Aprovada em 1º no concurso TJ-AC para o cargo de Serviço Social
Saúde“[…] Não desista, assim como eu não desisti. O próximo pode ser você, o mais novo concursado da família.”
Confira a nossa entrevista com Nete de Souza Oliveira Moreira, aprovada em 1º no concurso TJ-AC para o cargo de Serviço Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Nete de Souza Oliveira Moreira: Sou formada em Serviço Social, tenho 32 anos e sou natural de Rio Branco-Ac.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nete: O desejo de exercer a minha profissão e oferecer um futuro melhor para a minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Nete: No início não, pois tinha duas crianças para cuidar e estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Nete: IAPEM, Assistente Social- 7 lugar
TJ – Analista de Serviço Social-1 lugar.
Sim! Pretendo estudar para os concursos da minha área de formação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Nete: Não saía. A minha socialização era apenas com as amigas de estudos e parceiras de concursos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Nete: Sim, a minha família sempre torceu pelo meu sucesso nos estudos. Mas, de fato, quem esteve comigo todo o tempo me dando forças para não desistir, foi o meu marido, o qual investiu financeiramente para que eu pudesse ter a melhor preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Nete: Foram quatro meses de estudos para a minha aprovação no TJ. Foquei nas matérias com mais peso e com estudos contínuos até o dia da prova. De domingo a domingo, sem distrações.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nete: Materiais do Estratégia como, por exemplo: PDF, simulados e videoaulas. E estudava pelo computador e a maioria pelo celular mais acessível para onde eu estivesse.
Vantagens para mim são: as videoaulas e simulados.
Desvantagens: ler PDF no computador e celular cansavam os meus olhos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nete: Pela internet e através de uma amiga que encontrou na plataforma do Estratégia todos os conteúdos que precisávamos para nos preparar para o concurso que iríamos prestar.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nete: Sim, senti que entendia os conteúdos que estudava. Quanto mais eu estudava pelo Estratégia, mais eu crescia e aprimorava os meus estudos. “Peguei o pique dos concursos “. O diferencial para mim, é a acessibilidade nos materiais, uma plataforma muito boa de entender bem organizada e não preciso anotar o que estudei, pois é validado dentro do ambiente. Professores muito bem preparados para ensinar. Parece que estão dando aulas presenciais. São motivacionais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nete: Eu prendi a fazer o meu cronograma de estudos e era uma matéria por dia: PDF, videoaulas e simulados, 3 horas sem edital aberto e 6 horas, com edital aberto.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nete: Sim, resumos e simulados e imprimia provas dos concursos anteriores da banca do meu concurso.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Nete: A facilidade de entender de início a pergunta e não perder tempo lendo os textos enormes em certas questões na hora da prova. Aprendi a ir direto para o comando das questões e, assim, ganhava tempo. Ao certo de toda trajetória de estudos, não lembro.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nete: Foram intensamente nos simulados e resumos e também comia bem e tentava dormir o mais cedo possível para descansar a mente. Além disso, fazia caminhadas ao entardecer, para aliviar a ansiedade.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Nete: Sim, teve discursiva. Tirava um dia da semana para estudar e treinar a discursiva. Sugiro que tenha mentoria para a discursiva ou alguém que entenda para corrigir a sua discursiva nos treinos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nete: Erros: Sentir culpa por não achar que era capaz o suficiente para a minha aprovação, mesmo com exaustão de horas de estudos.
Acertos: Sem dúvidas, de não ter desistido dos meus sonhos, de não ter ficado pelo caminho. Fui até o fim e o resultado foi incrível. ”Lágrimas escorrendo pelo rosto “
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nete: Sim, o motivo de eu não desistir, foi pelas minhas filhas. Quando comecei a estudar, a Isadora tinha 4 anos e a Lorena, tinha 3. Eram tão pequenas e eu conversava com elas para me deixarem estudar. Elas entendiam perfeitamente. Por muitas vezes, me viram chorar, por cansaço e se preocupavam. Mas deu certo!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nete: Foque no seu concurso, escolha a sua área de formação ou aquela área que você se identifica. Não desista assim como eu não desisti. O próximo pode ser você, o mais novo concursado da família.