Aprovada em 12° lugar (PCD) para Agente Penitenciário no concurso PP-BA
Policial (Agente Penitenciário)“Não desista. Pra quem não desiste esse momento chegará, acredite. Faça o que tem que ser feito, pois tudo só depende de você e será pra você. […]”
Confira nossa entrevista com Nayana Cordeiro Gurgel Diniz, aprovada em 12° lugar (PCD) no concurso PP-BA para o cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Nayana Cordeiro Gurgel Diniz: Sou graduada em Enfermagem e Química e sou natural de Fortaleza-CE
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nayana: Eu acredito que tudo melhora através dos estudos. Então desde nova decidi estudar para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Nayana: Sempre trabalhei. Meu primeiro concurso fiz com 19 anos e trabalho desde então neste mesmo cargo. Como trabalhava só um turno consegui conciliar com a faculdade e estudos pra concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Nayana: Enfermeiro no Concurso de Porto da Folha/SE – 3º lugar;
Bombeiro/SE soldado – 92º Lugar;
Professor de Química na SEAD/SE – 6º Lugar;
Enfermeiro Porto Real do Colegio/AL – 24º Lugar;
Enfermeiro Lagarto/SE – 25º Lugar;
Polícia Penal/ BA – 12º Lugar;
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Nayana: Não. Minha preparação é e sempre foi exclusiva, pois sempre achei que poderia dispersar caso optasse em sair. Tirava um dia na semana de folga, mas o restante do tempo era estudando;
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Nayana: Praticamente era só eu buscando esse sonho, eles não me criticavam, mas não havia apoio, visto que muitas vezes falavam pra eu desistir e focar em outra coisa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Nayana: 8 meses antes do edital e 3 meses depois do edital. O que me fez manter a disciplina foi a contratação de um mentor que me mantinha sempre motivada.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Nayana: Cursos em PDF e videoaulas. O PDF tem a vantagem de ser mais rápido, mas para assunto novo gera um pouco de dificuldade. Contudo, a videoaula o ensino fica mais didático, mas as aulas se tornam mais longas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nayana: Em grupos de concurseiros.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Nayana: Não
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Nayana: A grande vantagem do estudo com o Estratégia é o material completo de estudo, além de possuir um arsenal de questões comentadas que auxiliam na aprendizagem.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Nayana: Escolhia a matéria a ser estudada e tentava estudar uns 50% do assunto até incluir a próxima e incluía revisões das disciplinas estudadas. Estudava em torna de 5 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Nayana: Fazia muitos resumos, principalmente quando precisava entender o assunto. Simulados só depois que o edital estava aberto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Nayana: Muita. É essencial, pois é através da resolução dos exercícios que conseguimos entender melhor as dificuldades. Acredito que umas 8 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Nayana: Penal e Redação. Eu busquei intensificar os estudos nessas matérias, inclusive na prova da Polícia penal gabaritei Penal e tirei 19,8 de uma prova que valia 20, na redação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Nayana: Continuou a mesma. Não fiz nada diferente, estudei até o ultimo dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Nayana: Fiz redação toda semana até a data da prova. Inclusive, refazia as mesmas com as correções do professor, acredito que isso foi fundamental para que eu entrasse nas vagas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Nayana: Meus erros foram estudar para vários concursos, principalmente para concursos com áreas bastante diferentes e estudar depois do edital.
Meu maior acerto nesse concurso foi estudar bem antes do edital.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Nayana: Não, nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nayana: Não desista. Pra quem não desiste esse momento chegará, acredite. Faça o que tem que ser feito, pois tudo só depende de você e será pra você. Escolha bons materiais e se dedique, pode parecer difícil muitas vezes e será, mas nada que vale a pena será fácil.