Aprovada em 3° lugar no concurso TRF4 para o cargo de Analista Judiciária - Área: Judiciária
Concursos Públicos“[…] Vale a pena focar e se abster de muita coisa no presente para conquistar o futuro dos seus sonhos. Com dedicação, o resultado vem (mais cedo para uns, mais tarde para outros, mas ele vem) […]”
Confira a nossa entrevista com Luíza Fonseca Dutra, aprovada em 3° lugar no concurso TRF4 para o cargo de Analista Judiciária – Área: Judiciária:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luíza Fonseca Dutra: Meu nome é Luiza Dutra, sou formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro) e pós-graduada pela Escola da Magistratura do Rio de Janeiro. Tenho 30 anos e sou carioca.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luíza: Sempre quis estabilidade financeira. Sou uma pessoa que preza muito pelo “salário fixo” no fim do mês, sabe? Já fui autônoma como advogada e a remuneração é bem variável, fora que você precisa estar sempre em busca de novos clientes e se obriga a trabalhar muito para poder receber mais.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luíza: No início, eu tive grande apoio dos meus pais e fiquei “só” estudando. Mas, eu gosto muito da minha independência financeira e depois de um tempo, comecei a pegar uns processos, fazer diligências para outros escritórios e assim comecei a trabalhar, sempre conciliando com os estudos. Eu estudava todo o tempo que não estava minutando algum prazo ou fazendo algum serviço externo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luíza: AJAJ no TRF4 2019 (3º lugar na microrregião – AC) – aprovada e nomeada – cargo atual que ocupo;
Residência na PGE-RJ – aprovada e nomeada;
Analista Judiciária no MPRJ 2019 – aprovada, sem nomeação;
Advogada EBSERH 2020 (6º lugar no HUSM) – aprovada, sem nomeação;
Advogada CREMERJ 2019 – aprovada, sem nomeação;
Advogada CORE/RJ 2019 – aprovada, sem nomeação;
Não lembro a colocação de todos os concursos. Sei que, a maioria, era para cadastro de reserva e eu até fiquei bem colocada, mas nos concursos menores, eles chamam apenas 1 ou 2 candidatos. Não tenho planos de voltar a estudar em um curto prazo de tempo. Talvez no futuro.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luíza: Eu saía em momentos pontuais. Tive que me abster de muitas saídas e viagens. Deixava para ter meu momento de descontração em eventos que eu priorizava, como: um aniversário de alguém importante. Além disso, eu não ia dormir muito tarde e não bebia muito para não perder o dia seguinte de estudos com possível dor de cabeça. Deixava para ver o meu namorado só nas noites de sexta e sábado (durante o dia eu estudava) e, excepcionalmente, alguma outra noite durante a semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Luíza: Sim, todos eram bem compreensivos de forma geral, mas de vez em quando rolava aquela insistência para comparecer em algum evento que eu não podia ir, porque precisava estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luíza: Eu comecei a estudar para concursos em julho/2017. Em meados de 2019, eu já estava em um ritmo intenso de estudos e surgiram várias provas. Quando eu soube desse concurso do TRF4, eu foquei bastante na banca e nas matérias da prova discursiva, intensifiquei os estudos de acordo com o edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luíza: Eu fazia o curso presencial da EMERJ, que durou 3 anos e era quase uma outra faculdade. Além disso, eu acompanhava muitos os informativos de jurisprudência e assistia muitas videoaulas do Estratégia, principalmente as Revisões de Véspera.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luíza: Desde a época de faculdade, quando eu ainda não estudava “pra valer”, já via muita propaganda do Estratégia e comecei a assistir as videoaulas.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Luíza: Eu não cheguei a fazer outros cursinhos online sem ser o Estratégia, mas apenas o curso presencial da EMERJ.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luíza: O diferencial do Estratégia, é ser BEM completo, oferecer todos os tipos de material de forma bem minuciosa e os aulões de revisões, para mim, funcionaram muito bem, porque pegam em pontos mais relevantes próximos da prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luíza: Eu estudava umas duas matérias diferentes por dia, em pontos que caíam no edital e depois fazia muitas questões objetivas de uma terceira matéria. De forma geral, eu assistia aulas presenciais durante 4h (EMERJ) pela manhã e depois do almoço eu estudava até a noite, cerca de 5h por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luíza: Eu gostava muito de fazer resumos e mapas mentais das matérias que estudava para poder revisar na semana da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luíza: Não lembro quantas questões fiz no total, mas lembro que fazia todos os dias. Acho que, pelo menos, umas 10-25 objetivas por dia e, às vezes, aproveitava para fazer algumas no metrô ou em outro momento do dia que não estivesse estudando.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luíza: Previdenciário era uma matéria que não tive na faculdade e ainda não tinha tido na EMERJ quando precisei fazer no concurso do TRF4 prova discursiva. Tive que estudar por conta própria, fazer muitas questões e assisti muitas videoaulas do Estratégia nas semanas de revisão pré-prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luíza: Estudo durante todo o dia, parando apenas para comer, fazer as necessidades básicas e breves descansos. Eu sou daquelas que estuda o dia todo antes da prova e continuo revisando até entrar na sala de prova, rs.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luíza: Eu estudava muito as matérias que cairiam na discursiva, lia muito informativo de jurisprudência, meus cadernos da EMERJ (eram grandes resumos e bem completos), videoaulas do Estratégia nas semanas anteriores a prova, que traziam o conteúdo fundamental e mais relevante das matérias.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luíza: Os erros talvez tenham sido relacionados a não estudar por livros de doutrina e direcionar o estudo para provas “maiores” (Magistratura, Promotoria, etc). Eu focava mais em provas de médio porte, como analista, mas que, para mim, já era um sonho e me realizaria profissionalmente.
O acerto, foi ter conseguido montar a minha grade de estudos e conseguir segui-la com muito foco e disciplina, sabendo me privar de muitos momentos bons com amigos e família para conquistar algo maior.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luíza: Eu ainda não tinha pensado em desistir, principalmente, porque: 1) tinha muito apoio e 2) em “pouco” tempo, comecei a ver evolução nos resultados, isso me motivava a seguir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luíza: O famoso clichê: VALE A PENA. Vale a pena focar e se abster de muita coisa no presente para conquistar o futuro dos seus sonhos. Com dedicação, o resultado vem (mais cedo para uns, mais tarde para outros, mas ele vem). Ter independência e estabilidade financeira é a melhor coisa do mundo e te proporciona conquistar outros sonhos.