Aprovada em 3º lugar no concurso do TJRJ para o cargo de Analista de Negócio
Tribunais“Usei tudo que estava disponível. Videoaulas, o sistema de questões do estratégia, mas o principal mesmo foram os PDFs. Eles são muito completos e foram fundamentais para aprender detalhes. A principal vantagem é que você tem flexibilidade de escolher o melhor método de aprendizagem”.
Confira nossa entrevista com Michele Wan Burk, aprovada em 3º lugar no concurso do TJRJ para o cargo de Analista de Negócio:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Michele Wan Burk: Tenho 39 anos e sou de São João de Meriti, Baixada Fluminense. Comecei a estudar para concursos em junho de 2017. Tenho 2 faculdades, Biomedicina e Engenharia de Produção, nesta última me formei em 2018.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Michele Wan Burk: Quando fiz biomedicina passei num concurso temporário para a secretaria de saúde do Estado do RJ, foi nesse momento que decidi fazer uma nova faculdade e tive dificuldades de arrumar emprego por falta de experiência na nova área, foi então que voltei pro mundo dos concursos decidida a conquistar um emprego por mérito próprio.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Michele Wan Bur: Só estudava. Apesar dessa decisão, “apenas estudar” não é fácil. Eu tive que lidar com a ansiedade de não ter meu próprio emprego, dinheiro.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Michele Wan Bur: Fiz outros concursos mas nunca cheguei a ficar em boas colocações para uma possível nomeação. Quando comecei a estudar meu objetivo sempre foi um emprego de nível superior e o TJRJ me proporcionou poder atuar na minha área de formação. Então, estou feliz com esse cargo de analista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Michele Wan Bur: Um dos maiores erros no início é achar que não podemos ter um momento de descontração. Errei muito por me privar, não me fez bem. Nos últimos 2 anos fomos obrigados a manter isolamento por causa da pandemia, mas eu já vinha de um auto confinamento. As crises de ansiedade eram muito fortes, e eu aprendi a relaxar um pouco mais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Michele Wan Bur: Sou casada e tenho uma filha de 7 anos. Graças a Deus meu marido me apoiou e desde o início ele se prontificou a arcar com todas as despesas para eu realizar meu sonho. Fui abençoada com uma rede de apoio, nunca fui criticada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Michele Wan Bur: Comecei a estudar para o TJ desde o final de 2019. Foi muito difícil manter a disciplina, ainda mais que por conta da pandemia o concurso foi suspenso, mas usei isso como combustível pra me empenhar a fechar o edital e ficar competitiva.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Michele Wan Bur: Usei tudo que estava disponível. Videoaulas, o sistema de questões do estratégia, mas o principal mesmo foram os PDFs. Eles são muito completos e foram fundamentais para aprender detalhes. A principal vantagem é que você tem flexibilidade de escolher o melhor método de aprendizagem. A principal desvantagem é se manter disciplinado, se não tiver foco fica muito complicado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Michele Wan Bur: No início dos estudos a gente se sente perdido. Comecei a ver algumas aulas soltas pelo YouTube e achei o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Michele Wan Bur: Sim. Quando saiu o concurso do TRT RJ eu comprei o material de um outro curso, mas senti os PDFs muito superficiais, e a legislação estava defasada, tinha saído atualizações e o outro curso não tava atualizado. Foi aí que eu comprei o curso de específico de Direito do Trabalho com o prof Antônio Daud. Foi quando de fato eu conheci o método do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Michele Wan Bur: O único concurso que fiz com esse material foi o TRT, não passei, mas em direito do trabalho eu fui muito bem.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Michele Wan Bur: Senti muita diferença. Primeiro me assustei com a quantidade de folhas dos PDFs. Aí eu entendi que era necessária pela qualidade. Outra coisa que me chamou a atenção era a quantidade de questões. São muitas em todas as aulas e o ponto que achei mais positivo foi que todas são comentadas. Fica um estudo muito mais completo. As videoaulas também facilitaram porque os professores são muito bons, com boa didática.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Michele Wan Bur: Estudava em média 4 horas líquidas por dia. Estudava, no máximo, 2 matérias por dia. Eu priorizava acabar o assunto antes de ir pra outra matéria.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Michele Wan Bur: Enquanto eu via videoaulas e lia o PDF eu marcava os pontos mais importantes. Quando fechei todas as aulas ia relendo minhas anotações.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Michele Wan Bur: Exercícios são fundamentais. O diferencial dos PDFs está na quantidade de questões e com comentários e só da banca da prova. Resolvi todas (de todas as aulas e de todas as matérias)! Como tinha muitas questões, dava pra perceber os assuntos mais cobrados da matéria. Fiz um caderno de erros e destaques pra estudar também. No último mês antes da prova intensifiquei usando o sistema de questões do Estratégia, que tinha questões mais atuais. Fiz 100 questões por dia. Totalizando 3000 antes da prova.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Michele Wan Bur: Minha área é de exatas, bem diferente do direito. De longe, minha maior dificuldade foi Direito Civil. Mesmo tendo ela no pacote do TJ e ter estudado tudo ainda sentia dificuldade. Então, como sou aluna vitalícia do Estratégia, eu tinha a facilidade de me inscrever em outros cursos, então eu me inscrevi no curso específico de Direito Civil e recomecei do zero, o curso foi muito mais aprofundado do que eu precisava pra prova, mas me ajudou a entender melhor a matéria. Gratidão ao prof. Paulo Souza.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Michele Wan Bur: Meu último mês antes da prova foi basicamente o mesmo. Eu defini que faria 100 questões e revisaria 2 matérias por dia. Como eu tinha 15 matérias pra estudar, dividi em 3 grupos de 5 e fazia 20 questões de cada matéria. O dia pré prova eu vi a revisão de véspera do Estratégia pelo YouTube, como tinha matérias similares com a de técnico aproveitei pra fazer revisão.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Michele Wan Bur: A redação do meu cargo seria com matérias específicas, o que mais mudou no meu edital com a retomada, então me dediquei a estudar as alterações, que aliás, já estava tudo atualizado na plataforma. A parte das aulas de TI está de parabéns. Quanto às técnicas de redação em si, segui muitas dicas das profs. Adriana e Janaína.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Michele Wan Bur: Erros fazem parte da caminhada. A gente no início fica muito perdida. Ainda mais fora da área de formação. Então, saber o que funciona pra gente é fundamental. Sobre os acertos, acho que o principal é não desistir.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Michele Wan Bur: Passei por vários momentos de desânimo, mas nunca pensei em desistir. Minha principal motivação, de longe, é minha filha. Dar o melhor pra ela e proporcionar um conforto é o meu combustível pra vida. Aprendi que quando a gente tá cansado devemos descansar, não desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Michele Wan Bur: A caminhada pode ser dura, longa mas é recompensadora. Quem decidir ingressar nesse mundo primeiro tem que decidir qual área que irá seguir, escolher um concurso, pegar o último edital e se basear nele pra nortear os estudos. E o mais importante, não se culpe se precisar descansar. A saúde mental precisa estar em primeiro lugar.