Aprovado em 14° lugar para o cargo de Auditor Fiscal no concurso da SEFAZ AL
Fiscal - Municipal (ISS)“As aulas da Hora da Verdade, os Aulões de Véspera, os PDFs do Passo Estratégico, os Bizus Estratégicos e as questões inéditas do Sistema de Questões também são materiais excelentes e que ajudam demais nas revisões”.
Confira a entrevista com Neurisnaldo Ramos Guerra, aprovado em 14° lugar para o cargo de Auditor Fiscal no concurso da SEFAZ AL.
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Neurisnaldo Ramos Guerra: Sou natural de BODOCÓ – PE, tenho 32 anos e sou formado em Engenharia de Produção.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Neurisnaldo Guerra: Não cheguei a trabalhar na minha profissão. Quando me formei, em 2011, o período de crise econômica estava se iniciando e isso foi o fator decisivo para me fazer estudar para concurso público.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Neurisnaldo Guerra: A escolha foi bastante complicada. Inicialmente, ao me formar, pensei em fazer concurso para Petrobrás na minha área. Em seguida, com a crise econômica, logo percebi que não seria um boa escolha e mudei para a área policial. Passei na PCPI em 2011, porém não me identifiquei com a área. Comecei a trabalhar em 2013 na PCPI e tentei estudar para a área de analista administrativo de tribunais. Mais uma vez não me encontrei plenamente e, em 2019, comecei a entender melhor o leque de oportunidades da área fiscal. Gostei bastante das atribuições de um Auditor Fiscal e mais ainda do salário (kkkk), então resolvi encarar esse desafio até a aprovação.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Neurisnaldo Guerra: Eu trabalho desde 2013 na Polícia Civil do Estado do Piauí, como agente de polícia. Na época que comecei a focar na área fiscal, em 2019, eu trabalhava de plantão, na escala 7/14 (7 de trabalho e 14 de folga), e isso me ajudou a ter tempo e me planejar para conciliar trabalho e estudos. Quando estava de plantão, praticamente não estudava, e nas folgas compensava.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
- Fui aprovado em 2011 para Guarda Municipal da Prefeitura de Petrolina PE, mas não cheguei a assumir;
- Em 2011 passei na Polícia Civil do Piauí, para o cargo de agente de Polícia, em 5º lugar para minha região;
- Em 2016, fui aprovado em 116º para o cargo de Analista Administrativo do TJPI, mas não fui chamado.
- Em 2019, fiquei aprovado no cadastro de reserva para Auditor da Secretaria da Fazenda de Petrolina PE, e também não fui chamado;
- Em 2021, fui aprovado novamente no cadastro de reserva na SEFAZ ES, ficando em 143º;
- Finalmente, na SEFAZ AL, consegui ser aprovado dentro das vagas, em 14º (20 vagas), para o cargo de AUDITOR FISCAL DA RECEITA ESTADUAL.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Neurisnaldo Guerra: Com certeza. O estudo pré-edital é o diferencial para que consigamos finalizar as disciplinas básicas e fazer um bom pós-edital. Eu sempre fui muito indisciplinado, então meu tempo pré-edital teve muita parada nos estudos. Eu só conseguia estudar focado no máximo 3 meses e meio. Até que em junho de 2020, resolvi criar vergonha na cara, com ajuda de minha esposa, e mantive a constância de estudos com o acompanhamento do professor Da Rocha, na Platinum. A partir daí consegui sair do ciclo vicioso de ficar só nas aulas iniciais (kkk) e consegui finalizar praticamente todas as disciplinas em maio de 2021, um ano após. Durante esse ano eu mantive a constância de 3 a 4 horas por dia de estudos, que ainda era pouco, mas pelo menos consegui manter esse ritmo no longo prazo. Foi um “pouco todo dia” que fez a diferença, dada a bagagem que já tinha de outras provas que passadas que praticamente só estudava no pós-edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? Qual o diferencial que encontrou em nosso material? Recomendaria para um amigo que está começando os estudos?
Neurisnaldo Guerra: Conheci o Estratégia Concursos em 2018, quando comecei a pesquisar sobre os concursos da área fiscal, e logo vi que era o cursinho com os melhores professores e a melhor metodologia, e que isso seria fundamental para acelerar a minha aprovação. O diferencial do Estratégia é, sem sombra de dúvidas, o PDF. Todos são muito bem objetivos, com muitos esquemas e focados no que realmente cai em provas para potencializar o aprendizado dos alunos. Além disso, as trilhas regulares são muito boas para quem tem dificuldade em se planejar. As aulas da Hora da Verdade, os Aulões de Véspera, os PDFs do Passo Estratégico, os Bizus Estratégicos e as questões inéditas do Sistema de Questões também são materiais excelentes e que ajudam demais nas revisões.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Neurisnaldo Guerra: Eu utilizei na maioria da preparação os PDFs, acho que funcionava melhor para mim porque eu me concentrava mais. Mas utilizei também muito o Passo Estratégico (era meu único material de revisão) e algumas videoaulas pontuais quando tinha dificuldade, como as do Mestre Sílvio Sande, da Professora Adriana Figueiredo e do Professor Bruno Lima. As demais disciplinas só via vídeo nas revisões de véspera e na Hora da Verdade, que sempre acompanhava. Nunca estudei por livros.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Neurisnaldo Guerra: Em 2020, meio à Pandemia, consegui manter o ritmo de 3/4h líquidas por dia, no máximo. No pós-edital dei o gás e aumentei para 7/8h líquidas por dia.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Neurisnaldo Guerra: Por isso é tão importante o estudo pré-edital para que possamos superar a dificuldade da quantidade de matérias.
