Aprovado em 2° lugar no concurso ALE-TO para o cargo de Analista Legislativo - Ciências Contábeis
Concursos Públicos“Estude com disciplina, com constância, não espere apenas por motivação, assim, degrau por degrau, você chegará no topo.”
Confira a nossa entrevista com Marcos Antônio Pires Silva, aprovado em 2° lugar no concurso ALE-TO para o cargo de Analista Legislativo – Ciências Contábeis:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcos Antônio Pires Silva: Sou formado em Ciências Contábeis pela Faculdade Objetivo, tenho 34 anos de idade, sou nascido em Colinas do Tocantins – TO e, atualmente, resido em Palmas-TO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcos: A estabilidade que os cargos públicos efetivos oferecem, assim como os melhores salários.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marcos: Sim, após chegar do serviço, tentava estudar no mínimo 3h por dia e aos finais de semana conseguia estudar um pouco mais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marcos: Sim, já fui aprovado em outros concursos na área de Contabilidade, porém, fiquei no cadastro de reserva, como TJ-TO 2022 (62º), ALE-RN 2022 (9º), TCE-TO 2022 (7º), MPE-TO 2024 (7º) e Prefeitura de Palmas-TO 2024 (5º). Pretendo continuar estudando para outros concursos, mas no momento, fiz uma pausa nos estudos para concluir a minha pós-graduação em Gestão Pública.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marcos: A minha vida social estava bem restrita, saía somente em alguns eventos importantes, geralmente em aniversários de amigos próximos e familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marcos: Os meus amigos e familiares sempre me apoiaram, pois sabem o quanto sou esforçado. Todos diziam que era só uma questão de tempo para eu conseguir chegar ao meu objetivo. E quando eu recusava algum convite deles para ir a algum lugar, todos entendiam o motivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marcos: Bom, eu já vinha estudando desde março de 2022, consegui uma boa bagagem de conteúdo e, especificamente, para o concurso da ALE-TO, eu fiz uma preparação de 6 meses. Manter a disciplina é muito difícil, mas eu estabelecia metas diárias de estudo (mínimas) para concluir mesmo nos dias em que eu estava exausto ou sem motivação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcos: Toda a minha preparação foi feita no Estratégia. Li os PDFs das disciplinas e assisti as videoaulas. As vantagens do curso online é a flexibilidade das aulas, de horário e de poder repetir a explicação várias vezes, caso fique alguma dúvida. As desvantagens, no meu ponto de vista, ficam na motivação, pois é muito difícil se motivar para assistir as aulas todos os dias sozinho.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcos: Conheci o Estratégia através do YouTube, após assistir vários vídeos no canal, resolvi assinar a plataforma.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Marcos: O Estratégia foi o meu primeiro.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marcos: Senti muita diferença, principalmente na organização de conteúdo e nas questões que ajudam muito na fixação do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcos: O meu plano de estudos foi dividido em duas partes (antes e depois do edital). Antes do edital, eu estudava 3 disciplinas ao mesmo tempo, mais ou menos 3 horas líquidas por dia. Após o edital, eu estudava 5 disciplinas ao mesmo tempo, entre 5 e 6 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcos: As minhas revisões eram feitas através das resoluções de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marcos: É muito importante, tanto para fixação de conteúdos quanto para revisões. Não me lembro quantas resoluções de questões eu fiz, mas foram várias, de todas as disciplinas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcos: Foram várias disciplinas, principalmente as de Direito, Orçamento Público, Auditoria, entre outras. Para essas disciplinas, eu lia primeiro os PDFs e depois assistia os vídeos dos conteúdos, assim, eu conseguia entender melhor. E caso fosse necessário, eu assistia o vídeo mais de uma vez.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcos: Normalmente na última semana, eu diminuo o tempo de estudo, no dia antes gosto de assistir alguns vídeos e no dia da prova, não vejo mais nada.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Marcos: Neste concurso não houve prova discursiva para o meu cargo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcos: Bom, como principal acerto, creio que foi a constância de estudos e a disciplina, já o principal erro, posso dizer do tempo de preparação (6 meses). Eu poderia ter começado antes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcos: Não, sempre me mantive motivado para não desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcos: Estude com disciplina, com constância, não espere apenas por motivação, assim, degrau por degrau, você chegará no topo.