Aprovado em 30° lugar para Soldado no concurso do PM-PB
Policial (PM/BM - Oficial)“Se você não acredita que irá conquistar, seus esforços são em vão.”
Confira nossa entrevista com Natan Rodrigues Oliveira, aprovado em 30° lugar no concurso PM-PB para o cargo de Soldado Combatente (Campina Grande):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Natan Rodrigues Oliveira: Tenho 24 anos, sou de Campina Grande – PB e me formei em gestão de Recursos humanos – RH.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Natan: Desde novo sempre gostei da área de Segurança pública e juntamente com isso sempre tive o apoio da minha família para ingressar nessa área. Outro motivo que me fez estudar para concurso é a diferença entre setor privado e o público o qual possui salários mais atrativos e possibilita estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Natan: Trabalhei e estudei durante um bom período, porém passei muito tempo trabalhando de Home office o que me permitia estudar mais tempo. Quando foi se aproximando de lançar o edital da PMPB, eu já tinha planos de sair do meu trabalho para me dedicar integralmente. E isso se concretizou um pouco antes do edital do concurso, então passei esse período até a prova apenas estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Natan: Meu primeiro concurso foi em 2018 e também foi para PMPB. Nesse período estudei apenas 4 meses, porque tinha acabado de concluir o ensino médio e a prova já foi no início do ano seguinte. Fiquei aprovado no concurso com uma pontuação de 69 pontos, porém a nota de corte foi 74 e fiquei fora das vagas. Porém, com esse resultado passei a entender o mundo de concurso público e que era possível, desde que tivesse Deus no controle e eu fizesse minha parte. Veio novamente o concurso da PMPB em 2023 e graças a Deus passei na colocação 30ª até o momento. E sim, pretendo continuar estudando, porém no momento meu foco está neste concurso.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Natan: Quando iniciei meus estudos percebi o quanto precisava de dedicação e disciplina. Então, logo me abdiquei de muitas coisas como, rede social, sair com amigos e até mesmo as festas familiares. Um sacrifício que sabia ser temporário e não seria fácil abrir mão de muitas coisas, como tive que fazer, mas sabia que seria recompensador no futuro. Pois eu considerava ser importante essa renúncia durante minha preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Natan: Minha família sempre me apoiou nesta caminhada, nunca gostei de expor que estudava para concurso, apenas para as pessoas mais próximas. Justamente para evitar comentários ou opiniões que me tirassem do foco ou fossem me desanimar. As opiniões vieram em algum momento? Sim vieram, mas eu procurava ignorá-las e me manter focado no meu objetivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Natan: Para o último concurso da PMPB, o qual fui aprovado, acredito ter estudado um ano focado nele. Eu já tinha formado minha base nas disciplinas em concursos anteriores como PMPB 2018 e PCPB em 2021. Então mantive a rotina de estudo buscando cumprir minhas metas e tentar corrigir os erros seguindo o máximo meu cronograma de estudo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Natan: Quando iniciei os estudos para concurso fiz alguns cursos presenciais na minha cidade e focava muito em vídeo aula. Com o tempo fui alterando essa rotina de estudos por perder muito tempo. Passei a direcionar meu foco para materiais em PDF e questões, porque me permitia mais aprofundamento nos assuntos e eu via meus pontos fracos, conseguindo trabalhá-los melhor. Eu deixava vídeo aulas apenas para assuntos que não tinha muito contato ou mesmo quando queria revisar algo com algum professor que gosto.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Natan: Acredito que conheci o estratégia no youtube por meio das vídeos aulas. E logo vi o quão bom são os professores. Depois disso passei a acompanhar o estratégia e quando ia assistir a alguma aula já filtrava pelos professores do estratégia concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Natan: Depois que me tornei aluno do estratégia senti que meu resultado melhorou, foi justamente no momento de transição de vídeos aulas para PDFs que me tornei assinante. Então como o curso tem várias ferramentas disponíveis bastava eu aproveitá-las para melhorar meu desempenho. Entre as ferramentas gostava mais do PDF simplificado, dos mapas mentais e do estratégia questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Natan: Eu montei um cronograma com as disciplinas cobradas e no início eu estudava duas matérias por dia, porque tinha que conciliar com o trabalho. Porém, quando saí do meu trabalho montei um novo cronograma com 3 disciplinas. Eu alternava os turnos de estudo com disciplinas diferentes e montei o cronograma de uma forma que conseguia ver mais de uma vez na semana a mesma matéria. Dessa forma, conseguia revisar os conteúdos. Nunca fui de contar horas liquidas de estudo, mas estudava de manhã até a noite, com uns momentos de descanso, que era o intervalo entre uma matéria e outra.