No pré-edital, eu estudava basicamente 9 disciplinas (Português, Raciocínio Lógico, Constitucional, Administrativo, Tributário, TI, Contabilidade Geral e Avançada, Contabilidade de Custos e Auditoria), sempre em ciclo, seguindo a Trilha Estratégica. Ao finalizar uma disciplina eu continuava com revisão e questões e adicionava outras, e assim consegui adicionar e finalizar também Legislação Tributária estadual (Parte Geral), Empresarial, Civil e Penal.
Nunca fiz resumos, sempre usei o Passo Estratégico como material de revisão. Nunca reli a teoria no PDF regular (exceto LTE), apenas relia pelo PDF do Passo Estratégico e comentários no site de questões. Focava mais em questões. No pós de Alagoas, fiz quase 10mil questões.
Sempre fui bom de fazer planejamento, mas nunca os executava. Então, entre 2019 e 2021 resolvi utilizar a Trilha Estratégica para ter um plano pronto que eu precisasse apenas executar, e entre junho de 2020 a junho de 2021 usei o serviço de coaching do estratégia (Platinum).
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Neurisnaldo Guerra: No início, eu tinha muita dificuldade em Contabilidade Geral e Avançada. Tive que pedir socorro aos vídeos do professor Sílvio Sande para superar as deficiências, além dos PDFs maravilhosos do professor Gilmar Possatti.
Legislação Tributária Estadual também foi complicada no início, então tive que ver vários cursos em PDF do professor Da Rocha pra conseguir compreender bem.
Em Empresarial o professor Cadu Carrilho me salvou com seus esquemas matadores nos PDFs, e em Civil o professor Paulo Henrique me ajudou com sua didática incrível.
As demais disciplinas eu não tive tanta dificuldade, mas em grande parte por causa dos excelentes materiais dos professores (Tonyvan Carvalho e Guilherme Santana, Fábio Dutra, Rafael Rocha, Júlio Cardozo, Herbert Almeida, Ricardo Vale e Nádia Carolina, Bruno Lima e Guilherme Neves, Renan Ribeiro, Ramon Souza, Rafael Lacerda, Diego Carvalho, Adriana Figueiredo e muitos outros)
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Neurisnaldo Guerra: Sou noivo e ainda não tenho filhos. Como trabalhava em regime de plantão, moro com meus pais desde 2013. Meus pais, meu irmão e minha noiva me apoiaram bastante nessa jornada, certamente sem eles tudo teria sido mais difícil. Meus pais sempre faziam silêncio em casa para não me atrapalhar, nunca me pediam para fazer nada durante o dia para ajudá-los, mesmo ambos sendo idosos já. Meu irmão sempre me ligava e conversava para me motivar a não parar. Minha noiva também estuda e me influenciou demais a não ficar parando os estudos (eu sempre estudava no máximo 3 meses seguidos e parava) a todo tempo e realmente focar até a aprovação. Isso fez toda a diferença!!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Neurisnaldo Guerra: No início eu era muito flexível, saía bastante e o estudo acabava que não era a prioridade. A partir de 2020 eu comecei a estudar todo dia e diminuí bastante as saídas, até pela própria época em que estávamos. Já a partir de Maio 2021, eu foquei 100% e abdiquei de tudo, inclusive do convívio com meus pais. Nosso dia resumia-se a cumprimentos de “Bom dia” e “Boa noite”. Passei 7 meses respirando só concursos, encarando 3 pós-editais, até que consegui, Graças a Deus.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Neurisnaldo Guerra: Eu acho que depende muito da realidade e da personalidade de cada um. Eu, por exemplo, perdi muito tempo acomodado no meu concurso meio (PCPI) porque a estabilidade me trouxe uma sensação de não ter pressa porque já era concursado e isso me tirou o foco. Agora se a pessoa tem uma mente blindada e consegue focar 100% no seu objetivo fim e nada a tire do caminho, pode ser válido um concurso escada para ajudar nas finanças. Esse realmente é o cargo dos meus sonhos. Não sei ainda se vou pendurar as chuteiras, mas se fizer outro certamente será para alguma SEFAZ, talvez PE, que é meu estado, ou outro para acompanhar minha noiva e passarmos no mesmo local.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Neurisnaldo Guerra: O tempo de estudos bruto (estudando uns meses e parando outros) girou em torno de 3 anos (do final de 2018 até final de 2021). Agora com foco total e sem parar, estudei 1 anos e 5 meses, aproximadamente, de junho de 2020 e outubro de 2021. E o pós-edital só para Alagoas, peguei após a prova da SEFAZ ES, em meados de Agosto . Foram 45 dias de pós-edital especificamente para a SEFAZ AL, a maioria do tempo focado em questões e revisão.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Neurisnaldo Guerra: Eu não acreditei. Pensei que havia sido algum erro, ou que estaria fora das 20 vagas. Então minha noiva saiu contando nota por nota da lista e me disse que eu estava aprovado nas vagas. Foi uma sensação ímpar!! Eu não sabia o que fazer. Começamos a chorar e a agradecer a Deus pela vitória e pela recompensa ao esforço que fizemos!
