Aprovado em 1º lugar no concurso TCE-TO para o cargo de Auditor de Controle Externo - Direito
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)“Não existe segredo nem fórmula mágica para aprovação no concurso público. O caminho é a escolha de um material bom de estudos, planejamento adequado, disciplina para seguir o planejamento e foco no objetivo!”
Confira nossa entrevista com Moacyr de Grande Neto, aprovado em 1º lugar no concurso TCE-TO para o cargo de Auditor de Controle Externo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Moacyr de Grande Neto: Meu nome é Moacyr De Grande Neto, mas sou conhecido apenas por Neto. Tenho 32 anos. Sou bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Sou natural de Bandeirantes, também no Paraná.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Moacyr: A iniciativa de estudar para concursos partiu das perspectivas de ter um cargo com uma remuneração atrativa e que possua relevância para a sociedade e para o serviço público.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Moacyr: Conheci o Estratégia Concursos em novembro de 2019, quando adquiri uma assinatura vitalícia.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Moacyr: Comecei a estudar para valer em setembro de 2021. Na época tinha acabado de sair do meu antigo trabalho. Estudava, em média, cerca de 08 horas líquidas por dia e 04 matérias enquanto não iniciei outro trabalho.
Estudava todos os dias da semana, com uma carga menor nos domingos, dia da semana em que, a partir do almoço, fazia uma pausa para descansar um pouco.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Moacyr: Entre setembro de 2021 e março de 2022 me concentrei apenas no estudo. Voltei ao trabalho a partir de julho de 2022.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Moacyr: O estudo foi praticamente só com base em PDFs. Só utilizava videoaulas para assuntos mais difíceis de compreender ou quando queria descansar um pouco da leitura.
Usei as trilhas estratégicas durante todo o tempo, como guia para me programar sobre o que estudar em cada dia, o que ajudou muito na minha organização e na economia de tempo com planejamento.
Usei também o passo estratégico como ferramenta de revisão.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Moacyr: Cerca de 01 ano, com breves paradas. Para manter a disciplina, tinha um local em que estavam escritos meus objetivos e o motivo de buscar eles. Lia ele todos os dias para me motivar a estudar diariamente.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Moacyr: A maior dificuldade, inicialmente, foram as matérias de Direito Financeiro (AFO) e Auditoria Governamental, que nunca havia estudado. Dediquei mais tempo a elas, para superá-las e resolvi muitas questões dessas matérias também.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Moacyr: Resolução de muitas questões e revisão das matérias mais difíceis e complexas de memorizar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Moacyr: Treinava a elaboração de uma questão discursiva por semana, em média.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Moacyr: Moro com minha mulher. O entendimento da família e da minha mulher veio com conversas de onde queria chegar e do que deveria abdicar para conseguir esses objetivos.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Moacyr: Muito gratificante! É a sensação de, depois de ter visto o resultado final, mais uma vez, ter valido a pena todo o esforço despendido na preparação para concursos.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Moacyr: Tinha ouvido falar sobre o baile em 2022 e achei incrível. Não imaginei que um dia poderia fazer parte dessa comemoração, mas fico muito feliz de ter conseguido!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Moacyr: Acertos:
– Manter o foco e disciplina por quase todo o período de estudo.
– Resolver várias questões.
– Estudar com maior frequência assuntos mais importantes e complexos.
Erros:
– Não fazer revisões com a frequência necessária.
– Treinar pouco para a etapa discursiva.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Moacyr: Em alguns momentos pensava se todo o esforço valeria a pena ou não e ficava um pouco desmotivado, mas busquei confiar no processo.
Diria para meu “eu” de 5 anos atrás que o trabalho duro, as abdicações e o esforço vai ser recompensando e vai valer a pena.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Moacyr: Não existe segredo nem fórmula mágica para aprovação no concurso público. O caminho é a escolha de um material bom de estudos, planejamento adequado, disciplina para seguir o planejamento e foco no objetivo!