Aprovado em 1271° lugar para Policial Penal no concurso PP MG
Policial (Agente Penitenciário)“Apenas não pare! Continue mesmo que esteja pesado. Vai valer a pena!”
Confira nossa entrevista com Patrick Sander Silva – Aprovado em 1271° lugar para Policial Penal no concurso PP MG
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Patrick Sander Silva: Tenho 24 anos e o ensino médio completo, sou natural de Belo Horizonte – MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Patrick: Sobre a decisão de começar a estudar para concursos, a principal motivação foi a vontade de me tornar um policial, cresci com grande influência do meu pai, passávamos muito tempo juntos assistindo filmes e documentários policiais, isso me inspirou bastante, além de que eu gosto da ideia de ser um servidor público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Patrick: Sim! Eu trabalhava em uma padaria, quando decidi começar a estudar. Depois de alguns meses saí da padaria e tomei a iniciativa de trabalhar como motorista de aplicativos (Uber) e fui até a data do curso de formação com essa fonte de renda.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Patrick: Já fui aprovado em outros dois concursos em 2019, mas não dei sequência, em virtude da nota não ter sido suficiente para entrar nas vagas. Atualmente estou estudando para o próximo concurso da Polícia Rodoviária Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Patrick: Sempre mantive meus vínculos familiares bem fortalecidos ou pelo menos tentava. Na época eu namorava, morava com minha mãe e irmã, frequentava a igreja, então meu círculo de amizade girava em torno dessas pessoas, me tornei um pouco mais ausente no período de edital aberto, apenas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Patrick: Sou casado e não tenho filhos. Minha família e amigos me apoiaram MUITO! Todos tiveram um papel crucial na minha trajetória.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Patrick: Estudei por 2 anos. O que eu fiz para manter a disciplina? Fui obcecado! Coloquei em minha mente que uma vaga era minha, que eu estudaria o quanto fosse necessário para realizar meu sonho, e que nunca desistiria.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Patrick: Usei basicamente os PDFs, em alguns momentos usei videoaula e o Estratégia Questões. A principal vantagem foi a praticidade e a qualidade do material.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Patrick: Por meio do YouTube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Patrick: Com certeza teve uma diferença relevante. O diferencial foi a organização do material, e a forma dos professores transmitirem as informações relevantes, sem perda de tempo e sem entrar em assuntos que não tinham relação direta com a prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Patrick: Estudava cerca de 3 horas líquidas diárias. Me organizei por ciclos, estudava 3 matérias em cada dia, e girava sempre que acabava um ciclo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Patrick: Minhas revisões eram baseadas em questões diárias e em flashcards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Patrick: Fiz cerca de 32 mil questões. A prova nada mais é que um bloco de questões, portanto, torna-se fundamental praticar por meio delas!!!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Patrick: Português e Raciocínio lógico. Como era complicado, usava as videoaulas e assistia bem devagar, anotando tudo e tentando memorizar o máximo que eu podia, uma vez que não conseguia ter uma compreensão satisfatória em alguns tópicos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Patrick: Eu fiquei revisando toda a matéria, lendo meu caderno de erros e os flashcards.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Patrick: Sobre a discursiva eu tive apoio de uma professora da minha cidade, ela corrigia as minhas redações e dava dicas do que poderia melhorar. Minha principal dica é: faça um esqueleto de redação que se encaixe em qualquer tema, isso ajuda MUITO.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Patrick: Meu concurso já está nos tramites finais, serei nomeado nas próximas semanas, mas as demais etapas foram turbulentas, tivemos cancelamento do primeiro TAF (tive que fazer 2 vezes) e houve alguns atrasos, mas deu tudo certo e sigo firme no certame.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Patrick: ACERTOS: Usar um bom material de estudos, revisões por questões, disciplina e rotina.
ERROS: Iniciar os estudos no pré-edital com muita energia, nos momentos finais antes da prova eu fiquei bem cansado e reduzi o ritmo, sendo que era o momento de aumentar o ritmo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Patrick: Pensei sim, mas não me sentia bem com a ideia de que eu iria desistir de um sonho, isso me soava egoísta. Existem pessoas que eu amo, que olham para mim e esperam ver a minha vitória, assim sendo, quero deixar um exemplo para os que estão à minha volta. Nunca desista, tudo é possível para aquele que persiste.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Patrick: Apenas não pare! Continue mesmo que esteja pesado. Vai valer a pena!