Em seguida fui à igreja e, aos prantos, agradeci imensamente por essa dádiva! Logo após fiz uma chamada de vídeo para meus pais (eu estava de plantão no dia) e dei a notícia. Todos nós começamos a chorar novamente, uma sensação indescritível de alívio, de superação, de gratidão! Meu sonho era dar essa vitória a minha mãe, e hoje, graças Deus, esse desejo se tornou realidade! Até hoje ainda não caiu a ficha!
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Neurisnaldo Guerra: Na última semana eu gosto muito de apenas revisar pontualmente assuntos que tenho mais dificuldade e seguir o cronograma da HORA DA VERDADE, assistindo a todas as aulas. E assim o fiz: nada de assunto novo, nada de muitas questões, apenas um estudo mais passivo por videoaulas e por esquemas de um PDF ou outro das disciplinas de mais peso (no caso de AL, Auditoria e LTE).
Véspera de prova eu sempre acompanhei a revisão do Estratégia, e dessa vez não foi diferente. Inclusive sempre consigo ganhar umas questões com as dicas de última hora. A professora Nelma Fontana, por exemplo, é expert em literalmente acertar questões idênticas nessas revisões.
Estratégia: (Se não houve prova discursiva, pularemos esta pergunta) No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Neurisnaldo Guerra: Para as discursivas eu fiz o curso do estratégia com correções para a SEFAZ ES, e isso me ajudou bastante a desenvolver os temas. Em AL acompanhei apenas pelo curso do estratégia sem correção e escrevi praticamente todos os temas, sempre corrigindo pelos espelhos disponibilizados pelos mestres Tonyvan Carvalho e Rafael Rocha.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Neurisnaldo Guerra: Meu principal erro foi estudar sem constância. Esse negócio de querer “dar o gás” durante 3 meses, estudando muitas horas por dia, e depois parar por vários meses, foi meu pior inimigo. Só quando eu consertei esse erro e mantive a constância é que realmente vi minha evolução e senti que a aprovação estava mais próxima. Outra pedra no meu sapato foi o comodismo, por já ser servidor público num concurso meio, fato que me deixou vários anos sem estudar.
Quanto aos acertos, acho que não fazer resumos escritos me ajudaram bastante a não perder muito tempo no início, e fazer muitas questões no pós-edital foi um fator decisivo para conseguir ficar nas vagas. Além disso, buscar a ajuda de um planejamento por quem é da área e já trilhou esse caminho foi um grande acerto nesses últimos meses.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Neurisnaldo Guerra: O mais difícil para mim, sem sombra de dúvidas, foi manter a constância e a motivação. Durante pouco tempo é fácil se manter motivado, porém a longo prazo é praticamente impossível e só a disciplina e resiliência conseguem te manter firme. Nunca pensei em desistir, porém confesso que a aprovação e sucesso profissional de alguns colegas e amigos que há pouco estavam no mesmo lugar que eu me deram um impulso a mais para seguir em frente e não desistir.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Neurisnaldo Guerra: Minha maior motivação era a falta de vocação na carreira policial. Sempre dei o meu melhor no meu trabalho, porém nunca me senti realizado profissionalmente e tinha o sonho de um dia poder conquistar essa realização. Aliada a ele, eu tinha também o sonho de dar essa aprovação de presente a minha querida mãe, que, durante esses 8 anos em que estive na polícia civil, praticamente não parou de se preocupar comigo por causa da maior periculosidade da carreira. Ela vivia me pedindo para mudar de cargo, e hoje eu posso, graças a Deus, dar esse presente a ela com a mudança para o cargo dos meus sonhos!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Neurisnaldo Guerra: Hoje em dia temos muitas informações nas redes sociais. Não caiam em armadilhas de quererem fazer tudo que veem. Façam escolhas com calma, foquem em apenas uma área, estudem por ciclos e aproveitem o pré-edital para consolidarem a base das disciplinas e fazerem muitas questões! Prezem mais pela constância e menos pela velocidade, porque concurso público é equiparado a uma maratona: não vence o mais rápido, mas sim quem NÃO DESISTE! Por fim, não compartilhe seus planos com todos publicamente, mas apenas com as pessoas mais próximas e que podem te ajudar. Sempre seja grato, a gratidão é um sentimento atrai muita coisa boa para todos nós! Que Deus abençoe a todos!