo. Esse processo é assegurado pela constância e pelo aprimoramento do método de estudo. E, como todo sonho, exige trabalho, mas no final, tudo compensa.”
Confira nossa entrevista com Paulo Roberto de Lima, aprovado em 1° lugar no concurso DETRAN-AC para o cargo de Engenheiro Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Paulo Roberto de Lima: Tenho 30 anos, sou formado em Engenharia Civil pela UFAC e natural de Rio Branco, Acre.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Paulo Roberto: A necessidade de estabilidade financeira e autonomia no trabalho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Paulo Roberto: Durante a preparação para concursos, sempre trabalhei e estudei, conciliando as atividades com um bom planejamento, dedicando-me aos estudos antes, no intervalo e após o trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Paulo Roberto: Fui aprovado nos seguintes concursos:
CAU/AC – Assistente administrativo 1º Lugar (Nomeado).
Detran/AC – Engenheiro Civil 2º Lugar
UFAC – Assistente em administração 11º Lugar (Nomeado).
UFAC – Engenheiro Civil 3º Lugar (Nomeado).
DNIT – Analista de Infraestrutura 3º Lugar
SEMSA Manaus – Engenheiro Civil 3º Lugar.
TCE/AC – Auditor de Controle Externo 5º Lugar.
EBERSER/Macapá – Engenheiro Civil 6º Lugar
TJ/AC – Engenheiro Civil 2º Lugar (Prova Objetiva).
Coren/AC – Assistente Administrativo – Aprovado.
CRMV-AC – Assistente Administrativo – Aprovado.
CRO/AC – Assistente Administrativo – Aprovado (Nomeado).
Pretendo continuar estudando até ser nomeado para cargos de maior relevância na minha área.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Paulo Roberto: A preparação era dedicada de segunda a sexta-feira, enquanto, nos finais de semana, eu visitava parentes e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Paulo Roberto: Comecei minha jornada de preparação para concursos após me casar. Minha esposa sempre me apoiou e continua me auxiliando no que for necessário para que eu possa me dedicar aos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Paulo Roberto: “O último concurso para o qual me preparei foi o do Detran AC. Estudei no período pós-edital, conciliando trabalho e mestrado, dedicando pelo menos duas horas diárias aos estudos. Foquei principalmente na resolução de questões da banca, com ênfase em matérias de maior peso, como Português e conteúdos específicos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Paulo Roberto: A base dos meus estudos são os PDFs, pois eles contêm todo o material teórico e as questões necessárias para uma boa fundamentação. Além disso, podem ser utilizados de forma rápida como material de revisão, oferecendo uma ampla gama de questões para cada tópico da disciplina estudada.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paulo Roberto: Por meio do YouTube e de indicações de aprovados.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Paulo Roberto: A principal diferença do Estratégia é a completude do material, que oferece toda a teoria, questões e resumos necessários para um bom estudo e para o aproveitamento do investimento.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Paulo Roberto: Um bom planejamento é fundamental. Eu estudava por ciclos, alternando entre várias matérias ao mesmo tempo. Como trabalhava, procurava manter de 3 a 4 horas líquidas de estudo por dia, dedicando-me a 2 ou 3 matérias diariamente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Paulo Roberto: Meu principal método de revisão é por meio de questões, pois é rápido e estimula a busca pelo conhecimento. Além disso, utilizo simulados para verificar o percentual de acertos nas matérias como um todo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Paulo Roberto: Mais de 6.000 questões, incluindo aquelas presentes no material e nos PDFs, são essenciais para a preparação, pois representam o treinamento antes do jogo. Afinal, quem é aprovado é quem resolve mais questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Paulo Roberto: Em Português, o principal é a resolução de muitas questões da banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Paulo Roberto: No período pré-prova, acompanho a revisão de véspera do Estratégia, pois traz dicas valiosas e refina os principais tópicos que podem ser cobrados na prova. Sempre que possível, tiro uma semana de férias para uma imersão total nos estudos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Paulo Roberto: No concurso do Detran AC não houve prova discursiva, porém, no DNIT e no TCE AC, sim. O principal é praticar e utilizar uma estrutura adequada, seja para uma redação discursiva comum ou para uma questão técnica. É essencial dominar o conteúdo, mas, principalmente, saber transmiti-lo de forma clara e objetiva, algo que se aprimora com a prática.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Paulo Roberto: Os erros foram as pausas nos estudos quando não havia edital à vista. Já os acertos incluíram encontrar um bom material, aprimorar o método de estudo e evitar perder tempo com estratégias que não funcionam.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Paulo Roberto: Já me senti desanimado, mas desistir nunca foi uma opção. O apoio da família e a necessidade de construir um futuro melhor foram os combustíveis que me motivaram a continuar no processo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paulo Roberto: O concurso garante estabilidade e um trabalho digno, mas alcançar esse objetivo é um processo. Esse processo é assegurado pela constância e pelo aprimoramento do método de estudo. E, como todo sonho, exige trabalho, mas no final, tudo compensa.