“Minha motivação era a realização de me formar já com a carteira da Ordem em mãos.”
Confira nossa entrevista com Myrian Teixeira Macedo, aprovada no Exame XXXIX OAB (39º):
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Myrian Teixeira Macedo: Moro em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, e vou concluir minha graduação em julho deste ano.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Myrian: Eu sou professora da rede pública e dou aulas para o Ensino Médio integrado ao Técnico.
Foi um desafio, pois a profissão de professor demanda muito tempo também fora da escola.
Além disso, tinha as aulas da faculdade à noite.
Não foi nada fácil, mas com força de vontade e tendo sempre em mente exatamente onde queremos chegar, dá-se um jeito.
Como minha 1ª fase foi em novembro, eu aproveitei as emendas de feriado do 2º semestre. O que eu me atrasava durante a semana, recuperava nos feriados.
Já para a 2ª fase, aproveitei o recesso de dezembro e as férias de janeiro. Não tive Natal, Reveillon e nem férias, propriamente ditas.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Myrian: Sim, foi a primeira vez.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Myrian: Acho que a “ficha ainda nem caiu” direito. Mas, é um alívio imenso, um peso enorme que é tirado das costas.
Estou muito feliz de ter realizado o desejo que eu tinha de passar no exame antes do término da faculdade.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Myrian: De vários que fizeram a prova comigo, eu fiquei sabendo apenas de mais um sendo aprovado.
Acredito que meu diferencial seja meu comprometimento, foco e determinação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Myrian: Adotei uma postura radical. Fiquei 1 mês (entre o início do recesso e a data da prova) somente focada nos estudos, sem vida social. Eu sabia que seria somente por um período, não era um esforço para a vida toda. Sabia que estava abrindo mão de algumas coisas temporariamente.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Myrian: Usei somente o material do Estratégia. Na 1ª fase, segui a trilha de 70 dias e cumpri todo o cronograma. Claro, me atrasando e recuperando em outro momento, mas cumpri tudo o que estava planejado. O material do Estratégia conta com material em PDF, videoaulas e resolução de questões.
O que eu mais gosto são as videoaulas, mas sempre com o apoio do material em PDF, fazendo anotações, etc.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Myrian: Quando comecei a me planejar para o Exame da Ordem, fiz uma pesquisa na internet dos melhores cursos preparatórios. Na minha pesquisa, o Estratégia se destacou por vários motivos, inclusive pela questão da Assinatura até a Aprovação. Temos a certeza de ter o curso sempre atualizado até sermos aprovados.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Myrian: O material é muito objetivo, levando em consideração o que realmente é cobrado pela banca. Quanto às questões, a correção em vídeo pelos professores foi muito importante para o meu entendimento.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Myrian: Sem dúvida nenhuma! E na 2ª fase, quem puder, recomendo que contrate a mentoria, pois ter o professor com você a cada passo do caminho, faz toda a diferença. Aqui, aproveito e deixo meus mais sinceros agradecimentos ao querido professor Rodrigo Martins que me acompanhou nessa jornada rumo à aprovação, por todos ensinamentos e por toda a atenção e apoio <3
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Myrian: Na verdade, segui o que foi dito pela professora Priscila na live do lançamento da trilha de 70 dias que iniciaria em 04/09/2023. Ela disse que todo o material tinha sido planejado e deveria ser seguido “à risca” e foi o que eu fiz, confiei totalmente no know-how da equipe.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Myrian: Uma disciplina que foi um desafio para mim foi Direito Empresarial. Tive muita dificuldade, mas consegui acertar algumas questões na 1ª fase. Foi até uma surpresa… rs.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Myrian: Na 1ª fase, não tive chance de fazer releituras ou muitos exercícios extras. Como tinha uma limitação muito grande de tempo, consegui terminar a trilha de 70 dias bem nas vésperas da prova.
Já na 2ª fase, consegui revisar o conteúdo uma ou duas vezes.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos aqueles que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Myrian: No meu caso eu parei de estudar na 5ª feira à noite. Como eu tinha que viajar para outra cidade para fazer a prova, viajei na 6ª de manhã, passei e descansei na 6ª à tarde. No sábado foi a aula de Revisão de Véspera, que na 1ª fase foi bem intensa e depois a prova no domingo.
Na 2ª fase, fiz a mesma coisa.
Esse tempinho de espairecer foi muito bom para desacelerar um pouco.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Myrian: Escolhi Direito Tributário. Eu comecei a faculdade com a ideia (equivocada) de que eu não gostava de Direito Tributário. Quando, no 7º ou 8º semestre, efetivamente, tive aula de Tributário, me apaixonei.
Na época, eu ainda não tinha tomado a decisão sobre a área da 2ª fase e minha professora dizia: “Faz Tributário, faz Tributário!”. Foi a melhor decisão que tomei.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Myrian: Não sei se posso apontar erros específicos, foi um processo de aprendizado contínuo. Eram horários de estudo que não me traziam a produtividade que eu esperava e eu tentava outros horários, por exemplo. Foram algumas tentativas, erros, replanejamentos para encontrar a melhor forma para um melhor rendimento dentro do tempo que eu tinha.
Um dos meus grandes acertos foi confiar na equipe do Estratégia e no conhecimento deles da banca e das probabilidades para a prova.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Myrian: O mais difícil foi o desafio da falta de tempo e o cansaço por todas as outras demandas com trabalho e faculdade.
Mas, eu acredito que quem tem um “porquê”, encontra um “como”. Minha motivação era a realização de me formar já com a carteira da Ordem em mãos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Myrian: Eu aconselharia a ter foco e não se esquecer de que é um grande esforço, porém passageiro e que, ao final, vem a recompensa. Todo o empenho vai valer a pena. Acredite!