Aprovada no concurso PC PB em 3° lugar para o cargo de Escrivão
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)
“Ao procurar material para estudos encontrei na internet o site do Estratégia, olhei os depoimentos, baixei as aulas demonstrativas para ver como funcionava e gostei bastante. Sem dúvidas foi a melhor escolha que poderia ter feito.”
Confira nossa entrevista com Maira Nara, aprovada no concurso PC PB em 3º lugar para o cargo de Escrivão:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Maira Nara: Sou graduada em Direito, tenho 35 anos e sou natural de Brasília-DF. Atualmente moro em João Pessoa, na Paraíba.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Maira: O concurso público já era algo presente na minha realidade, pois meu pai e outros familiares são servidores públicos. Iniciei os estudos com foco na área de Tribunais, porém uma amiga que é papiloscopista na Polícia Civil do Distrito Federal me incentivou a fazer o último certame da instituição, que aconteceu em agosto de 2021. Na ocasião, por menos de 01 ponto não tive minha discursiva corrigida para o cargo de escrivão. Esse resultado me animou a prosseguir na área policial.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Maira: Tive o privilégio de poder me dedicar inteiramente aos estudos no período de preparação. Diante disso, vivia uma rotina disciplinada de horários, como se os estudos fossem meu trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Maira: Fui aprovada dentro das vagas no concurso da Prefeitura Municipal de João Pessoa na 38ª posição, e em outros concursos, como por exemplo, TRE SP na colocação 355; TRE PB na colocação 158, porém fora das vagas. Pretendo continuar estudando para outros concursos, pois as fases de um concurso policial levam uns meses, e nesse período, irei aproveitar todas as oportunidades possíveis.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Maira: A verdade é que a vida social da pessoa que se dedica a um concurso público muda um pouco. Seja porque você está sem dinheiro, sem tempo ou até mesmo cansada. Comigo não foi diferente. De fato, nesse período fiquei mais sozinha. Isso é algo que o concurseiro tem que saber administrar, pois o estudo é uma atividade solitária mesmo. Porém, acredito que o caminho é o equilíbrio. Quando eu estava sem dinheiro, ia à praia, porque é um programa que dá para gastar pouco; quando estava me sentindo sozinha, combinava de tomar um café com as amigas e quando estava cansada assistia séries na televisão. O que eu sempre mantive na rotina foram os exercícios físicos na academia.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Maira: Pelo fato de possuir familiares que são servidores públicos, minha família apoiou meus estudos me incentivando e me auxiliando financeiramente durante a preparação. Meus amigos também foram um grande incentivo para mim, principalmente os que também se preparavam para concurso, por entenderem a minha realidade, e aqueles que já são aprovados, que me serviam de inspiração.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Maira: Iniciei os estudos para carreira policial com a abertura do edital da Polícia Civil do Distrito Federal em dezembro de 2019. As provas desse certame ocorreriam em março de 2020, porém as mesmas foram suspensas em decorrência da Pandemia do COVID. Com isso, a prova só foi realizada em agosto de 2021 e, assim, tive mais tempo para estudar. Infelizmente, não tive a discursiva corrigida nesse certame por uma questão. No entanto, esse resultado me motivou bastante! Na semana da divulgação do resultado da PCDF saiu o edital da PCPB, em setembro de 2021, aí dei prosseguimento aos estudos.
