Aprovado em 1º lugar no concurso TRT-14 para o cargo de Analista Judiciário -Oficial de Justiça Avaliador Federal
Tribunais“Tenha foco e disciplina e acredite em você. Estude todo o tempo possível e onde for possível, faça muitas questões, veja o que está errando e estude o assunto, revise os resumos na reta final […]”
Confira nossa entrevista com Neander Alves do Couto, aprovado em 1º lugar no concurso TRT-14 para o cargo de Analista Judiciário -Oficial de Justiça Avaliador Federal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Neander Alves do Couto: Tenho 30 anos, sou fomado em Direito, nascido em Santa Luzia do Oeste/RO.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Neander: Necessidade de sair da pobreza. Fazia faculdade na Universidade Federal de Rondônia, ía de bicicleta para faculdade e mal tinha dinheiro para pagar o aluguel e a comida, meus colegas de faculdade eram concurseiros e resolvi entrar para esse mundo também.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Neander: Conheci assim que comecei a estudar para concursos, pois nessa época o Estratégia já se destacava como um dos melhores cursos. A escolha foi fácil, para ser o melhor você precisa estudar pelo melhor curso, assim, optei pelo Estratégia.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Neander: Estudava de segunda a sexta no período da manhã entre as 07h e as 12h, trabalhava à tarde e de vez em quando estudava à noite. Aos sábados não estudava e estudava os domingos quase todos, o dia todo. Fazia em média umas 3 a 4 horas líquidas na semana e aos domingos que estudava umas 6 horas.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Neander: Sim, estudava pela manhã e trabalhava à tarde. O teletrabalho me permitia definir meu próprio horário de trabalho.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Neander: Utilizei PDF, poucas videoaulas e utilizei a Trilha Estratégica para outro concurso, mas não para o que passei em primeiro, pois nesse eu fiz minha própria trilha e utilizei muito banco de questões.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Neander: 3 meses, para manter a disciplina é essencial a motivação para mudar de vida e não se importar com o que pessoas que nunca conseguiram dizem. Além disso, assistia entrevista com aprovados para ver o que eles faziam e colocava algumas coisas que eles falavam em prática.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Neander: Raciocínio lógico matemático. Assisti videoaulas e fiz muitos exercícios. E língua portuguesa, para essa fazia muitos exercícios da banca.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Neander: Já fiz resumos (que ficaram muito grandes, umas 100 páginas por matérias), na última semana revisava eles. Mas o principal é que eu antes de começar a estudar a aula pegava o resumo ou mapa mental do professor e ia anotando no tablet as coisas essenciais que não constavam lá. Quando errava questão que não sabia, também anotava lá. Fica um resumo excelente e não muito grande. Então a reta final de 1 ou 2 semanas era só rever os resumos.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Neander: Procurava fazer uma prova discursiva por semana após a abertura do edital para ir treinando.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Neander: Sou casado e tenho uma filha, mas ela não era nascida ainda quando fui aprovado. Minha esposa estudava junto e passou também, já meus pais achavam desnecessário eu estudar para outro concurso, mas o importante é o seu foco pessoal independente de família. (Mas com certeza quando a família apoia é melhor e o caminho fica mais fácil)
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Neander: Felicidade. É uma coroação do esforço e um reconhecimento do trabalho que só o Estratégia faz o que os torna incomparavelmente o melhor curso para concursos.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Neander: Já havia ouvido pois uma colega minha participou de um dos bailes, mas não imaginava que ficaria em primeiro, pois o importante mesmo é ser chamado no concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Neander: Já até me esqueci dos erros … rsrsr mas os acertos foram não se importar com o que as pessoas dizem… foco, comprar um tablet que me possibilitou escrever nele pegar os resumos/mapas prontos e ir aprimorando-os por meio de anotações, fazer muitas questões e revisar os resumos. O erro principal é fazer duas provas no mesmo dia se a sua prova foco for no período vespertino.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Neander: Nunca pensei em desistir. Diria para estudar logo e não esperar quatro anos para voltar a estudar.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Neander: Tenha foco e disciplina e acredite em você. Estude todo o tempo possível e onde for possível, faça muitas questões, veja o que está errando e estude o assunto, revise os resumos na reta final. Se prepare psicologicamente para a prova, treine seu tempo de prova e use cada minuto que tem no horário de prova para resolver as questões, alimente-se bem e se possível faça exercícios.