Aprovada em 5º lugar para Técnico Ambiental - Alagoas no concurso IBAMA
Últimas notícias“A trilha foi meu principal norte, na minha opinião, é o melhor material para orientar um estudo mais direcionado. PDF e os vídeos são bastante complementares. Quando o PDF era muito extenso, eu recorria aos vídeos. Quando eu já dominava a matéria corria para os exercícios e revisões. E assim por diante”.
Confira nossa entrevista com Manuela Vieira, aprovada em 5º lugar para Técnico Ambiental – Alagoas no concurso IBAMA:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Manuela Vieira: Sou formada em Administração pela Universidade Federal de Alagoas. Tenho 32 anos, sou natural de Recife, mas passei minha vida quase inteira em Maceió.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Manuela Vieira: Eu não tive experiência profissional durante a Universidade. Saí com diploma, mas sem experiência. Formada em Administração e em uma cidade pequena como Maceió, as opções são mais restritas. Assim que me formei, cheguei a fazer alguns concursos, mas sem dedicação. Logo, não tive resultados que me animassem a continuar estuando. Entrei na área privada, foi uma boa experiência, mas era muito trabalho e pouca sensação de segurança, pouco retorno financeiro. Meus pais foram meus grandes incentivadores e protagonistas nessa história. Sempre conversavam e orientavam que segurança nos tempos atuais é sinônimo de concurso público. Eles então me garantiram toda a confiança da qual eu precisava e também todo suporte necessário para encarar a renúncia de seguir tentando empregos e finalmente entrar na vida de concurseiro. “Parei minha vida” e iniciei a partir de 2016 a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Manuela Vieira: Dedicação exclusiva aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Manuela Vieira: Cargo superior – analista – administração
Funsaúde – 3º
IBAMA – 5º
UFPB – 16º
MPE – 29º
Como estou obtendo os primeiros resultados efetivos e entrando no serviço público agora, devo me dedicar e exercer a profissão no momento. Futuramente, pretendo retomar os estudos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Manuela Vieira: Com editais abertos era o mínimo de vida social possível. Era difícil, porque é muito cansativo, mas eu tentava manter a concentração e seguir firme nos estudos. Já sem ter edital previsto, eu conseguia conduzir uma vida social melhor.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Manuela Vieira: Não sou casada, nem possuo filhos. Meus pais me ajudaram 100% financeiramente e, claro, com total força na torcida. Amigos e namorado também sempre juntos e vibrando com cada pequeno passo conquistado. Porém, vale ressaltar uma realidade que a gente vive também – que é a longa e difícil caminhada, às vezes, sentindo-se só, porque só quem compreende mesmo é quem passa pelo processo. As pessoas, no geral, tentam entender, apoiam, opinam, tentam ajudar, mas a partir do momento em que há ausência, abdicação, ou até mesmo a mudança de humor por conta da pressão durante a rotina exaustiva, é sempre um obstáculo em qualquer esfera. O importante é persistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Manuela Vieira: Comecei a organizar os estudos dia 30/11. No dia 01/12, no primeiro dia de inscrição para o concurso, eu me dediquei integralmente aos estudos para o Ibama. Eu consegui me manter no ritmo, por conta da trajetória já vivenciada, logo, passei a conseguir rapidamente manter a concentração durante os períodos de prova. Procurei manter esse ritmo e me esforçar cada vez mais, principalmente nesse concurso que já começou como reta final, visto que não era a minha área e eu precisava dominar o assunto em pouco tempo. Eu queria também uma garantia de passar em um concurso na minha cidade e isso me motivava.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Manuela Vieira: PDF, videoaula e meu próprio material. A trilha foi meu principal norte, na minha opinião, é o melhor material para orientar um estudo mais direcionado. PDF e os vídeos são bastante complementares. Quando o PDF era muito extenso, eu recorria aos vídeos. Quando eu já dominava a matéria corria para os exercícios e revisões. E assim por diante.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Manuela Vieira: Pela internet, indicação. Foi o meu primeiro contato com o estudo online até hoje.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Manuela Vieira: Nunca usei outro material.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Manuela Vieira: Não.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Manuela Vieira: É uma plataforma que disponibiliza ótimos materiais e profissionais. A cada curso finalizado, o estudante com certeza sai mais preparado. A diferença é absurda. O estratégia direciona, orienta o que estudar, reforça quais são os assuntos que mais incidem, dá dicas e tem uma equipe excelente. Os materiais mais usados por mim são os pdfs, vídeos, trilhas e o sistema de questões. E nesse último concurso comprei por fora a parte da discursiva que foi a melhor experiência até então.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Manuela Vieira: Acompanhava a trilha e também meu material próprio que servia como um indicador para acompanhar o meu avanço no conteúdo de cada matéria. Procurava estudar 3, 4 matérias por dia. A meta era acabar a trilha antes do prazo de 1 semana para ter tempo e reforçar os estudos antes da próxima trilha.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Manuela Vieira: Questões, simulados e planilhas no excel para assimilar o conteúdo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Manuela Vieira: As questões são imprescindíveis, sem elas o estudo não é completo e a pessoa não fica preparada para encarar a escassez das vagas ofertadas nos concursos e a forte concorrência. Incontáveis questões foram resolvidas, a ponto de a cada concurso sempre chegar nas questões já respondidas depois de as novas questões serem esgotadas – visto que eu estudo para uma área específica.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Manuela Vieira: Informática e AFO. Persistindo nos estudos e criando afinidade com o material e a equipe do estratégia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Manuela Vieira: Intensa ao extremo. Foi o concurso que eu mais estudei na vida por ser uma área completamente nova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Manuela Vieira: Comprei o acompanhamento específico do estratégia com correções que foi de extrema importância. Tirava um dia ou dois da rotina dos estudos da objetiva para me dedicar integralmente à discursiva.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Manuela Vieira: Acertos: focar em uma área, não ter desistido, persistência, esforço, dedicação, concentração, disciplina, aprimoramento dos estudos e ir buscando o método adequado que me deixava cada vez mais preparada.
Erro: pensar em desistir. No mais, considero todo o resto como experiência.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Manuela Vieira: Pensei e minha principal motivação era olhar para trás e ver o quanto que eu já tinha avançado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Manuela Vieira: Nunca desistir. Ao fazer a escolha “estudar para concurso”, persista, mantenha-se positivo, pois em algum momento é certo que o resultado vem. Ele chega para aqueles que não desistem. Orgulhe-se de cada passo, de cada pequena conquista e não desista no primeiro obstáculo. Ele não será o único, muitos outros surgem no meio do caminho, mas tudo significa aprendizado, experiência e a sua preparação para receber a melhor recompensa. O que é seu está guardado, mas não chega até você. A sua recompensa, por sinal, já está lá.