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Natan: Passei a fazer meus resumos extraídos dos PDFs e quando estavam completos eu revisava por eles. Voltava nos PDFs simplificados do estratégia quando precisava revisar algo com mais afinco, pois meus resumos eram voltados para ganho de tempo e assuntos chaves como um mapa mental mesmo. Conforme fazia as questões adicionava nos meus PDFs os assuntos recorrentes em questões e que precisavam de atenção para não ser pego de surpresa. Tinha o hábito de todo domingo fazer um simulado, eu corrigia ele no domingo mesmo e revisava o assunto que errava no simulado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Natan: Não lembro quantas questões fiz na minha trajetória de estudo, porém chega a ser um número muito alto mais de 20 mil. É importante o concurseiro entender que resolver questões vai ajudar muito no seu desempenho. Principalmente, quando tem uma banca definida para o concurso almejado, pois cada banca tem sua particularidade e forma de cobrança de determinado assunto. Isso só é possível de se descobrir por meio das resoluções de questões ou direcionamento dos professores.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Natan: Tive muita dificuldade em português, visto que não tinha montado uma boa base na escola. A dificuldade maior é estudar a matéria sem um norte e isso faz com que você erre em assuntos básicos. Senti a necessidade de fazer um estudo do zero entendendo que os assuntos estão interligados. Passei a focar nessa metodologia que levaria mais tempo para estudar, porém montaria minha base que tanto era fundamental.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Natan: Vinha todo dia fazendo muitas questões porque já havia batido o edital. Porém, na semana que antecedeu a prova quis mudar um pouco, eu foquei mais na base dos assuntos por saber que seria a IBFC. Ela não tem um histórico de aprofundamento nos assuntos e como já tinha me aprofundado nos assuntos durante minha preparação a última semana foi para reforçar as bases. No sábado assisti à revisão de véspera e quando terminou fui descansar, como a prova foi à tarde ainda consegui revisar alguns pontos no dia da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Natan: Acho importante montar um esqueleto de redação para a discursiva, não é obrigado repetir os mesmos conectivos em todo texto porque têm vários sinônimos, porém o esqueleto dá um norte e mostra qual ordem deve seguir para manter a coesão e coerência do texto, considero ser a principal ferramenta para manter um bom texto.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Natan: Penso que um erro meu foi não desenvolver, de início, minha forma de estudo. E um acerto foi justamente isso, montar meus resumos me permitiu revisões mais rápidas e com assuntos essenciais. Porém, é difícil montar esses resumos quando é iniciante e ainda não se tem uma base nas disciplinas, entretanto se conseguir isso acredito que irá melhorar os resultados.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Natan: Tive momentos de desânimos, algumas reprovações e alguns simulados que me desestimularam. Entretanto, eu não pensava em desistir, quando vinha esse pensamento negativo eu pensava que já tinha chegado muito longe para desistir eu já tinha aberto mão de muita coisa. Então, orava nesses momentos e pedia força à Deus para continuar, pois acredito que tudo é no tempo de Deus e este tempo da aprovação chegaria.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Natan: Deixo a mensagem que a primeira pessoa que precisa acreditar em você é você mesmo. Se você não acredita que irá conquistar, seus esforços são em vão. Coloque Deus na frente de tudo, pois momentos de desânimos virão é quase que inerente a isso, mas com Deus no controle fica mais fácil. Monte um cronograma, tenha disciplina e se for preciso abra mão de algumas coisas, costumava pensar que o tempo que abro mão de algo para estudar para concurso quando chegar o resultado positivo terei todo tempo pela frente para usufruir da aprovação.