Aprovado em 18º lugar no concurso TRT-MA (CR) para ANALISTA JUDICIÁRIO - ENGENHARIA
Concursos Públicos“o primeiro passo não leva ao destino, mas lhe tira de onde você está.”
Confira nossa entrevista com Marco André Melo Ribeiro, aprovado em 18º lugar no concurso TRT-MA (CR) para ANALISTA JUDICIÁRIO – ENGENHARIA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marco André Melo Ribeiro: Marco Ribeiro, engenheiro civil, 31 anos de São Luís-MA
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marco André: Sou funcionário público desde meu estágio de graduação. Comecei como estagiário no setor de engenharia da SEFAZ-MA em 2012, logo depois me ofereceram um cargo em comissão para continuar trabalhando e fui gostando do serviço público para servir a sociedade. Hoje sou servidor ainda comissionado ne Sec de Agricultura Familiar do MA e estudo pra concurso desde 2019 pra tentar ser efetivo, estável e ajudar a família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Marco André: Sempre trabalhei e estudei. Tento conciliar sempre. Nem todo dia é a mesma produtividade, mas o importante é não parar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Marco André: Eu já fui “aprovado” no concurso da CODEVASF em 2021. Entre aspas porque perdi o prazo de recurso contra a discursiva e fiquei fora. Tentei PF e PRF, em ambas fiquei a 2 pontos da nota de corte.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marco André: Meu objetivo é estudar 03 horas por dia de segunda a sábado. Cumprindo essa meta eu me dou o direito que sair, namorar, jogar, etc.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marco André: Solteiro (namorando), sem filho, moro ainda com os pais. Namorada e pais me apoiam sempre. Meu maior sonho é ajudar meus pais e conseguir aposentá-los.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Marco André: TRT-MA, eu tinha base de quase todas as matérias. Ainda me submeti a uma cirurgia de correção de grau durante a preparação e perdi algumas semanas. Então, estudei uns 45 dias somente. Mas com a base que eu tinha, claro. Os concursos da PF e PRF que fui bem eu estudei um ano e meio dedicado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marco André: Estudo sempre por PDF. Uso videoaulas em velocidade 2x pra revisar ou escutar no som do carro ou academia. Ativamente o estudo é por PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marco André: Instagram.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Marco André: Só utilizei Estratégia. Na época da PRF cheguei a ter um curso do Ronaldo Bandeira. Mas era mais pra agregar informações. Gostei do material dele também. A diferença é que o PDF do Estratégia é diferenciado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Marco André: A didática dos PDFs é essencial pra preparação. Eu sou formado em engenharia civil e logo não tenho afinidade com os Direitos, por exemplo. Como entender hermenêutica, princípios? Nessa parte, o Estratégia da um passo pra trás, faz uma base prévia e depois desce lenha no material bruto. Consigo perceber isso em todos os PDFs e isso me da uma confiança que até as teorias mais abstratas eu vou conseguir assimilar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marco André: Atualmente eu sigo Trilhas. Mas gosto de montar meu ciclo percebendo onde estou fraco e onde consigo acelerar.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marco André: Meu método é: Todo dia eu reviso o que vi no dia anterior. Toda matéria do dia eu faço uma revisão do que já vi daquela aula antes de avançar. E a cada fim de um PDF eu reviso todos os PDF que já vi da matéria antes de baixar o próximo. Então eu fico retroalimentando o conteúdo sempre. Revisão 90% por questão!
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marco André: Sem exercício, sem estudo pra concurso. Pro TRT eu fiz umas 2000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marco André: Português é um absurdo (principalmente FGV) e Engenharia também é complicado, porque o que se aprende na faculdade é um pouco diferente do que cai em concurso. Os direitos, pra mim, às vezes complica. Mas o grande lance é insistir. E mesmo insistindo se não entrar, passa pro próximo assunto. Às vezes algo mais na frente preenche uma lacuna deixada.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marco André: Não fiz programação especial. Mantive as revisões e muitas questões
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marco André: O maior acerto é não desistir.
Difícil falar em erro quando a gente está focado no objetivo. Mas talvez seja não tentar superar as horas diárias de estudo. Mas isso é de cada um. No meu caso, trabalhando e estudando, as 3h por dia são meu limite físico mesmo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marco André: Jamais. Motivação é mudar de vida e ajudar a família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marco André: Ainda nem cheguei aonde eu quero. Vou continuar estudando pra evoluir cada vez mais. Meu objetivo é perito da PF na área de engenharia. Pra quem tá começando, fica a dica: “o primeiro passo não leva ao destino, mas lhe tira de onde você está.”