Com relação à disciplina nos estudos, de fato é mais fácil mantê-la quando já se tem a data da prova. Eu organizava meus horários de estudos com intervalos para assistir alguma coisa na TV, ir à academia, coisas desse tipo, mas tudo nos mesmos horários todos os dias. A rotina me auxiliava a manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Maira: Me preparei para o concurso utilizando os PDFs do Estratégia. Assistia a videoaulas apenas quando tinha dificuldade de entender algum assunto. Gosto de PDF porque posso fazer marcações e revisar por elas. Para mim é o estudo mais eficiente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Maira: Ao procurar material para estudos encontrei na internet o site do Estratégia, olhei os depoimentos, baixei as aulas demonstrativas para ver como funcionava e gostei bastante. Sem dúvidas foi a melhor escolha que poderia ter feito.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Maira: Estudei por outros materiais, como apostilas e PDFs. A maior desvantagem desses materiais foi não abordarem os conteúdos de maneira ampla, eram materiais sucintos, resumidos, que não condiziam com a realidade do que era cobrado nas provas. Lembro de ocasiões de sair frustrada de uma prova por não ter visto determinado assunto no meu material e ele ter sido cobrado. Mas o maior prejuízo ocorreu em um certame em que o material que adquiri e estudei estava com a legislação desatualizada.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Maira: Fiz concurso estudando por outros materiais. No entanto, não fui aprovada, pois o material não atendia a realidade que a prova exigia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Maira: Após iniciar meus estudos com o material do Estratégia percebi a diferença na qualidade do conteúdo. Os materiais abordam com profundidade o que é cobrado nas provas, passando segurança para quem os utiliza. Uma ferramenta muito interessante e que foi o diferencial na minha preparação foi o Bizu Estratégico. O Bizu possibilita direcionar os estudos com eficiência e a revisar de maneira proveitosa.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Maira: Organizei meus estudos destinando mais horas para as matérias que faziam parte dos Conhecimentos Específicos da prova, pois as questões tinham peso maior. As matérias que eu tinha conhecimento prévio, eu fazia revisões e exercícios. As que eram novidade para mim, eu lia os PDFs, fazia os exercícios e revisões. Lia todos os comentários do professor nos exercícios. Me programei para estudar seis horas líquidas (marcava no cronômetro) de segunda a sábado. Dividia essas horas entre cinco ou seis matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Maira: Ao ler os PDFs eu fazia marcações e anotações. Também marcava questões em que o assunto era recorrente ou aquelas que acrescentavam informações novas sobre o conteúdo. Revisava a matéria lendo essas marcações e anotações. Fiz três simulados do Estratégia nas semanas que antecederam a prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Maira: Os exercícios são importantíssimos. É o momento em que você avalia se aprendeu a matéria, verifica seu aproveitamento, observa como a banca cobra o assunto. Fiz todos os exercícios contidos nos PDFs, li todos os comentários do professor. Revisava pelos exercícios, seja refazendo-os, seja lendo seu comentário.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Maira: As disciplinas que tive mais dificuldade foram Informática e Arquivologia. Informática porque o conteúdo era muito extenso e isso me deixava preocupada em razão do tempo. Já Arquivologia eu nunca havia estudado antes. Minha estratégia para essas disciplinas foi destinar mais tempo e utilizar o Bizu Estratégico para me orientar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Maira: Na semana que antecedeu a prova fiz simulados e escrevi duas redações. Também assisti ao aulão de dissertação dos professores Adriana Figueiredo e Rodolfo Gracioli. No dia pré-prova eu decidi descansar e não estudar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Maira: A prova discursiva não pode ser negligenciada por quem está se preparando para um concurso público. Eu fiz curso para aprender a escrever uma discursiva para concurso, segui as orientações da professora Adriana Figueiredo. No tocante ao conteúdo, li os PDFs que abordam temas de redação e assisti às aulas do Professor Rodolfo Gracioli.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Maira: Sempre mantive o treino de musculação durante a preparação. Após a realização da prova contratei um personal trainer especializado em corrida para me auxiliar. Estou treinando para aumentar meu condicionamento físico e, assim, alcançar o tempo exigido no teste de corrida.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Maira: Meu principal erro no preparo para concurso público foi ter estudado por materiais inadequados e não realizar revisões. Isso me custou dinheiro, tempo e resultou em frustrações. Por outro lado, o material direcionado para a prova e o método de grifar e revisar as marcações trouxeram o resultado almejado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Maira: Por diversas vezes pensei em desistir. Não é um caminho fácil. Você faz concessões, fica mais sozinho, às vezes sem dinheiro, cansado, enfim, as dificuldades são reais. No entanto, quando você realmente quer algo, não consegue desistir. É o seu objetivo, o seu sonho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Maira: Para os que estão iniciando, aconselho estudar por um material de qualidade, fazer revisões, ser uma pessoa organizada e disciplinada com o planejamento feito. Para os que já estão estudando, meu conselho é aprender com os erros, observar se o método de estudo empregado está funcionando e aprimorar o que de certo está sendo feito. E o mais importante de tudo, não desistir, pois é indescritível a sensação de ver seu nome publicado no Diário Oficial!